Minha conta
    Ratched: As diferenças entre as protagonistas da série da Netflix e do filme

    Mostramos um pouco como a enfermeira Mildred de Um Estranho no Ninho se relaciona com sua versão mais jovem em Ratched.

    Mesmo sendo uma das personagens mais importantes e simbólicas na história do cinema, a enfermeira Mildred Ratched, do filme Um Estranho no Ninho, nunca havia tido seu potencial explorado em uma obra televisiva ou cinematográfica só dela. Para reverter isso, o diretor Ryan Murphy, que está produzindo dezenas de projetos para a Netflix, aproveitou para lançar mais um: a série Ratched, focada na própria Mildred.

    Utilizando diversas inspirações das décadas de 40 a 70 e homenageando vários dos seus clássicos mais amados, o cineasta aproveitou para explorar a personagem o máximo possível, na tentativa de desvendar um pouco mais a sua história e explicar melhor as razões pelas quais ela se tornou a amarga antogonista do filme de Milos Forman. Mas quais são as diferenças e semelhanças entre as duas versões?

    UM PENTEADO SIMBÓLICO

    A imagética é tudo, não é mesmo? Um dos pontos mais interessantes de Um Estranho no Ninho é como o penteado de Mildred Ratched é feito para formar dois chifres, colocando-a de uma vez por todas na figura da antagonista sem escrúpulos, quase literalmente como um ser diabólico que condena seus pacientes como se fossem súditos.

    Em Ratched, isso ainda não acontece, reforçando a ideia de que a enfermeira era uma pessoa normal antes dos eventos vistos na série, que a transformaram completamente. A falta da parte mais icônica de Mildred (e também a mais representativa ao que é ruim) foi feita propositalmente pela equipe de arte para contribuir com a narrativa de estarmos ainda conhecendo Mildred.

    A FRIEZA ESTÁ NO OLHAR

    Interpretar uma personagem como Mildred Ratched não é nada fácil: especialmente quando a última pessoa a vivê-la nos cinemas foi Louise Fletcher, que de quebra ainda conquistou um Oscar por seu papel. Segundo Sarah Paulson, o segredo para viver Mildred em uma intensidade que fosse ao mesmo tempo diferente e parecida era justamente o olhar.

    Enquanto a Mildred do filme possui um olhar de pura crueldade, na série a atriz ainda encontra momentos de sentimentalismo, mas quase sempre está com a mesma frieza característica da Mildred envelhecida. A razão pela qual houve a transição de frieza para crueldade entre a série e o filme? Isso você descobre assistindo!

    ALÉM DA ROUPA DE TRABALHO

    Como todos nós bem sabemos, Ryan Murphy sempre fez questão de colocar ícones da moda dentro de suas séries das mais variadas maneiras possíveis. Em Ratched, a personagem principal usa roupas que reforçam sua imponência e se mostra atenta à maneira como vai se vestir.

    A intenção de Murphy, segundo entrevista da diretora do design de produção, era retratar como Mildred era uma mulher vaidosa, forte e independente, com uma essência bastante presente fora do ambiente de trabalho antes de passar pelos eventos traumáticos que a levaram a se tornar a figura que os espectadores viram no filme. O elemento da vestimenta já aparece logo no início, quase como um choque para os que estão acostumados a ver a enfermeira apenas com o traje todo branco.

    A PRESENÇA DOS SENTIMENTOS

    Como já foi dito ao longo da matéria, Mildred Ratched era uma pessoa completamente diferente antes dos acontecimentos retratados na série. Enquanto a Ratched de Fletcher tinha uma composição muito mais fria, distante e frígida, Paulson aplica um tom de indecisão e vontade de entender como funciona o sistema. No final das contas, as semelhanças entre as duas está muito mais na analogia ao sistema de saúde. 

    Se há algo que Ryan Murphy e Milos Forman fizeram em comum foi falar um pouco sobre como as instituições feitas para tratar transtornos mentais precisaram avançar milhas e milhas para que os pacientes passassem a ser tratados como pessoas de verdade. E foi justamente por isso que Mildred se tornou muito mais um sintoma do que estas instituições representam do que uma veia da maldade em si.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top