Minha conta
    Cobra Kai: O que você precisa saber de Karatê Kid antes de ver a série da Netflix

    A série derivada de Karatê Kid faz diversas referências aos filmes originais e traz personagens clássicos de volta

    Cobra Kai marcou o retorno de Daniel Larusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka) mais de 30 anos depois dos acontecimentos de Karatê Kid. A série conta com diversas referências e voltas de personagens clássicos que fizeram parte da franquia Karatê Kid, ambientando eles nos dias atuais com novos conflitos, além da inclusão de novos personagens – com destaque para os jovens alunos.

    O enredo de Cobra Kai é repleto de nostalgia, o que é incrível para os fãs dos filmes, mas também é acessível para os novatos, graças as flashbacks que reproduzem cenas dos originais – inclusive, cenas inéditas estão presentes na série. Ainda assim, todos os relacionamentos e conflitos têm como base os três primeiros filmes. Por isso, assistindo Karatê Kid, você entenderá melhor as complexidades das relações em Cobra Kai, além de possíveis referências.

    Pensando nisso, o AdoroCinema separou tudo o que você precisa saber de Karatê Kid antes de assistir Cobra Kai. Dá uma olhada:

    Origens do Sr. Miyagi

    Sr. Miyagi (Pat Morita). Foi criado como seus ancestrais com a tradição da pesca e uma série de artes tradicionais japonesas. Além do caratê, seu pai também o ensinou a podar árvores bonsai, que se tornou uma de suas paixões de toda a vida.

    Ele sempre seguiu o preceito de que o caratê deveria ser usado apenas para autodefesa, evitando a violência com seu antigo melhor amigo, Sato (Danny Kamekona), o desafiando para um duelo mortal, já que ambos se apaixonaram pela mesma mulher, Yukie (Nobu McCarthy). Isso fez com que Sr. Miyagi fugisse para os Estados Unidos.

    Atriz de Cobra Kai comenta 'aura mágica' do Sr. Miyagi na série

    Nascimento do Cobra Kai

    Muitos anos depois, John Kreese (Martin Kove), veterano do Vietnã e campeão de caratê do Exército dos Estados Unidos, abre um dojo de caratê para passar sua filosofia brutal e violenta para uma nova geração.

    Ele contou com a ajuda de um velho amigo do exército, Terry Silver (Thomas Ian Griffith), que depois da Guerra ficou rico com sua empresa de eliminação de resíduos tóxicos. Ele também tinha habilidade ​​em artes marciais e dá o Cobra Kai de presente para o amigo.

    Com isso, Kreese conseguiu treinar algumas das crianças mais duras e malvadas, como: Johnny Lawrence (William Zabka), sua estrela, que era um valentão rico, bonito que ganhou o torneio de All Valley Karate em 1983; Dutch (Chad McQueen), o braço direito de Johnny, que era cruel e sádico; Bobby (Ron Thomas), o segundo melhor aluno de Kreese; E Jimmy (Tony O'Dell), que não era de falar muito, mas completava o grupo. Juntos, eles formavam uma gangue de bicicletas que governava a escola de West Valley.

    Cobra Kai: 5 curiosidades sobre a série da Netflix

    A chegada de Daniel LaRusso

    Karatê Kid - A Hora da Verdade se passa em setembro de 1984, com Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e sua mãe, Lucille (Randee Heller), se mudando de New Jersey para Reseda, Califórnia, e indo morar em um apartamento simples. Daniel faz amizade com o zelador do prédio de apartamentos, Sr. Miyagi, e começa a se interessar pela ex-namorada de Johnny Lawrence, Ali Mills (Elisabeth Shue).

    Johnny não gosta nada disso, pois ainda esperava voltar com Ali. No segundo dia de Daniel na Califórnia, Lawrence e seus amigos batem nele na frente de Ali e seus novos amigos. Assim surge a rivalidade dos dois.

    No Halloween, Daniel decidiu revidar, jogando água em Johnny durante o baile na West Valley High School. Depois disso, o alunos do Cobra Kai perseguem ele até sua casa, dando uma surra nele, que acabou sendo salvo por um Sr. Miyagi usando suas habilidades de caratê para dar uma lição nos valentões.

    Cobra Kai: The Boys influenciou em retorno de personagem de Karatê Kid na 3ª temporada

    Treinamento de Daniel LaRusso

    Sr. Miyagi e Daniel fazem um acordo com John Kreese para resolverem suas diferenças em um confronto oficial, no All Valley Karate Tournament de 1984. Enquanto isso, nenhum aluno Cobra Kai atacaria Daniel antes do torneio.

    Como Daniel não sabia lutar caratê, o Sr. Miyagi começou durante meses a passar para ele os ensinamentos da família Miyagi ao passar tarefas como encerar os carros de seu sensei e pintar sua cerca, além de ensinar os movimentos essenciais.

    Seu relacionamento com Ali se tornava cada vez mais sério e ele ganhava mais confiança e habilidade lutando.

    Cobra Kai: Veja como estão os atores de Karatê Kid hoje

    O confronto final

    Apesar de não conhecer as regras, Daniel entrou no All Valley Karate Tournament e mostrou sua força. Nas primeiras rodadas, ele venceu os alunos do Cobra Kai com facilidade. Nas semifinais, Kreese bravo ao ver Daniel vencendo, mandou Bobby tirá-lo de jogo. Ele segue as ordens de seu sensei e dá um chute ilegal no joelho de Daniel, que cai gritando de dores, enquanto Bobby é desclassificado.

    Miyagi usou uma massagem especial para preparar Daniel para a luta final contra Johnny Lawrence. Mesmo mancando ele vai para a luta, que ainda assim é equilibrada e com Johnny trapaceando e mirando em seu joelho ruim. Com o placar empatado e faltando um ponto, Daniel imita um movimento que viu Miyagi usar antes, dando um chute de garça no rosto de Johnny e vencendo.

    Ele ainda argumenta que foi um golpe ilegal, mas os juízes deram a vitória de Daniel. A possível irregularidade do golpe é uma das coisas bastante mencionadas na série derivada.

    Após o torneio, no estacionamento Kreese ataca Johnny por causa da derrota, com Sr. Miyagi salvando ele e humilhando o sensei com seu caratê. Assim, Johnny e todos os outros alunos Cobra Kai saem do dojo e deixam Kreese sozinho.

    Cobra Kai na Netflix: Tudo que você precisa saber sobre a série

    Viagem ao Japão

    Em Karatê Kid 2 - A Hora da Verdade Continua, vemos Ali e Daniel se separando no baile de formatura, assim, Daniel vai com Sr. Miyagi para Okinawa, onde ele cresceu. Lá, Miyagi se despediu de seu pai antes de sua morte, resolveu seus problemas com Sato e retomou seu relacionamento com Yukie, que não se casou depois que ele fugiu.

    Enquanto isso, Daniel teve um relacionamento com a sobrinha de Yukie, Kumiko (Tamlyn Tomita), e entrou em uma rivalidade com o melhor aluno de Sato, Chozen (Yuji Okumoto). Eles travam um duelo até a morte, que Daniel vence, mas se recusa a matá-lo.

    Cobra Kai: Crítica da 3ª temporada da série na Netflix

    O retorno e a “morte” do Cobra Kai

    Sem nenhum aluno e com o nome de Cobra Kai manchado, Kreese iria desistir de vez, mas seu amigo Terry Silver decide transformar o Cobra Kai em uma rede enorme. Em troca, eles precisavam se vingar de Daniel LaRusso, vencendo o próximo All Valley Karate Tournament.

    Em Karatê Kid 3 - O Desafio Final, Terry contrata Mike Barnes (Sean Kanan), o “bad boy do caratê”, para vencer Daniel no torneio. LaRusso não queria lutar, mas foi forçado por Barnes e seus capangas a assinar o contrato. Como Sr. Miyagi não quis treiná-lo, Silver finge ser seu amigo e se oferece para treiná-lo, o que deixou Daniel mais agressivo.

    Cobra Kai: Personagens clássicos que ainda queremos ver na série da Netflix

    Pouco antes do torneio, Daniel percebeu seu erro e pediu desculpas ao Sr. Miyagi. Na hora da batalha, Barnes ia bem, mas Daniel conseguiu a vitória no fim das contas. Por causa da brutalidade de Barnes, Cobra Kai foi banido de torneios futuros, enquanto fãs de artes marciais se voltaram contra Silver e Kreese, condenando a marca. Para todos os efeitos, Cobra Kai estava finalmente morto – por enquanto, como bem sabemos.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top