Minha conta
    Conheça Do Kyungsoo: O astro de K-pop que se tornou referência no cinema e dramas coreanos
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Especialista e consumidora de filmes, séries, música e programas de TV da Coreia do Sul. Dos clássicos cult de Park Chanwook até as farofas protagonizadas por um Park Seojoon 15 anos mais velho que seus personagens, ela aprecia a riqueza artística do país há muitos anos.

    Do Kyungsoo é vocalista do grupo EXO e tem recebido prêmios e críticas positivas por sua carreira de ator, na qual iniciou oficialmente em 2014.

    Nem só de música vive um cantor do gênero musical K-Pop, e Do Kyungsoo é prova viva disso. O cantor sul coreano é integrante do grupo mundialmente famoso, EXO, e desde 2014 vem consolidando seu nome na indústria cinematográfica, recebendo prêmios de atuação e elogios de grandes diretores que afirmam ter acertado em escolhê-lo para o elenco. Caso queira saber mais sobre ele, o AdoroCinema está aqui para te ajudar!

    Nascido em 12 de janeiro de 1993, na Coreia do Sul, Do Kyungsoo, cujo nome artístico como cantor é D.O., é vocalista, dublador, letrista e iniciou a carreira no cinema com o filme Cart, dirigido por Ji-Young Boo. Lançado em 2014, o longa examina a situação de mulheres coreanas mais velhas que foram demitidas de seus empregos de meio período em uma grande loja. O filme é baseado em uma história real de uma revolta trabalhista local em 2007, quando atendentes da E.Land Mart Retail foram demitidos depois que seus empregos foram terceirizados para trabalhadores temporários, levando os funcionários a entrar em greve por 510 dias.

    Séries coreanas na Netflix para quem nunca assistiu

    Seu trabalho de estreia foi elogiado pela crítica, desde a primeira exibição no Busan International Film Festival até o lançamento nos cinemas. No ano seguinte, durante entrevista no New York Asian Film Festival, o diretor de Cart disse que nunca pensou em escalar um cantor de K-Pop para o elenco, mas assim que o conheceu e assistiu seus testes, percebeu em Kyungsoo grande talento para atuação. 

    Após causar uma boa impressão em seu primeiro trabalho, Do Kyungsoo foi escolhido para dublar a animação Underdog e também participou dos dramas coreanos It’s Okay, It’s Love, 100 Days My Prince, onde foi protagonista da trama, e I Remember You, estrelado por grandes nomes da TV coreana como a atriz Jang Na Ra e Park Bo Gum. Em seus trabalhos na televisão, o astro foi gradualmente construindo sua reputação como ator e conquistando o público geral coreano, recebendo reconhecimento de seu trabalho, sem necessariamente ser vinculado à carreira de cantor para consolidar seu espaço na indústria audiovisual. 

    No cinema, Do Kyungsoo estrelou papéis que, até hoje, são frequentemente lembrados pelo público, como seu personagem Tae-Jung no filme 7 Hosil, e o protagonista Go Doo-Young, em Hyung, quando o ator deu vida a um atleta cego que tenta se reerguer e se tornar medalhista olímpico. Em 2017, um ano após o lançamento de Hyung, Kyungsoo recebeu seu primeiro prêmio Blue Dragon Awards, premiação equivalente ao “Oscar da Coreia do Sul”, sendo o primeiro ator “idol” (como são conhecidos os cantores de K-Pop) de sua geração a conseguir tal feito. Ainda sim, entre todos os seus trabalhos, o mais emblemático foi Swing Kids, do diretor Kang Hyeong-Cheol.

    Swing Kids é uma adaptação coreana do filme americano de mesmo nome, lançado em 1993, cuja versão original tem o elenco formado por Robert Sean LeonardChristian Bale e Frank Whaley, e conta a história de um grupo de jovens na Alemanha nazista que encontram na dança uma forma de se distrair da repressão política do país. Na versão coreana, a história é semelhante, porém Do Kyungsoo interpreta um soldado refugiado durante a guerra na Coreia, que descobre o amor por dança no campo de concentração, liderado por um dançarino da Broadway. Neste filme, o astro atua ao lado de Jared Grimes, que atualmente trabalha no seriado Manifest.

    Swing Kids recebeu dois prêmios no Blue Dragon Film Awards de 2019, como “Melhor Montagem” e “Melhor Cinematografia”, na mesma cerimônia em que Parasita, de Bong Joon Ho, recebeu os maiores prêmios da noite.

    Apesar do preconceito do público coreano com cantores de K-Pop que decidem tentar carreira de ator, o diretor de Swing Kids afirmou em entrevista que se coloca contra lançar “idols” na indústria cinematográfica sem que tenham habilidades de atuação, mas que aquele não era o caso de Do Kyungsoo, já que o mesmo já tinha feito muitos trabalhos no cinema e TV e provou seu talento ao longo dos anos.

    Atualmente, Do Kyungsoo está cumprindo serviço militar obrigatório na Coreia do Sul e deve retornar às atividades como ator após sua liberação, a partir de 2021.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top