Minha conta
    Tom Wlaschiha compara papel em Game of Thrones e Das Boot, série do Starzplay (Entrevista Exclusiva)
    Vitória Pratini
    Vitória Pratini
    -Redatora | crítica
    Jornalista e cinéfila, Vitória é apaixonada por cultura pop. No AdoroCinema, fez críticas, entrevistas nacionais e internacionais, além de coberturas que vão do Festival do Rio até San Diego Comic-Con. Até hoje espera sua carta de Hogwarts e uma volta na Millenium Falcon!

    Série sobre Segunda Guerra Mundial também é estrelada por Clemens Schick (007, Praia do Futuro), que comentou sobre sua palavra favorita em português.

    HBO, StarzPlay

    A carreira de Tom Wlaschiha está badalada. O ator é conhecido por interpretar Jaqen H'ghar, o Homem Sem Rosto de Game of Thrones e, em breve, integrará o elenco da 4ª temporada de Stranger Things. Enquanto isso, ele estrela Das Boot, série histórica sobre Segunda Guerra Mundial que chegou à sua segunda temporada neste mês de agosto. A produção está disponível no STARZPLAY e tem no elenco outros nomes conhecidos como Clemens Schick (007 - Cassino Royale), Lizzy Caplan (Truque de Mestre 2) e Vincent Kartheiser (Mad Men). O AdoroCinema conversou com exclusividade com Tom Wlaschiha e Clemens Schick sobre a série.

    Das Boot retrata a França ocupada pelos nazistas

    StarzPlay

    A premiada Das Boot é inspirada em O Barco, filme homônimo de 1981 dirigido por Wolfganf Petersen e no livro de Lothar-Günther Buchheim. A trama é ambientada no outono de 1942, na França ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, e segue o submarino U-612 e sua tripulação em batalha. Já a segunda temporada combina três histórias tensas em meio à guerra, seja por terra ou por mar. Uma delas é a de Johannes von Reinhartz (Clemens Schick), o ás do submarino U-822 que recebe uma nova missão secreta para transportar três sabotadores para a costa leste dos EUA, mas acaba tendo a lealdade questionada. Por outro lado, o chefe da Gestapo, Hagen Forster (Tom Wlaschiha), observa seus movimentos de Simone (Vicky Krieps) e sua colega de quarto Margot (Fleur Geffrier) que querem ajudar a fuga de uma família judia.

    Ator de Game of Thrones interpreta chefe da Gestapo

    StarzPlay

    Para Tom Wlaschiha, seu maior desafio na série é justamente interpretar o chefe da Gestapo, a polícia secreta do Estado nazista. "Forster tem que ver algumas cenas horríveis, muitas das quais não fico confortável de assistir. Eu tive que achar um jeito de mostrar esse homem que está totalmente no controle assistindo a pessoas cometerem atrocidades. E é da crenças e da ideologia do personagem de que ele é o inocente nesse drama. Eu achei isso bem difícil."

    Hagen Forster tem uma personalidade ambivalente e dúbia, tal como Jaqen H'ghar em Game of Thrones. Seu intérprete aponto as semelhanças e diferenças entre os dois papéis vividos por ele. "Forster tem certa verdade nele, enquanto Jaqen H'ghar é um mágico, pode mudar seu rosto e tem habilidades mágicas. No entanto, os dois são bastante ambivalentes, até enganadores. Isso permite você explorar o personagem de uma forma mais profunda. Eu gosto de personagens ambivalentes porque você pode interpretá-los de um jeito que o público não sabe o que esperar e vai ser surpreendido. Você não pode domar um personagem assim."

    Já Clemens Schick vive Johannes von Reinhartz, que recebe uma missão mas questiona se é o certo a fazer. Para ele, o mais desafiador foi tornar seu personagem crível. "No começo, vemos um soldado, um comandante de um submarino em ação. E então ele percebe que todos os valores pelos quais viveu até aquele momento em sua vida, que eles não contam mais para ele e que ele quer mudar algo em sua vida,  quer acabar com a guerra que está vivendo. Uma parte da história da segunda temporada é a história do meu personagem, como ele reage a essa crise. Fazer isso de uma maneira boa, para que o público acredite e compartilhando a tela com todos esses outros grandes atores, foi um desafio para mim."

    1917 no Oscar? Confira quais filmes de guerra que ganharam o prêmio de Melhor Filme

    Série é falada em diferentes idiomas

    StarzPlay, California Filmes

    A produção alemã tem diálogos falados em alemão, inglês e francês, o que não é problema para Tom Wlaschiha nem para Clemens Schick, que são alemães. Wlaschiha também é fluente em inglês, francês, italiano, russo e um pouco de Bravosi, a linguagem de Game of Thrones. Já Schick fala alemão, francês, inglês e um pouco de português! Isso porque o ator participou de inúmeras produções brasileiras, várias ao lado de Wagner Moura, como Praia do FuturoSergio e Alguma Coisa Assim.

    "Aprendi só um pouco de português. Quando estava filmando em português, estava aprendendo as falas e tinha um treinador de diálogo muito bom, mas não sei bem o português", disse Schick. "Mas tenho uma palavra favorita: saudade". O astro ainda comentou que adoraria voltar a atuar em uma produção brasileria, possivelmente ao lado de Moura. "Eu amo trabalhar com os latinos, amo a cultura de vocês e amo o Brasil."

    O ator admitiu que sente diferença em atuar nas diferentes linguagens. "O que é muito interessante é que acho que atuo de maneira diferente em inglês e em alemão. Acho que cada idioma tem uma conexão diferente com a emoção. Claro, você vai perceber que ainda sou eu atuando. Não estou falando sobre grandes diferenças, mas na verdade sobre nuances e acho que há uma atuação diferente, uma conexão diferente entre a linguagem e a emoção. Eu acho que por exemplo faz diferença você dizer 'eu te amo', 'I love you' ou 'ich liebe dich'. Além disso, eles dizem as palavras 'eu te amo' na Inglaterra ou na América muito facilmente. Na Alemanha, demora um pouco até você dizer isso".

    Já Wlaschiha completou: "Eu tento aproveitar trabalhar através das diferentes linguagens. Eu gosto de um bom desafio e adoro o fato de que [Das Boot] aborda diferentes idiomas."

    Por que o gênero de Segunda Guerra é tão popular?

    StarzPlay

    Como tantas outras séries, Das Boot retrata a Segunda Guerra Mundial. Quando perguntado sobre a popularidade do gênero tanto na TV quando nos cinemas, Clemens Schick ponderou: "Eu realmente não tenho uma resposta, tenho que admitir, talvez seja porque ainda estamos nos perguntando como uma guerra como essa pode acontecer. Quer dizer, eu sou um ator alemão e os alemães começaram uma das piores guerras do século passado e para mim é sempre a questão. Como os seres humanos que sabem fazer arte, escrever peças de teatro, obras musicais, ter os mais belos pensamentos filosóficos, são os mesmos seres humanos que podem criar guerra? Essa é uma pergunta para a qual nunca terei uma resposta."

    40 anos do fim da Guerra do Vietnã: Relembre 20 filmes históricos

    Para ele, o diferencial de Das Boot entre tantas produções do gênero é o modo como aborda a temática. "Um dos principais tópicos da série é que a guerra não leva a nada além de destruição e morte. Isso é muito importante para mim", disse Clemons. "Por outro lado, é uma série muito bem feita, bem filmada, com atores e equipe incríveis. É a história muito bem escrita. É como se fosse artesanal", comentou o ator, exaltando os colegas de elenco Tom Wlaschiha e Vicky Krieps, que interpreta Simone Strasser.

    Wlaschiha concordou. "O diferencial são as histórias e o modo como amarra diferentes enredos juntos. Assista se você gosta de séries históricas que unem drama e ação, tem personagens realmente ótimos. Eu sou muito privilegiado de atuar nessa série ao lado de um elenco incrível", comentou.

    Como foi para Tom Wlaschiha atuar ao lado de Maisie Williams em Game of Thrones?

    HBO

    Durante a entrevista, Tom Wlaschiha aproveitou para relembrar como foi atuar ao lado de Maisie Williams em Game of Thrones, que ele viu crescer na frente das telas. "Foi muito especial. O roteiro fez um ótimo trabalho. É raro porque a personagem dela é bem diferente. No início ela era muito ingênua, uma criança, no final, sua personagem amadureceu e se tornou uma guerreira."

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top