Minha conta
    Séries na Netflix que vão te tornar mais inteligente

    Se quiser adquirir conhecimentos mais aprofundados do que o senso comum permite, essa matéria é para você.

    Embora livros sejam uma das ferramentas de aprendizagem mais antigas, hoje, com a ajuda da tecnologia, é possível aprendermos sobre qualquer assunto por novos meios, seja com a ajuda de sites ou de recursos audiovisuais, como filmes e séries. Com a popularização das plataformas de streaming, ficou fácil encontrar, principalmente, séries sobre qualquer tema, possibilitando conciliar entretenimento com aprendizagem. Para ajudar a quem deseja aprender assistindo aos seriados, o AdoroCinema preparou uma lista com algumas recomendações dependendo do que você quer saber mais:

    Se quiser aprender um pouco sobre tudo

    Enquanto as crianças aprendem muitas coisas com O Show da Luna, um público mais velho pode aproveitar os ensinamentos da série Explicando, da Netflix. O nome do seriado já expõe a premissa do conteúdo. Com episódios que abordam desde o motivo das dietas darem errado até o funcionamento do mercado de ações, você vai terminar a maratona como uma pessoa mais inteligente e apta a conversar sobre diversos assuntos. Além de Explicando, outro programa da plataforma que tem a mesma finalidade é História: Direto ao assunto. A série levanta questões que vão desde a corrida espacial até análises sobre genética.

    Caso queira conhecer a história do Brasil

    Muitos filmes e seriados apresentam temas sobre fatos históricos ao redor do mundo, mas com que frequência são produzidos conteúdos para gerar aprofundamento na história do Brasil? Para nós, brasileiros, é importante conhecer a história nacional para sabermos a origem do nosso país e todas as razões que explicam o porquê nossa sociedade é como é. Por isso, seriados como Guerras do Brasil.doc não podem faltar na lista de pessoas que querem entender como chegamos até aqui e, até mesmo, o motivo pelo qual vivemos em meio a tanta violência.

    Para quem quer aprender novos idiomas

    Assistir a séries pode ser apenas um hobbie divertido, mas também pode te auxiliar no aprendizado de idiomas. Caso a segunda alternativa seja sua intenção, o catálogo da Netflix está repleto de produções de tantos países que fica até difícil escolher por onde começar. Se você quiser aprender inglês, é bom assistir seriados com conversações cotidianas. Normalmente, indicaríamos Friends, mas por ser uma recomendação tão óbvia e provavelmente já foi assistida por quem quer aprender inglês, trouxemos mais opções: Brooklyn Nine-NineEu Nunca… e BoJack Horseman.

    Caso queira aprender japonês tem o anime Saiki Kusuo No Psi Nan e o seriado Samurai Gourmet. Já para quem quer falar coreano, pode começar por Hospital Playlist e Tudo Bem Não Ser Normal. Se quiser se aventurar no italiano, espanhol ou alemão, tem que ler a nossa matéria dedicada a esse tema específico.

    Se quiser entender sobre Filosofia

    A Filosofia é a ciência praticada pelo ser humano que está consciente de sua ignorância e deseja se tornar sábio, questionando-se sobre a existência, o conhecimento, valores, linguagens e o porquê as coisas são como são. Para entrar de cabeça no mundo reflexivo, Merlí pode ser um bom começo. O seriado acompanha um professor de Filosofia que incentiva os alunos a pensar livremente usando métodos não-ortodoxos e, assim como sua forma de observar o mundo impacta os estudantes e também o filho de Merlí, pode também trazer uma luz sobre essa importante ciência para quem está assistindo à série.

    Caso queira se aprofundar sobre o mundo artístico

    O universo das artes pode ser encantador e, sem dúvidas, é ou já foi o sonho profissional de muitos jovens. No entanto, apesar dos benefícios da fama, o caminho para o estrelato é difícil e competitivo. Por trás das cortinas não é tão bonito quanto parece no palco e, por isso, caso queira entender como tudo funciona no mundo artístico, a recomendação é assistir Glee e Go! Viva do Seu Jeito.

    Se quiser aprender sobre o sistema carcerário

    Embora alguns filmes apresentem uma perspectiva sobre como funcionam as leis e a vida dentro do presídio, a realidade pode não ser bem daquele jeito. O maior problema nos sistemas carcerários não é a hierarquia entre detentos (embora seja frequentemente abordado em produções audiovisuais), e sim a gestão das prisões. Para entender melhor sobre essa realidade, você pode assistir a Por Dentro das Prisões Mais Severas do Mundo, Prisão de Mulheres, Irmãs de Cela, Garotas no Cárcere e a série ficcional Orange is The New Black.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top