Minha conta
    Jack Ryan: Onde é possível encontrar o personagem além dos filmes?

    Saído dos livros de Tom Clancy, Jack Ryan já ganhou adaptações em diversos filmes, games e, atualmente, em uma séria da Amazon Prime.

    Neste domingo, a Rede Globo exibirá no Domingo Maior Operação Sombra: Jack Ryan com Chris Pine e Keira Knightley, uma das várias adaptações das histórias do personagem para as telas. No filme, Jack Ryan, um ex-militar machucado da Guerra do Afeganistão, passa a trabalhar às escondidas para a CIA e, em meio às investigações, descobre um complô orquestrado na Rússia, que pode instalar o caos financeiro nos Estados Unidos. Com isso, ele viaja a Moscou com o objetivo de investigar Viktor Cheverin (Kenneth Branagh), o líder da operação.

    Talvez a sinopse lhe pareça familiar se você for um entusiasta das histórias de investigação criminal e ação com toques de conspirações políticas: mas não é para menos, afinal de contas o personagem Jack Ryan já se tornou parte fundamental da cultura popular. Por mais que muitos, atualmente, conheçam mais a versão  da série estrelada por John Krasinski na Amazon Prime Video, o AdoroCinema veio falar um pouco mais sobre um assunto pertinente: em que outras produções Jack Ryan pode ser encontrado?

    A série de Jack Ryan da Amazon

    Jack Ryan (John Krasinski) é um promissor analista da CIA que recebe uma missão perigosa após a descoberta de uma série de transferências bancárias duvidosas. Ao investigar um padrão de comunicações terroristas, ele se depara com uma intrincada estratégia que tem como meta a destruição do mundo - a começar pelos EUA. Sua jornada para impedir essa crescente ameaça o leva da Europa ao Oriente Médio, colocando-o no centro de uma conspiração internacional.

    Estrelada por Krasinski, diretor e roteirista de Um Lugar Silencioso 2, a série da Amazon vem trazendo um retrato cada vez mais atual e contemporâneo de conflitos sociopolíticos, mesmo recebendo opiniões divisivas de narrativas ultranacionalistas. De uma forma ou outra, a série tem ganhado elogios por seu primor técnico e é um sucesso de audiência.

    A segunda temporada, inclusive, mostra uma investigação ainda maior do que a primeira. Na trama em questão, Ryan acaba precisando liderar uma dura investigação de tráfico de armas na Venezuela, mas, para isso, precisa dar um jeito de desarmar uma conspiração mundial que coloca toda a população em risco. 

    Os livros de Jack Ryan

    O falecido Tom Clancy hoje é considerado um dos autores mais célebres quando se fala de ação investigativa, tendo criado o personagem Jack Ryan em meados dos anos 80. Nos primeiros livros, Ryan começa como agente da CIA até que prossegue em uma escalada tão longa que acaba se tornando Presidente dos Estados Unidos.

    Em certo ponto dos livros, o personagem precisa se aposentar das histórias e Clancy continua as histórias com o parceiro de Ryan na CIA, o agente John Clarke, e pelo filho de Ryan, Jack Ryan Jr. No total foram 16 livros entre 1984 e 2013, alternando entre protagonismos do próprio Jack e de outros personagens próximos a ele, criando assim um verdadeiro universo.

    JACK RYAN NOS GAMES

    Se você achava que 16 livros eram uma quantidade grande, vai se surpreender com a quantidade de games baseados nas obras de Tom Clancy: são simplesmente 44 jogos, acumulando mais de 50 milhões de jogadores ao longo de mais de 20 anos de jogos. 

    Talvez você conheça alguns títulos como Splinter Cell, Rainbow Six Siege e Ghost Recon, responsáveis por conduzir boa parte das franquias de Tom Clancy nos videogames, quase todos com temáticas de guerra, sempre mantendo o subgênero de "tiro tático", os jogos foram lançados para Microsoft Windows, Mac OS, Game Cube e PlayStation (estes últimos com lançamentos há três gerações contínuas).

    OS FILMES COM JACK RYAN

    Já os filmes tiveram um número de adaptações mais modesto, mas quase todos com um considerável sucesso. Em ordem cronológica, os filmes lançados foram Caçada ao Outubro Vermelho (1990), vencedor do Oscar e protagonizado por Alec BaldwinJogos Patrióticos (1992) e Perigo Real e Imediato (1994), ambos com Harrison Ford.

    Nos anos 2000, os filmes adaptados da história de Jack Ryan foram A Soma de Todos os Medos (2002), com Ben Affleck e, por fim, Operação Sombra: Jack Ryan (2014). Será que vem mais por aí?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top