Minha conta
    Dark: As 8 principais revelações da 3ª temporada da série da Netflix

    Com o fim da série, separamos os principais acontecimentos da temporada envolvendo Jonas, Martha, Adam e a cidade de Winden.

    O fim está próximo. Agora que finalmente Dark estreou sua terceira temporada na Netflix, a série não apenas já tem sido considerada como uma das melhores obras originais da plataforma, como também vem angariando diversas dúvidas na cabeça dos fãs. O AdoroCinema pôde conferir a última temporada com exclusividade (e inclusive já lançou a crítica da temporada 3) e resolveu preparar um conteúdo muito especial.

    Aproveitando que diversas pessoas preferem acabar logo com a ansiedade generalizada e procurar de cara todas as revelações do terceiro e último ciclo antes de irem logo conferir, separamos aqui todos os principais acontecimentos da trama — um para cada episódio — para que você possa saber já de cara, ou caso queira apenas conferir mesmo.

    Sem mais delongas, vamos lá. Ah, e vale lembrar que o texto terá spoilers, é claro!

    A OUTRA CIDADE WINDEN

    Logo no início da terceira temporada, descobrimos que Jonas foi salvo por uma outra versão da Martha (Lisa Vicari), responsável por viver em um universo no qual Mikkel nunca voltou no tempo e, sendo assim, nunca se casou com Hannah, fazendo com o que Jonas (Louis Hofmann) nunca tivesse existido. Lá nesta realidade, diversas coisas estão diferentes.

    Ulrich, por exemplo, é casado com Hannah (mas a trai com Charlotte); Woller não tem um braço em vez de ter um problema no olho; Elisabeth não é muda, desta vez sua irmã Francizka é quem se comunica por sinais; Magnus e Martha possuem um estilo totalmente diferente, possivelmente pela ausência parental do pai... por aí vai.

    QUEM É O FILHO DE MARTHA E JONAS?

    Muito se falava a respeito do ponto central de toda a história, que deveria ser destruído a qualquer custo para que a origem das mudanças temporais fossem encontradas. Descobrimos aqui que, segundo Adam, o centro da origem é o filho de Jonas e Martha, gerado enquanto suas versões de dois mundos diferentes dormiram juntos. 

    Adam, logo, encontra uma maneira de impedir que a criança sequer chegue a nascer, mas rapidamente descobre que na verdade a origem é causada por uma outra coisa, que diremos um pouco mais abaixo no texto.

    MORTES DE PETER E KATHARINA

    Na terceira temporada, vemos dois personagens importantes morrerem, e percebemos como suas mortes impactam diretamente em todos os acontecimentos. O primeiro deles é Peter, que em 2021 acaba sendo esfaqueado por um homem que tentava invadir seu trailer e abusar de Elisabeth ainda criança. Ela, por sua vez, mata o homem e inicia sua jornada para ser líder da revolução.

    Outra morte é a de Katharina, que volta no tempo para tentar libertar Ulrich no manicômio. Para isso, no entanto, ela precisava roubar o cartão de acesso da sua própria mãe, que trabalha lá. O plano dá errado e sua mãe, sem saber quem ela é, a apedreja até a morte perto do lado, deixando ali o cordão de São Cristóvão na areia, encontrado por Jonas e Martha na temporada anterior.

    O TERCEIRO MUNDO

    Até que descobrimos também que existe uma maneira de impedir que todas estas bifurcações aconteçam. Jonas e Martha descobrem que a criação da passagem no tempo em Winden aconteceu quando Tannhaus perdeu seus filhos em um acidente de carro e trabalhou por décadas em uma máquina do tempo. Mas em vez de funcionar de maneira simples, a máquina dividiu o mundo em três universos diferentes.

    Para impedir que todo o ciclo de Adam, Eva (Martha), Mikkel, e todo o restante de Winden, se repetisse, a dupla deveria voltar no tempo e impedir o acidente com os filhos de Tannhaus, impedindo assim que ele criasse a máquina do tempo e deixando tudo em seu lugar. Abolindo de vez qualquer viagem de qualquer pessoa.

    CLAUDIA SABIA DE TUDO

    Quem nos revela isso tudo é Claudia, que passou várias existências e loopings temporais tentando viajar e entender o que motivou este ciclo eterno de repetição que começava em 1888 e terminava em 2053, eternamente passando pela mesma coisa. 

    Descobrimos, então, que ela deixou que tudo acontecesse normalmente desta vez para que Jonas de Winden 1 e Martha de Winden 2 pudessem se encontrar e desfazerem o nó através de uma última viagem. Mas isto significa um grande sacrifício. 

    JONAS E MARTHA SE FORAM

    Ao consertarem o problema temporal, Jonas e Martha sacrificam suas próprias vidas para que tudo volte ao normal: visto que a viagem nunca seria inventada, Mikkel nunca voltaria e não teria gerado Jonas; paralelamente, Bartosz (que descobrimos ser na verdade pai de Agnes e tataravô de Ulrich) não voltaria para 1888 e não teria sido pai de Noah e Agnes. Agnes, por sua vez, não teria tido Tronte, que não teria tido Ulrich — que, por fim, não teria tido Martha.

    Os dois se sacrificam para salvar a existência e num último ato antes de desaparecerem para sempre, dizem que são o casal perfeito e somem no ar, concretizando a ideia de que não poderiam ficar juntos antes pois não pertenciam a nenhuma realidade do planeta. Mas, por fim, eles se beijam em um último gesto de amor.

    AS PESSOAS SE LEMBRAM?

    Ao fim da série, com a viagem do tempo nunca tendo sido inventada, apenas algumas pessoas restam em Winden no tempo presente: Katharina, Hannah (agora casada com Woller), Peter, Benni e Regina. Na cena final, eles fazem um brinde e logo depois há uma queda na energia elétrica. Todos brincam dizendo que este é o fim do mundo, mas ninguém sabe o quanto isso poderia ser verdade.

    No entanto, no último diálogo, Hannah é questionada sobre qual será o nome de seu vindouro filho e diz que gostaria de chamá-lo de Jonas, enquanto tem um deja-vu olhando para o casaco amarelo na cadeira. Ficamos, então, com a dúvida se de alguma maneira tudo que aconteceu está perdido no subconsciente daquelas pessoas. Seriam estes os dejavus, afinal?

    E O OLHO DO WOLLER?!

    Ah! E a questão que todo mundo quer saber desde a primeira temporada? O que aconteceu com o olho de Woller? Bom, sinto informar, mas a série acaba e isso nunca é revelado. Já que, na última cena, quando ele estava prestes a contar, há uma queda de luz que interrompe sua história e todos deixam o assunto pra lá. Bom, nem tudo é perfeito.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top