Minha conta
    Criador de Black Mirror "antecipou" a pandemia do Coronavírus

    Charlie Brooker ainda comentou sobre uma possível 6ª temporada.

    Black Mirror já explorou, em suas cinco temporadas, diversas distopias e cenários capitalistas e tecnológicos nada otimistas sobre o futuro. Não à toa, seu criador, Charlie Brooker, antecipou a pandemia mundial do coronavírus.

    Quando a cidade de Wuhan, na China, foi fechada em fevereiro, Brooker revelou sabia que o vírus chegaria à Grã-Bretanha. "As pessoas olhavam para mim como se eu estivesse louco porque estava dizendo: 'Bem, provavelmente teremos que fechar tudo'", disse ele em uma entrevista recente.

    O coronavírus daria um bom tema para Black Mirror?

    O criador revelou, em entrevista ao The New York Times, que apesar de ser a temática perfeita para um episódio de Black Mirror, a pandemia do coronavírus talvez não fosse bem recebida pelo público da série. "Está muito lento e muito silencioso. Penso, porém, que se você escrevesse agora sobre o colapso da sociedade em cinco minutos após o início da pandemia, esse cenário clichê de salve-se quem puder, as pessoas o rejeitariam. Isso pareceria uma falsidade e as pessoas diriam: 'Bem, essa não foi minha experiência com o que aconteceu'", afirmou Brooker.

    Coronavírus: 5 séries e filmes para entender melhor a pandemia

    No entanto, Charlie comentou que existe demanda para obras sobre mundos sátiros e distópicos, sobre a nossa própria desgraça. "Se você olhar para o filme Dr. Fantástico, que foi feito em 1964, um período em que a extinção nuclear parecia uma possibilidade real, que é a mais sombria da sátira, representando uma distopia que as pessoas estavam enfrentando", disse sobre o filme de Stanley Kubrick.

    "Portanto, não sei se não há apetite para esse tipo de coisa", continuou. "De certa forma, muitos programas de comédia são distópicos porque é um humor em que a pior coisa está acontecendo constantemente, mesmo em pequena escala, ainda que seja tipo: 'Ah não, espero que meus colegas de casa não entrem e me peguem fazendo essa coisa constrangedora'. Com certeza, eles vão fazer isso. Deve ser uma maneira de o seu cérebro se expressar de alguma forma e, obviamente, no meio de tudo isso, há muitos cérebros preocupados por aí."

    Black Mirror vai ter 6ª temporada?

    Sobre a 6ª temporada de Black Mirror, Charlie Brooker foi misterioso: "Eu não tenho permissão para dizer. Eu tenho me mantido ocupado. Estou escrevendo." Será que vem coisa boa por aí? Ou ele está trabalhando em outra coisa? Brooker já havia dito que estava trabalhando em produções mais otimistas que Black Mirror.

    Netflix

    Enquanto a nova temporada da série não é confirmada, Brooker apresenta o programa Antiviral Wipe, uma versão especial para a quarentena do satírico Wipe. Trata-se de uma série de episódios que que reúne clipes de notícias reais com comentários e alfinetadas sobre o governo, a mídia e o público.

    As 20 Melhores Séries dos últimos 20 Anos, escolhidas pelo AdoroCinema

    As cinco temporadas de Black Mirror estão disponíveis na Netflix. Leia a nossa crítica da 5ª temporada.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top