Minha conta
    How to Fix a Drug Scandal: Conheça a nova série documental da Netflix

    Saiba tudo sobre o caso que influenciou todo o sistema judiciário de Massachusetts.

    A Netflix cada vez mais investe em séries documentais como Making a MurdererA Máfia dos Tigres e The Keepers. Agora, o novo título no radar é o seriado How to Fix a Drug Scandal, nomeado como Perícia Viciada aqui no Brasil. A trama acompanha um dos maiores escândalos policiais de Massachusetts. Quer saber mais? O AdoroCinema está aqui para tirar todas as dúvidas a respeito da polêmica série. 

    História

    Em 2013, a polícia de Massachusetts prendeu Sonja Farak, química de um laboratório criminal que se tornou viciada nas drogas que deveria examinar. Para garantir que não fosse pega, Farak falsificou resultados que poderiam prejudicá-la. O documentário dividido em quatro episódios revela como tais violações influenciaram o sistema judicial da cidade que causou muitas falhas e mais de 32 mil condenações injustas. Após o caso Farak, os tribunais de Massachusetts cancelaram quase 38 mil acusações por droga que ocorreram nos últimos dez anos.

    Sonja Farak

    A polêmica história da técnica de laboratório deu seus primeiros passos trágicos em 2011, quando a polícia de Springfield prendeu Rolando Penate por supostamente vender heroína. Com a condenação de Penate, as drogas foram enviadas para que Sonja Farak realizasse testes. No ano seguinte, a química assinou os certificados que comprovavam a ocorrência do crime, colaborando para que Penate fosse preso por mais cinco anos e meio. 

    Durante as investigações do caso Penate, as atividades ilegais de Sonja Farak foram descobertas. A química foi presa em 2013 e, mais tarde, admitiu que roubava e usava drogas do laboratório desde 2004. Ela também revelou que usou tanto entorpecente no dia em que examinou as amostras de Penate que estava vendo “cores balançando ao vento”. 

    Sex Education

    Farak foi condenada a 18 meses de prisão e 5 anos de liberdade condicional por adulteração de provas. Este julgamento gerou crise nos tribunais que prenderam injustamente diversas pessoas ligadas ao caso Penate. Sua prisão também resultou em uma reformulação judicial em Massachusetts. Afinal, todos os crimes anteriores que envolviam drogas foram descartados após Farak revelar que também alterava os resultados de testes realizados por outros técnicos do laboratório. 

    Direção

    A série é dirigida pela americana Erin Lee Carr. A cineasta é especialista em documentários criminais e comandou grandes títulos para o catálogo da HBO. Esteve na direção de Eu Te Amo, Agora Morra - O Caso de Michelle Carter, Mamãe Morta e QueridaNo Coração do Ouro: O Escândalo da Seleção Americana de Ginástica e O Caso do Policial Canibal. Atualmente, este é o segundo trabalho que Erin Lee Carr realiza na Netflix. Seu primeiro projeto para o streaming foi o documentário Na Rota do Dinheiro Sujo

    How to Fix a Drug Scandal já está disponível na Netflix. 

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top