Minha conta
    Avenue 5: Criador de Veep conta porque se afastou da política para investir numa comédia de ficção científica (Entrevista)

    Armando Iannucci fala sobre o novo projeto da HBO estrelado por Hugh Laurie e Josh Gad.

    Após 7 temporadas de Veep (e 17 Emmys!), a expectativa para o novo projeto do criador Armando Iannucci é bem alta. Afinal, mesmo fora das telinhas, ele é conhecido por seu texto político e sarcástico — basta ver A Morte de Stalin (2017) ou Conversa Truncada (2009). Logo, quando surgiu a premissa de Avenue 5, teve muita gente que ficou surpresa.

    Estrelada por Hugh Laurie (com quem já tinha trabalhado em Veep), a mistura de comédia e ficção científica acompanha os viajantes de uma nave luxuosa de turismo espacial, quando o veículo sofre um grave problema de funcionamento, tirando-os de percurso. Em entrevista ao AdoroCinema, Iannucci contou que a fuga de um tema politizado foi algo proposital

    "Eu queria fazer algo diferente, olhar a loucura das multidões. Nós, humanos, temos mania de nos separarmos em grupos que compartilham as mesmas opiniões que a gente, ficar longe daqueles com quem não concordamos. Isso é um conceito interessante. Sem falar que os problemas climáticos nos aproximam de um apocalipse, mas ninguém se mexe sobre isso. Então, imaginei essa situação envolvendo 5000 pessoas diferentes, presas no mesmo lugar, onde tudo pode explodir a qualquer momento. Ver que tipos de heróis saem daí."

    Para o premiado produtor, brincar com ficção científica em Avenue 5 é como usar uma tela em branco, onde ele pode criar suas próprias regras. Porém, apesar do visual que remete a obras como Star Trek e Wall-E, existe a preocupação de não exagerar no gênero, que vai sendo desconstruído ao longo do primeiro episódio. Ou seja, não é a toa que nave parece mais um iate de luxo do que com a Enterprise. É para se comunicar com a sociedade atual.

    "A maior dificuldade foi não ser futurista demais, exagerar com tecnologias e dispositivos, pois eu queria mesmo criar algo enraizado e humano. Queremos que os efeitos visuais funcionem, mas nosso foco está nas pessoas, em suas conversas íntimas, e não nos cenários gigantes ao redor. Não tentei encher com curiosidades e referências, pois outras séries fazem isso, de maneira bem melhor. O desafio é manter tudo real, pois assim fica mais engraçado."

    Ou seja, apesar das várias cores, figurinos diferentes e da peruca loira de Josh Gad; Avenue 5 é uma série sobre o comportamento humano. mas ainda com um toque crítico. Basta perceber como os bilionários clientes da nave se portam diante do caos. "Tem um pouco de política no sentido que muitos políticos pensam que eles tem poder porque tem dinheiro. Nessa situação, o dinheiro não é o suficiente para superar o obstáculo. Queria observar o que acontece então, mas não com líderes políticos, mas como nos comportamos em sociedade quando o mundo vira de cabeça pra baixo. Uma expressão cada vez mais presente em nossas conversas sobre o mundo atual."

    Com um elenco também formado por Suzy Nakamura (Dr. Ken), Zach Woods (Silicon Valley), Lenora Crichlow (Being Human) e Himesh Patel (Yesterday), Avenue 5 estreia neste domingo, 19 de janeiro, meia-noite, na HBO.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top