Minha conta
    10 curiosidades sobre o Emmy

    O que você sabe sobre o "Oscar da TV"?

    A maior premiação da TV está quase chegando! Vai ao ar neste domingo a 71ª edição do Emmy Awards. Pensando nisso, o AdoroCinema resolveu listar dez curiosidades sobre a premiação organizada pela Academia de Artes e Ciências Televisivas. Confira abaixo!

    Emmy 2019: Confira as apostas do AdoroCinema

    A origem do nome

    Quando a Academia de Artes e Ciências televisivas estava tentando decidir um nome para a premiação recém-criada, em 1940, uma das sugestões (dada por Henry Lubcke) era de nomeá-lo como "Immy", uma referência a um termo informal pelo qual é conhecido um tubo presente em muitos aparelhos televisores nos Estados Unidos por volta de meados do século. O grupo decidiu adaptar o termo para o feminino, para que o nome coincidisse com a estátua da premiação — e assim nasceu o Emmy.

    A primeira vez

    A primeira cerimônia do Emmy Awards aconteceu em 1949, e ao contrário das atuais, foi bastante curta. Apenas seis prêmios foram entregues naquela noite. Entre eles estavam os de "melhor personalidade da TV" (entregue a Shirley Dinsdale e sua boneca de ventriloquismo, Judy Splinters), "melhor telefilme" (Your Show Time), e "programa de TV mais popular" (Pantomime Quiz).

    SNL x GOT

    O programa com o maior número de indicações de todos os tempos do Emmy é Saturday Night Live. Contando com as indicações da 71ª edição do prêmio, a de 2019, são ao todo 270 menções. Game of Thrones aparece em segundo lugar, com 160 nomeações entre 2011 e 2019.

    Emmy 2019: Entenda a disputa nas categorias de drama

    Recordistas

    Apesar de o Emmy Awards existir desde 1949, os canais a cabo só puderam concorrer a partir de 1988. Desde então, a HBO tornou-se uma referência na premiação. Em 2019, bateu o recorde de emissora com mais indicações em um único ano (137). A emissora com mais vitórias em um único ano, no entanto, é a CBS, que levou 44 prêmios em 1974.

    Emmy na Casa Branca

    Até hoje, a única Primeira Dama a ter uma vitória no Emmy é Jackie Kennedy. Ela recebeu um prêmio especial por sua tour guiada pela Casa Branca em 1962. No entanto, recentemente Michelle Obama também teve uma indicação, em 2015, por um segmento no programa Billy on the Street.

    Seguindo a moda

    Neste ano, o Emmy vai seguir a moda lançada no Oscar 2019 e fazer uma cerimônia sem apresentador. Enquanto a premiação máxima da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas seguiu sem uma figura central após os imbróglios de bastidores com Kevin Hart, a decisão da Academia de Artes e Ciências Televisivas foi tomada de forma estratégica. Segundo o CEO da Fox, Charlie Collier (que exibe a cerimônia neste ano), a decisão visa um "melhor uso do tempo", para a despedida de séries como Game of ThronesVeep e The Big Bang Theory.

    Emmy 2019: Entenda a disputa nas categorias de comédia

    Julia Louis-Dreyfus

    A Selina Meyer vivida por Julia Louis-Dreyfus em Veep fez da atriz uma recordista histórica do Emmy. Ela já levou o troféu de melhor atriz em série de comédia pelo mesmo papel seis vezes, de 2012 a 2017. Caso ela ganhe o troféu este ano (e dificilmente não ganhará), ela supera Cloris Leachman e se torna a pessoa com mais vitórias em categorias de atuação, com 9 no total. As outras duas vitórias de Dreyfus são em melhor atriz coadjuvante em série de comédia, por Seinfeld (1996 e 1997).

    Demorou

    Em 2015, Viola Davis venceu o prêmio de melhor atriz em série de drama por How to Get Away with Murder. Ela foi a primeira mulher negra de qualquer nacionalidade a vencer o prêmio. Na categoria de melhor atriz em série de comédia, Isabel Sanford foi a primeira mulher negra premiada, em 1981, pela série The Jeffersons.

    Emmy 2019: Entenda a disputa nas séries limitadas

    Cadê o RG?

    Neste ano, o ator Asante Blackk, de Olhos que Condenam, é um dos mais novos indicados da premiação, com 17 anos. Mas desde 1949, apenas 12 atores ou atrizes com 18 anos ou menos foram indicados, e dois ganharam: Roxana Zal levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante em série limitada ou telefilme em 1984, aos 14 anos, por Something About Amelia. Já Kristy McNichol venceu o prêmio de melhor atriz coadjuvante em série de drama em 1977, aos 15 anos, por Family; posteriormente, ganhou novamente (aos 17 anos) pelo mesmo papel, dois anos depois.

    Injustiçadas

    Apesar de serem favoritas do público e unanimidade da crítica, há algumas séries que nunca venceram um prêmio sequer no Emmy e terminaram suas jornadas de mãos vazias: Star Trek, The Wire, Sons of Anarchy, Bates MotelParks and Recreation e Veronica Mars.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top