Meu AdoroCinema
    7 animes para quem... não gosta de animes!
    Por Ygor Palopoli — 18/08/2019 às 09:30
    facebook Tweet

    Juro que eu posso explicar.

    Talvez quase todos já tenham passado por este cenário: você está sentado em uma roda de amigos, conversando a respeito de filmes e séries quando, de repente, o assunto entra na temática de animes. As pessoas começam a se empolgar no debate, é Kamehameha para cá, Jutsu para lá, e você simplesmente olha para os lados, torcendo para que ninguém peça sua opinião. O que fazer?

    Tornando-se um referencial cada vez mais forte dentro da cultura popular, as animações japonesas começaram a se popularizar no cotidiano de muitos jovens brasileiros desde que a extinta TV Manchete trouxe, na década de 90, diversas produções asiáticas. Cavaleiros do ZodíacoYu Yu HakushoSailor Moon, ShuratoSuper Campeões... a lista não é pequena.

    No entanto, há quem nunca tenha se entusiasmado muito pela ideia de passar a tarde assistindo animes e acabou deixando a ideia para lá. Até que o tempo passou, e o tão temido dia da roda de amigos chegou. Mas nem tudo está perdido, já que o AdoroCinema está aqui para mostrar 7 animes (ou um pouco mais) para quem... não gosta de animes!

    Por mais que o imaginário ocidental, ao longo do tempo, tenha criado um estereótipo ao redor das animações japonesas e sua estética "exagerada", muitas produções fogem completamente do estilismo que vem à mente de tantas pessoas quando falamos sobre animes. Se você quer iniciar uma trajetória neste peculiar universo oriental, ou até mesmo está a procura da apreciação de algumas obras diferentes, mas sem cair no medo de achar algo infantilizado, veio ao lugar certo. Vamos lá?

    Ah! Não custa ressaltar que, ao contrário do que muita gente pensa, animes não são apenas séries. Filmes estão valendo também, ok?

    DEATH NOTE
    Madhouse Productions

    Sinopse: Quando acaba encontrando um misterioso caderno que o permite matar qualquer pessoa apenas escrevendo seu respectivo nome em alguma das folhas, o estudante Light Yagami passa a fazer justiça com as próprias mãos. No entanto, rapidamente ele é tomado pelo poder e percebe que a origem do caderno é muito mais complexa do que se imagina.

    Razões para assistir: Provavelmente, Death Note é a primeira opção quando se fala em animes que se popularizaram dentro do gosto daqueles que não estão acostumados a assistir este tipo de produção. Boa parte disso vem, justamente, por sua estética que foge um pouco do padrão oriental e sua narrativa investigativa com toques pontuais de sobrenaturalidade. Além do mais, a série possui pouquíssimos episódios: em apenas 37 capítulos a história inicia e se encerra perfeitamente. 

    AKIRA
    Akira Committee Company Ltd

    Sinopse: Concebido em 1988, o filme de animação japonesa conta a história de uma Tóquio distópica, destruída antes dos anos 1990 e substituída pela "Neo Tóquio", que começa a sofrer diversos ataques terroristas em... 2019! Neste cenário Sci-Fi, acompanhamos a jornada dos motoqueiros Kaneda e Tetsuo que, após um embate contra líderes do exército, descobrem segredos inimagináveis sobre os motivos da destruição.

    Razões para assistir: Considerada uma das obras mais influentes da história dos animes, Akira foi um dos grandes responsáveis por popularizar o gênero cyberpunk ao redor do mundo — para os fãs de ficção científica, é uma produção indispensável. Ganhando o tão cobiçado status de clássico, não é por menos que um remake já está nos planos para ser lançado em breve.

    COWBOY BEBOP
    Bandai Visual Company

    Sinopse: Ambientado quase 100 anos no futuro, o anime parte do ponto em que a humanidade já migrou da Terra para outras colônias especiais devido a problemas que tornavam nosso planeta inabitável. Nesta realidade (não tão paralela), a população aumentou consideravelmente e a polícia já não dá conta de resolver os problemas, criando a necessidade de recrutar caçadores espaciais chamados de cowboys. Dentre estes, o grupo formado por Spike, Jet, Valentine, Ed e Ein se destaca dentre suas missões e detalhes de suas vidas pessoais.

    Razões para assistir: Com apenas 26 episódios, Cowboy Bebop consegue dissecar seus personagens e entregar uma narrativa objetiva e concisa, abrindo espaço ainda para diversas interpretações sobre como o mundo chegou no estado atual em que se encontra. Além de já ter tido uma versão cinematográfica em 2001, há um live-action confirmado para o futuro. O anime é hoje considerado uma das influências mais importantes para a concepção das animações japonesas como conhecemos hoje.

    PERFECT BLUE
    Rex Entertainment

    Sinopse: Cansada de sua vida como cantora de uma banda pop, Mima Kirigoe, decide largar tudo para se tornar atriz. Completamente transtornado pela decisão, um de seus fãs começa a perseguir Mima com ameaças cada vez mais sérias e perigosas. Decidida a ignorar a situação, a moça segue a vida concentra-se na trama de sua nova série dramática, que envolve um sequestro. Mas rapidamente ela perde o senso de distinção entre o real e fictício, e tudo só piora quando seus colegas de elenco são assassinados e ela se torna a principal suspeita.

    Razões para assistir: A sinopse por si só ainda não lhe atraiu? De qualquer forma, Perfect Blue é indubitavelmente a melhor pedida para os entusiastas dos desafiadores filmes com fortes veias psicológicas. Tratando a respeito das internalizações humanas e suas respectivas consequências, o longa é tão chocante que possuiu dois lançamentos: um proibida para menores de idade, e outro sem algumas cenas mais violentas.

    MONSTER
    Naoki Urasawa

    Sinopse: Considerado, por muitos, um "Death Note mais realista", Monster conta a história de Dr. Kenzo Tenma, um jovem neurocirurgião dedicado e atormentado por certas escolhas de seu passado. Sua vida toda vira de cabeça para baixo quando precisa escolher entre operar uma criança à beira da morte ou o prefeito da cidade: a partir daí, Kenzo se vê envolto em uma trama policial inimaginável.

    Razões para assistir: Foi praticamente impossível relatar o enredo de Monster sem dar nenhum spoiler significativo, de tão densa e emocionante que é a trama. Reaplicando o clássico estilo de gato e rato para uma estética fria e sombria, o anime de 74 episódios é uma das obras mais influentes dentro do gênero policial no Japão. No meio de tudo, ainda sobre espaço (e muito) para reflexões sobre psicologia, condições humanas e emoção. 

    STEAMBOY
    Bandai Visual Company

    SinopseRay Steam é um jovem inventor que um dia recebe uma estranha bola de metal magnética do seu avô, conhecida como Steam Ball. Rapidamente, ele descobre que a invenção possui capacidade para destruir uma cidade inteira, se for necessário, e logo precisa correr contra o tempo para impedir que ela caia em mãos erradas.

    Razões para assistir: Levando oito anos para ser feita, Steamboy é a animação mais cara da história do Japão. Apesar de ter tido resultados controversos entre a crítica especializada, ela aparece como uma opção mais plausível para aqueles que procuram por uma obra um pouco mais suave, mas sem perder traços do estilo cyberpunk.

    ATTACK ON TITAN
    Wit Studios

    Sinopse: Em um futuro distópico, a humanidade é cercada por grandes muralhas, para que possam se proteger de ameaçadoras criaturas chamadas de Titãs. Depois de presenciar todos os horrores dos quais os Titãs são capazes, um jovem faz uma promessa a si mesmo: vingar o destino de sua família e restaurar a paz para o planeta novamente.

    Razões para assistir: Recentemente, um dos episódios da série tornou-se o mais bem avaliado da história do IMDB, fazendo de Attack on Titan uma espécie de mediador nesta lista. Ele possui diversos dos elementos mais conhecidos e práticos dos animes, mas ainda traz muitas coisas diferentes dentro de uma narrativa considerada imersa aos moldes orientais. Sendo assim, temos aqui o exemplo ideal para os que possuem o desejo de entrar de cabeça no universo das animações japonesas, mas não sabem por onde. 

    BÔNUS: ANIMAÇÕES DO ESTÚDIO GHIBLI
    Tokuma Shoten

    Seremos práticos. Até pensamos em colocar algumas das animações do Ghibli nesta lista, mas ocuparíamos uma parte muito grande da matéria e não sobraria espaço para mais ninguém. No entanto, ao mesmo tempo, seria um absurdo deixar estas exemplos de fora. Portanto, a solução foi criar este espaço bônus.

    Extremamente bem avaliados pela crítica especializada, os filmes deste, que é um dos estúdios de animação mais bem conceituados do Japão trazem sempre uma carga dramática extremamente forte e, por vezes, alusões metafóricas através da fantasia. Só para listar: A Viagem de Chihiro, Túmulo dos Vagalumes, Meu Amigo Totoro, O Castelo Animado, O Conto da Princesa Kaguya... tem de tudo. Provavelmente existem mais lágrimas contidas como resultado destes filmes citados do que é humanamente possível chorar. Logo, boa sorte e boa sessão.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Takezo
      Então animes pra quem não gosta de animes são basicamente os seinen?Sim,se for para adultos seja em idade ou apenas em mentalidade.
    • Danielle
      Otakinha? Meu querido tenho mais o q fazer do q ser Otakinha eu não generalize e nem ofendi ninguém, mas tem algumas dublagens sim q são cocô! Exemplo: crunchyroll. Cansei de ver anime com dublagem de quinta, da impressão que são amadores (não todos, tem muuto conhecidos ali) e sem interpretação/emoção, se é pra ver dublagem feito nas coxa prefiro ouvi original msm..
    • Krauser
      Exato. Pra enaltecer uma coisa, não precisa desmerecer a outra. Como fizeram os amigos acima. Eu acompanho tanto animes em japonês como dublados, e consigo desfrutar numa boa. É óbvio que há diferença, por ter conhecimento da língua vc consegue fazer uma analise mais aprofundada quando se trata de uma dublagem. Não vou dizer que toda dublagem é bem feita, mas assistia desenhos na infância pela TV e ficava impressionado com a qualidade das atuações. Tenho pra mim que o quadro de dublagem, sobretudo em animes populares é bem positivo.
    • Krauser
      Assim como os filmes tem um público alvo, animes também. Além de obras shounen como Naruto, One piece e DBZ, voltados ao publico infanto/juvenil, temos títulos seinen, shoujo e etc. O que eu tento dizer com isso é que já passou do tempo de fugir desses esteriótipos. Achar que anime/desenho é coisa de criança e um adulto não poderia gostar e vice-versa. É um universo bem rico, com diversas temáticas. Basta procurar algum anime que desperte o seu interesse. Opções não vão faltar.
    • Natan Soares
      Desrespeitoso é uma otakinha vindo criticar a opinião de alguém por preferência de dublagem.. Minha filha. a dublagem brasileira é considerada uma das melhores do mundo inteiro! Chega a ser desrespeitoso...
    • Danielle
      desde qnd ver animes em jp é horrivel? horrivel é uma dublagens em pt e em en que são um nojo, isso sim... se vc n curte anime no audio original nem assista, chega ser desrespeitoso..
    • Neph
      Então animes pra quem não gosta de animes são basicamente os seinen?Um que recomendo fortemente é o meu favorito: Mushishi, foge totalmente dos esteriótipos, é um anime bem único, assistam e vão saber o que é se sentir feliz e triste ao mesmo tempo.
    • Sergio Araujo
      Só faltou dizer se tem versões dubladas em português ou pelo menos em inglês, pq ver anime em língua original eh horrível.
    • Pedro Rosenfeld
      Celesteela foi baseada no conto da Princesa Kaguya.
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Séries novas mais esperadas
    The Witcher
    1
    The Witcher
    Elenco: Henry Cavill, Freya Allan, Anya Chalotra
    Aventura, Fantasia
    Estreia
    20 de dezembro de 2019 em Netflix
    Todos os vídeos
    O Quinteto (Reboot)
    2
    O Quinteto (Reboot)
    Elenco: Emily Tosta, Niko Guardado, Brandon Larracuente
    Drama, Romance
    Estreia
    8 de janeiro de 2020 em Freeform
    Todos os vídeos
    Harley Quinn
    3
    Harley Quinn
    Elenco: Kaley Cuoco, Lake Bell, Alan Tudyk
    Animação
    Estreia
    29 de novembro de 2019 em
    Todos os vídeos
    Deputy
    4
    Deputy
    Elenco: Stephen Dorff, Yara Martinez, Brian Van Holt
    Drama, Policial
    Estreia
    2 de janeiro de 2020 em FOX
    Todos os vídeos
    Novas séries mais esperadas
    Últimas notícias de séries
    Vikings vai ganhar sequência na Netflix
    NOTÍCIAS - Produção
    terça-feira, 19 de novembro de 2019
    Vikings vai ganhar sequência na Netflix
    Runaways: Terceira temporada será a última da série da Marvel
    NOTÍCIAS - Visto na web
    terça-feira, 19 de novembro de 2019
    Runaways: Terceira temporada será a última da série da Marvel
    V Wars: Ian Somerhalder se envolve novamente com vampiros no trailer da série da Netflix
    NOTÍCIAS - Visto na web
    terça-feira, 19 de novembro de 2019
    V Wars: Ian Somerhalder se envolve novamente com vampiros no trailer da série da Netflix
    Crise nas Infinitas Terras: Novas imagens trazem os Superman's de Tom Welling e Brandon Routh
    NOTÍCIAS - Visto na web
    terça-feira, 19 de novembro de 2019
    Crise nas Infinitas Terras: Novas imagens trazem os Superman's de Tom Welling e Brandon Routh
    His Dark Materials 1x03: A criança mais importante dos universos
    NOTÍCIAS - Produção
    terça-feira, 19 de novembro de 2019
    His Dark Materials 1x03: A criança mais importante dos universos
    Hebe: Série com Andréa Beltrão ganha data de estreia no Globoplay
    NOTÍCIAS - Produção
    terça-feira, 19 de novembro de 2019
    Hebe: Série com Andréa Beltrão ganha data de estreia no Globoplay
    Notícias de séries
    Top séries
    La Casa de Papel
    1
    Direção: Álex Pina
    Elenco: Álvaro Morte, Álvaro Morte, Pedro Alonso
    Drama, Suspense
    O Mecanismo
    2
    Direção: José Padilha, Elena Soárez
    Elenco: Selton Mello, Caroline Abras, Enrique Díaz
    Drama
    Riverdale
    3
    Direção: Roberto Aguirre-Sacasa
    Elenco: K.J. Apa, Lili Reinhart, Camila Mendes
    Drama, Suspense
    The 100
    4
    Direção: Jason Rothenberg
    Elenco: Eliza Taylor, Paige Turco, Bob Morley
    Aventura, Drama
    Séries mais consultadas
    Back to Top