Minha conta
    Game of Thrones: A profecia de Azor Ahai foi cumprida?

    Sobre profecias, visões e a imprevisibilidade das coisas.

    ATENÇÃO! Contém spoilers do episódio 8x03 de Game of Thrones, "The Long Night."

    Durante anos, fãs de “As Crônicas de Gelo e Fogo” e, posteriormente, de Game of Thrones, especularam sobre a teoria que, ao que tudo indicava, era a mais importante da história criada por George R.R. Martin, a que guardava os segredos que dariam a conclusão para a história. No entanto, o episódio 3 da 8ª temporada da série assinada por David BenioffD.B. Weiss entregou uma reviravolta e levantou uma questão: o que acontece com aquela história de Azor Ahai agora?

    É claro, é importante ressaltar que as respostas dadas pela série não são necessariamente as mesmas que serão dadas nos livros — a probabilidade, aliás, é que alguns detalhes sejam parecidos, mas o quadro geral seja bem diferente em virtude da inclusão ou não de diferentes personagens, e pela própria liberdade criativa de Benioff e Weiss. Ainda que eles saibam como Martin vai terminar a história, tudo indica que os caminhos utilizados para chegar até lá estão sendo ideias originais dos showrunners.

    O Príncipe que foi Prometido, ou Azor Ahai, é um suposto líder e salvador especulado a partir de uma antiga profecia. A ele caberia salvar o mundo de uma “escuridão eterna”, e Rhaegar Targaryen diz que “a canção do gelo e fogo” é sobre ele.

    Reprodução

    A origem da profecia não é conhecida, mas as informações que existem afirmam que “quando a estrela vermelha sangrar e a escuridão se agrupar, Azor Ahai renascerá dentre a fumaça e o sal.”

    Durante algum tempo, Rhaegar Targaryen acreditou que a profecia era sobre ele, e que ele era o herói renascido. Posteriormente, ele passou a acreditar que a profecia estava falando sobre o seu filho com Elia Martell, Aegon VI. No entanto, ambos foram mortos na Rebelião de Robert.

    Um fato que contribui para a crença de que Azor Ahai renascido viria da linhagem Targaryen é uma profecia dita por uma bruxa da floresta, que em suas visões previu que o salvador nasceria da linhagem de Rhaella e Aerys II Targaryen. Essa história tem relação com a canção “Jenny of Oldstones”, que aparece no episódio 2 da 8ª temporada.

    Game of Thrones: Como a canção de Podrick esconde um segredo sobre o fim da série

    Durante muito tempo, Melisandre (Carice van Houten) acreditou que o príncipe renascido era Stannis Baratheon (Stephen Dillane), uma crença que já foi derrubada na série de TV. Outras das teorias mais fortes apontam que a profecia pode falar sobre Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) ou Jon Snow (Kit Harington).

    Mas qual é a função do herói prometido? Em linhas gerais, derrotar o “Grande Outro”, que na série se traduz para “derrotar o Rei da Noite.” E quem faz isso no episódio 3, como já sabemos, é Arya Stark (Maisie Williams).

    Mas Arya se encaixa na profecia? Se forem considerados os “critérios oficiais”, ou seja, as palavras que já foram ditas a respeito do herói prometido, é difícil encaixá-la, embora, naturalmente, a ideia de alguém “renascer entre a fumaça e o sal” quando uma “estrela vermelha sangrar” seja mais uma metáfora do um acontecimento literal. Vale lembrar também que Azor Ahai forjaria a Luminífera, o que não acontece com a garota Stark. O máximo que poderíamos especular é que a adaga de aço valiriano seja a correspondente à arma, já que não conhecemos sua origem antes de pertencer a Mindinho (Aidan Gillen), mas isso não passaria de suposições sem embasamento.

    Helen Sloan/HBO

    Dificilmente Arya se encaixa na teoria e poderia ser Azor Ahai renascido, ainda que ela tenha sido a responsável por impedir a Longa Noite. Muitos acreditam que a teoria ainda pode ser válida e estar de fato se referindo a Jon Snow, defendendo que, na cena em que ele aparece gritando na cara do dragão, ele está na verdade ganhando tempo para Arya passar e chegar até o Rei da Noite. O que você acha? Viu algo nesse sentido ou acha que as pessoas estão imaginando demais?

    Um usuário do Reddit sugeriu que a grande reviravolta, que tira ao menos parcialmente o sentido de um dos mistérios mais nutridos da saga de Martin, se baseia em uma passagem específica dita em “A Dança dos Dragões”, por Tyrion Lannister: “Profecia é como uma mula semitreinada. Parece que será útil, mas no momento em que você confia nela, ela o chuta na cabeça.” Ou seja, não é aconselhável apostar todas as suas fichas em profecias ou visões, porque elas apontam para coisas que já aconteceram, coisas que jamais vão acontecer e coisas que até acontecem, mas não como você esperava.

    Mas mesmo que a série tenha deixado de lado a teoria do Azor Ahai, não significa que outras não estejam em curso. Quando Melisandre conversa com Arya na biblioteca de Winterfell, relembra à garota o que havia dito quando as duas se encontraram na terceira temporada. A Sacerdotisa Vermelha disse que Arya fecharia muitos olhos: “Olhos castanhos, olhos azuis, olhos verdes.” A associação feita imediatamente é que a referência aos olhos azuis seria ao Rei da Noite e dos olhos verdes, a Cersei (Lena Headey). Mesmo assim, vale lembrar: Benioff & Weiss confessaram que decidiram “apenas” há 3 anos quem mataria o Rei da Noite. Ou seja, quando a fala da temporada 3 foi escrita, o Azulão não estava em mente.

    Game of Thrones: O segredo no encontro entre Arya e Melisandre

    Caso Arya de fato seja quem vai matar Cersei, isso também se encaixaria de alguma forma na profecia do Valonqar, que diz respeito ao que uma jovem Cersei ouviu de Maggy, a Rã, em um torneio em Rochedo Casterly:

    Cersei: “O Rei e eu teremos filhos?”

    Maggy: “Oh, sim. Ele dezesseis, e vós três. (...) De ouro serão as suas coroas e de ouro as mortalhas. E quando as vossas lágrimas vos afogarem, o valonqar enrolará as mãos na vossa pálida garganta branca e estrangular-vos-á até vos roubar a vida.”

    É importante lembrar que, durante a passagem no início da 5ª temporada em que um flashback mostra Cersei ouvindo as palavras, a parte sobre o valonqar — uma palavra em alto valiriano cuja tradução corresponde a algo entre “irmã(o) menor” ou “irmã(o) mais nova(o)” — é omitida. Novamente, estamos diante de uma incerteza. Não há nenhuma garantia de que algo acontecerá à rainha atualmente no Trono de Ferro.

    Conclusão da história? Teorias e profecias são extremamente maleáveis, e a série não está necessariamente se agarrando a nenhuma delas. Agora, resta acompanhar as últimas quatro horas que existem para o fim desta história na TV, divididas entre os domingos até o dia 19 de maio. Ansiosos?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top