Minha conta
    Bios: Documentário sobre Maurício de Sousa soa como "biografia autorizada", mas deve agradar fãs da Turma da Mônica

    Uma reportagem generosa e amigável.

    Fora do Brasil, a série Bios: Vidas que Marcaram a Sua já teve edições com diversos artistas latino-americanos de renome, mas esta é a primeira vez que um brasileiro se torna tema do projeto da National Geographic. Às vésperas do lançamento de Turma da Mônica - Laços nos cinemas, Maurício de Sousa tem a sua vida apresentada por Fábio Porchat.

    O documentário vai encontrar um eco evidente com os fãs da Turma da Mônica. Os espectadores descobrem a primeira vez em que nasceram os personagens, testemunha os primeiros traços do Bidu, conhece o homem que inspirou o Cebolinha e todos os outros personagens adaptados dos próprios filhos de Maurício (Mônica, Magali, Marina, Nimbus etc.).

    Na sessão destinada à imprensa, os jornalistas se comoviam a cada aparição do Parque da Mônica ou dos bastidores dos estúdios Maurício de Sousa, em sinal de evidente conexão emocional com os personagens e seu criador. Enquanto isso, Porchat empresta sua habitual gentileza para destacar as qualidades do quadrinista.

    Divulgação

    Isso não impede que Bios seja bastante limitado no que diz respeito à construção audiovisual. O episódio está repleto dos tiques tradicionais da reportagem televisiva, incluindo uma trilha impessoal e ininterrupta, certa artificialidade nas recriações (Maurício e Porchat entrando "naturalmente" pela Folha de São Paulo) e principalmente o ponto de vista laudatório ao biografado. 

    As perguntas de Porchat servem mais como um estímulo à fala livre de Maurício de Sousa do que uma entrevista real. Na coletiva de imprensa, os jornalistas tinham algumas perguntas espinhosas ao artista - a criação de personagens durante a ditadura militar, a polêmica foto sorridente com a ministra Damares Alves -, mas no documentário, restam apenas elogios ao homem descrito como "herói", "energia pura", "luminoso", "chefe ideal", "parte do Brasil". O episódio se assemelha mais a um veículo de sustentação da marca do que um projeto investigativo.

    Mesmo assim, o tom hagiográfico não parece ter incomodado a maioria da imprensa presente, que terminou a sessão em lágrimas, honrada por estar em presença do criador de personagens tão queridos da nossa infância. 

    O episódio de Bios - Vidas que Marcaram a Sua com Maurício de Sousa será exibido dia 13 de abril na National Geographic, às 21h.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top