Minha conta
    The Walking Dead S09E15: A Calmaria Anterior traz desconforto e choque

    Nossa crítica do penúltimo episódio da temporada

    Jackson Lee Davis/AMC

    Atenção! Contém SPOILERS do episódio 15 da 9ª temporada de The Walking Dead. 

    The Walking Dead está de volta à brutalidade no episódio mais chocante da série desde o primeiro episódio da sétima temporada — aquele das mortes de Glenn (Steven Yeun)  e Abraham (Michael Cudlitz).

    Durante muitos anos, The Walking Dead fez um caminho repetitivo temporada após temporada. O ciclo era (quase) sempre o mesmo, ainda que os jogadores fossem diferentes: o grupo principal de sobreviventes encontra uma certa estabilidade, chega um novo grupo de vilões pronto para a matança e a desordem, seguiam-se conflitos éticos e pessoais a respeito de humanidade e violência para tudo culminar em um grande confronto de qualquer forma. Entra outro ano, repete.

    No entanto, a temporada 9 tem encontrado boas alternativas para sair da rotina, mesmo que não disponha, na segunda metade, da figura impositiva de Rick Grimes (Andrew Lincoln). A ausência, neste caso, talvez seja o exato motivo por que é possível enxergar boas diferenças, uma vez que foi aberto o espaço para outros personagens merecidamente despontarem: Michonne (Danai Gurira), Daryl (Norman Reedus), Carol (Melissa McBride).

    A apresentação dos Sussurradores foi tão silenciosa quanto e enganadora quanto o próprio grupo. Deixou no ar, em alguns momentos, a real lealdade de Lydia (Cassady McClincy), esperou até os momentos finais para dar um golpe fatal na estabilidade emocional dos fãs — e dos sobreviventes.

    Jackson Lee Davis/AMC

    “A Calmaria Anterior”, penúltimo episódio da temporada, começa com as quatro comunidades — Alexandria, Hilltop, Oceanside e Reino — reunidas na feira organizada por Ezekiel (Khary Payton) e Carol. Há ares de civilidade por todos os lados, amplificados pela presença da líder de Alexandria e pelo pacto de proteção mútua que ficou acordado. Ainda que saibam do perigo que dobra a esquina, e organizem-se para enfrentar a iminente réplica de Alfa (Samantha Morton) pela acolhida de sua filha pelo outro grupo, estas são comunidades preocupadas em viver, e não apenas sobreviver mais um dia. Passaram-se anos desde a última grande tragédia trazida por Negan (Jeffrey Dean Morgan), e mesmo com a morte de Jesus (Tom Payne) pelas mãos dos Sussurradores, a rotina cruel de vidas interrompidas deixou de ser o habitual. As pessoas não estão em uma correria para garantirem a segurança de todos porque, em tese, esta já estaria assegurada.

    E é exatamente por isso que a forma como Alfa manda seu recado é chocante e fria.

    Jackson Lee Davis/AMC

    Antes mesmo de Siddiq (Avi Nash) revelas as estacas nos momentos finais do episódio, “A Calmaria Anterior” deixa, desde o início, os sinais de que as coisas não vão terminar bem, um sentimento que é apenas amplificado com o contraponto feito pela montagem, que contrapõe as cenas claras e estabilizadas do Reino com outras escuras, com cortes rápidos e planos fechados, do grupo de guerreiros na floresta. O golpe final de ver as cabeças em estacas — algo que remete imediatamente à cabeça empalhada de Ned Stark (Sean Bean) em Game of Thrones — é algo que, à sua própria maneira distorcida, despe aqueles personagens ainda mais de suas humanidades anteriores. É um choque que leva todos de volta aos níveis mais primitivos de sobrevivência a qualquer custo, reacendendo de imediato uma busca desenfreada por sangue e violência.

    É claro, houve perdas de personagens significativos que estavam construindo seu legado na série — Henry (Matthew Lintz), Enid (Katelyn Nacon) e Tara (Alanna Masterson) sobretudo —, mas o real impacto é a forma drástica como as mortes rompem com a evolução do grupo como sociedade. Isso é algo que o próprio Siddiq tenta aplacar com seu discurso, mas ainda precisaremos esperar para ver como a perda de um segundo filho vai afetar o psicológico de Carol.

    Jackson Lee Davis/AMC

    The Walking Dead retorna no próximo domingo, para o final de temporada. Quais surpresas ainda estão a caminho?

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top