Minha conta
    The Walking Dead S09E10: A origem de Alfa e Lydia

    Confira nossa análise de "Omega", 10º episódio da 9ª temporada de The Walking Dead.

    AMC

    ATENÇÃO! Contém spoilers do episódio 10 da 9ª temporada de The Walking Dead, "Ômega".

    Conheça Alfa. Ou melhor, descubra como a personagem de Samantha Morton se tornou a temível líder dos Sussurradores a partir do dia 23 do apocalipse zumbi. Essa foi a principal premissa do décimo episódio de sua nona temporada.

    Ao invés de mostrar Alfa em seu habitat natural, no acampamento dos Sussurradores, The Walking Dead resolveu apresentar a nova vilã de uma maneira diferente: com uma história de origem. Cumprindo a promessa da showrunner Angela Kang de mostrar flashbacks na série, a produção foi bem-sucedida em transformar o mistério de Alfa em um enigma até mesmo para os personagens envolvidos na trama.

    AMC

    Restrito a um nicho menor de personagens, o capítulo foi centrado em Hilltop. Seu ponto alto foi a conexão desenvolvida entre Henry (Matthew Lintz) e Lydia (Cassady McClincy), e a filha de Alfa e Daryl (Norman Reedus). É interessante ver o desenvolvimento da menina prisioneira, buscando informações do filho de Carol, para alguém que questiona sua realidade e a sociedade onde vive, graças a um "empurrãozinho" de Dixon. Em meio às discussões entre eles, a trama ainda consegue se aprofundar em temas como paternidade, violência contra a mulher, e como as pessoas podem ser produtos das sociedades onde vivem.

    AMC

    Por um lado, a escolha de roteiro de construir uma narrativa a partir da contação de história de Lydia conseguiu incitar um tom mais sombrio e de terror para a série, trazendo ares das primeiras temporadas. Só que, por vezes pareceu uma história mal contada. Faz sentido que a menina tenha passado por uma espécie de lavagem cerebral por sua mãe, e que suas memórias da infância tenham distorcido os eventos envolvendo seu pai. Porém, o gatilho para trazer tudo à tona — aparentemente o choro de uma criança em Hilltop — não foi convincente. Sem contar que, ao invés de criar um grande impacto com reviravolta no final do capítulo, quando descobrimos a crueldade da personagem de Morton, o arco apenas gerou confusão acerca do que estava sendo relatado.

    AMC

    É curioso que a produção tenha apresentado as dúvidas de Lydia sobre a sociedade dos Sussurradores tão logo ela apareceu na série. Não podemos deixar de notar que a produção bebe diretamente da fonte dos quadrinhos de Robert Kirkman para desenvolver a personagem, e que Henry esteja assumindo o papel que foi de Carl nas HQs como amigo e interesse amoroso da menina. Enquanto nos quadrinhos, os fortes instintos animais da garota sejam apresentados com ela lambendo o olho de Carl, a série fez a escolha de mostrá-la comendo minhocas.

    Já o destaque negativo do episódio foi o arco focado em Tara (Alanna Masterson) e as novas sobreviventes Magna, Yumiko, Connie e Kelly. Enquanto é compreensível que as mulheres queiram ir atrás dos desaparecidos Alden (Callan McAuliffe) e Luke (Dan Fogler), suas decisões vão longe demais. TWD provou, mais uma vez, como seus personagens podem ser estúpidos em situações de perigo. Querer sair à noite, para procurar alguém, normalmente já seria idiotice. Junte isso a um apocalipse zumbi, que possui não só mortos vivos mas também humanos que se fingem de zumbis.

    AMC

    Nem mesmo a cena emotiva de Kelly, explicando que Luke a resgatou anos antes, foi o suficiente para convencer o público da ideia estapafúrdia. A escolha do roteiro foi mostrar que talvez Tara não esteja tão certa de suas decisões como líder de Hilltop — diferentemente de seus antecessores Maggie e Jesus.

    No fim, nada disso importou. As moças voltaram com segurança à Hilltop, só para verem a chegada dos novos vilões. Apesar de Alpha não se importar com a filha, ela apareceu — sem máscara — no final do episódio com um grupo de sinistros Sussurradores à espreita. O mistério de Alden e Luke permanece, difícil saber se eles estão vivos, mas acreditamos que TWD não se livraria um nome forte como Dan Fogler tão cedo.

    AMC

    Os novos episódios da 9ª temporada de The Walking Dead são exibidos todos os domingos, às 23h30 nos canais Fox e Fox Premium.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top