Minha conta
    O Mundo Sombrio de Sabrina: Especulações sobre a segunda temporada

    Sabrina vai virar Rainha do Inferno? O namorado de Ambrose é um caçador de bruxas? O que a tia Zelda vai fazer com aquele bebê? Vem ver essas e outras teorias sobre a série da Netflix.

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers da primeira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina.

    A primeira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina deixou muitas pontas em aberto para o segundo ano da série. Curiosamente, desde antes do lançamento da produção na Netflix, já haviam sido encomendados 20 episódios, distribuídos em duas temporadas.

    Recentemente, o serviço de streaming anunciou também o lançamento do episódio especial de Natal, O Mundo de Sabrina: Um Conto de Inverno, no dia 14 de dezembro — que, conforme revela o cartaz, deve trazer de volta personagens que SPOILER já morreram. Ainda não sabemos se esse capítulo vai integrar a segunda temporada como um primeiro episódio especial (por exemplo, como aconteceu em Sense8).

    Pensando no que vem por aí, o AdoroCinema resolveu montar uma lista de especulações e teorias sobre a segunda temporada de O Mundo de Sabrina. Vem com a gente!

    Devoção a Satã

    Netflix

    Durante parte da primeira temporada, Sabrina (Kiernan Shipka) combate os ideais do Senhor das Trevas. Porém, por necessidade, a bruxinha assinou seu nome no Livro da Besta, se tornando uma serva de Satã em troca de ganhar mais poderes para salvar a cidade e seus amigos. Agora que ela é aluna em tempo integral da Academia de Artes Ocultas, resta saber se a personagem vai usar esse conhecimento para ir contra o diabo ou se vai aceitar as regras dele.

    Madame Satã / Srta. Wardwell

    Netflix

    Até agora, Sabrina acredita que a Srta. Wardwell (Michelle Gomez) é uma bruxa excomungada de seu clã. Mal sabe ela que trata-se de Madame Satã, no caso Lilith, primeira esposa de Adão, antes de Eva, que manipulou a jovem bruxa para que ela seguisse um caminho das trevas e, finalmente, assinasse o Livro da Besta. Mais cedo ou mais tarde, Spellman vai descobrir.

    Entretanto, pelo andar da carruagem, parece que o próprio Satã planeja promover Sabrina para Rainha do Inferno, agora que a bruxinha tem um contrato com ele. Só que, nesse caso, ele teria que enfrentar sua (até então) fiel escudeira e supostamente amada Madame Satã. Ou melhor, Wardwell teria que brigar com Sabrina, afinal, está esperando para assumir esse papel há muitos milênios.

    Profecia

    Netflix

    Se você se perdeu na história de que o Satã tem ideias maiores para Sabrina, não se preocupe, a gente explica: no sexto capítulo, a Sra. Wardwell conta ao tio Jesse, doente e condenado, que Sabrina teve que realizar um exorcismo em um mortal a fim de cumprir uma profecia que descreve como "apocalíptica".

    Desde então, temos visto sinais de que Sabrina é possivelmente uma precursora do apocalipse. Isso explicaria por que o Lorde das Trevas está tão envolvido em sua educação mágica, por que ela pode convocar o fogo do inferno e parece ter poderes mais fortes do que outras bruxas quando assina o Livro da Besta, sem contar a visão apocalíptica que ela teve quando comeu o fruto profético. Escrever seu nome no Livro deu a Sabrina o poder que ela precisa para lutar contra o Lorde das Trevas (se é que isso ainda é o que ela quer). Fingir ser uma bruxa completa pode ser parte de seu plano maior.

    Triângulo amoroso

    Netflix

    Considerando que Sabrina terminou com Harvey Kinkle (Ross Lynch) com receio de que ele se machuque e vai estudar em tempo integral na Academia de Artes Ocultas, Nick Scratch (Gavin Leatherwood) talvez tenha sua chance com a bruxinha e um triângulo amoroso se desenvolva ainda mais.

    Entretanto, há uma teoria de que Nick Scratch seja o demônio. "Old Nick" ("Velho Nick", na tradução) em inglês é um apelido para o diabo. "Sr. Scratch" é como o diabo se refere a si mesmo no conto "O Homem Que Vendeu a Alma" (original de "The Devil e Daniel Webster" — o mesmo Daniel Webster que defende Sabrina no tribunal). Seu nome seria literalmente "Diabo Diabo", e Gavin Leatherwood usou o emoji do diabo em seu primeiro post no Instagram sobre o personagem.

    Netflix

    Na trama, Nick também deu a Sabrina o diário que tinha a pista de abrir o quebra-cabeça que libertou Batibat na casa dos Spellman. Coincidência? Provavelmente não.

    O mistério do bebê

    Netflix

    Agora que Hilda (Lucy Davis) está se mudando de casa, Zelda (Miranda Otto) talvez tenha que criar a filha recém-nascida do Padre Blackwood (Richard Coyle) sozinha. O problema vai ser quando o Sumo Sacerdote descobrir que Spellman sequestrou sua filha, com o pretexto de que ele iria rejeitar sua filha ou transformasse o coven em um patriarcado liderado por seu filho.

    Enquanto Blackwood talvez desconheça a existência da menina agora, não será fácil para Zelda esconder esse segredo da Igreja da Noite — especialmente considerando a relação dela com Blackwood. Sem contar que Prudence (Tati Gabrielle) ajudou a fazer o parto, e provavelmente viu que Zelda escondeu a criança.

    Lembra quando Sabrina teve uma visão com bebês gêmeos? Um parecia normal, e o outro tinha pernas retorcidas e murchas. Não está claro se esses bebês são aqueles que Zelda ajudou Lady Blackwood a dar à luz, mas se são eles, então é inteiramente possível que essa peculiaridade física possa marcar a jovem como uma futura líder do coven.

    Netflix

    Outra teoria sugere que esse outro bebê com cascos seria o irmão gêmeo de Sabrina, separado dela no nascimento. Isso pode querer dizer que essa não é a primeira vez que Zelda separa irmãos ou rouba um bebê no nascimento. A especulação se baseia também na série dos anos 90 Sabrina, Aprendiz de Feiticeira. A sitcom teve uma história de três temporadas, na qual cada Spellman tem um gêmeo, sempre um do bem e um do mal. Quando a mãe de Sabrina diz que seu bebê foi levado depois do batismo durante a visita de Sabrina ao purgatório na produção da Netflix, isso dá ainda mais peso à idéia de que havia dois bebês Spellman nascidos naquela floresta. Ela também disse que as bruxas disseram que Sabrina estava morta, o que é definitivamente uma mentira que alguém diria se fossem roubar seu bebê.

    A morte dos pais de Sabrina

    Netflix

    Um dos mistérios da temporada certamente foram as circunstâncias suspeitas que cercam a morte dos pais de Sabrina. Cada vez que alguém menciona a morte deles, as pessoas agem de forma suspeita. A visita de Sabrina ao Limbo dos mortais revelou que ela poderia ter sido tirada de sua mãe, ainda bebê, contra a vontade dela. Sem contar que, só o fato de que a mãe de Sabrina estava no limbo, implica que ela foi morta antes de seu tempo (no caso, assassinada).

    Diante disso, aparece a teoria de que Zelda orquestrou o acidente de avião que (supostamente) matou seu irmão e sua esposa, possivelmente porque o Lorde das Trevas pediu a ela para fazer isso e ela não teve escolha. Talvez a culpa de Zelda em matar Hilda tantas vezes realmente vem de sua culpa por ter matado definitivamente seu outro irmão.

    Netflix

    Entretanto, outra teoria sugere que Edward Spellman (Georgie Daburas) está vivo. Detalhe: ele está no cartaz do especial de Natal de O Mundo Sombrio de Sabrina. Nos quadrinhos "Chilling Adventures of Sabrina", que inspiraram a série, Edward Spellman é o principal antagonista, fazendo coisas maldosas como propositalmente enlouquecendo sua esposa e possuindo o corpo de Harvey Kinkle. Na série Netflix, Edward tem sido citado apenas com elogios — como um defensor, reformista e especialista no estudo de Satã. Ninguém é perfeito, e alguém que parece impecável provavelmente está escondendo algo grande, especialmente em uma série em que nenhum personagem pode ser confiável por muito tempo. Há muitas perguntas não respondidas sobre a morte dos pais de Sabrina, mas talvez tenha sido apenas a mãe de Sabrina que morreu naquele acidente de avião. Ou talvez o incidente nunca tenha acontecido.

    Ambrose

    Netflix

    Quando vimos Ambrose (Chance Perdomo) pela última vez, ele tinha se apaixonado por Luke (Darren Mann) e tinha tido sua sentença de prisão domiciliar reduzida pelo Padre Blackwood. Enquanto é possível que ele aproveite ainda mais o mundo no exterior da casa dos Spellman na segunda temporada, ainda há um mistério sobre sua origem.

    Na adolescência, o primo de Sabrina, Ambrose estudava em Oxford, antes de praticar "magia com Houdini" e "pintar com expressionistas" para encontrar significado em sua existência chata. Ele finalmente encontrou inspiração graças a um carismático "jovem Crowley" (provavelmente uma referência ao ocultista britânico, Aleister Crowley). A amizade levou Ambrose a participar do plano de seu novo amigo para explodir o Vaticano. Ambrose foi pego e punido - a ficar em prisão domiciliar - mas se recusou a entregar seus colegas conspiradores. Quem será exatamente esse "jovem Crowley"?

    Netflix

    Uma teoria — um tanto quanto improvável — sugere que, diante do tratamento "especial" dado por Blackwood a Ambrose que o jovem pode ser mais um dos filhos do Sumo Sacerdote, fora de seu casamento, assim como Prudence.

    Caçador de bruxas

    Netflix

    Ambrose conheceu seu interesse amoroso Luke no funeral de Connor, o jovem bruxo criado por mortais que fora assassinado. Só que, ao longo da temporada, nunca descobrimos quem matou o ex-namorado de Luke. O episódio que introduziu o personagem implicou fortemente que Luke matou a iguana, o familiar de seu ex. Sem contar que os pais do rapaz teriam se "suicidado", o que não parece muito provável, considerando como eles foram apresentados na série.

    Luke foi apresentado como um bruxo, mas isso não significa que ele não esteja caçando sua própria espécie. Se a segunda temporada vai explorar os caçadores de bruxas Kinkle, Luke pode ser incluído na jogada para complicar ainda mais a trama de caça às bruxas. Sabemos que nessa série não se pode confiar em ninguém. O que complica um pouco as coisas nesse caso é que Luke de fato se apaixonou por Ambrose — ou pelo menos declarou seu amor — por causa da poção de amor que tia Hilda colocou em sua bebida.

    Netflix

    Doutor Cerberus

    É uma rasteira atrás da outra quando os mistérios de O Mundo Sombrio de Sabrina começam a surgir. O simpático dono da livraria Dr. Cerberus (Alessandro Juliani) sugere começar um relacionamento com Hilda, mas logo descobrimos que ele não é bem que parece ser. No final da temporada, os olhos do Dr. Cee começaram a brilhar em amarelo, como um demônio, sem que Hilda saiba. Isso pode significar que, na verdade, ele é realmente o cão de três cabeças que guarda o inferno, Cérbero, junto com os dois irmãos que ele mencionou.

    Netflix

    Com a revelação de que a Sra. Wardwell é na verdade Lilith, a primeira esposa maligna de Adão na mitologia judaica, outra teoria coloca o Doutor como Azazel, um anjo caído associado a bodes expiatórios que foi retratado como tendo olhos amarelos brilhantes.

    A ascendência dos Putnam

    Netflix

    Apesar de serem mortais, as amigas de Sabrina têm algumas experiências sobrenaturais. Roz (Jaz Sinclair), por exemplo, possui um "sentido" especial, que a alerta de determinadas situações e revelações envolvendo bruxas. Já Susie (Lachlan Watson) consegue ver sua ancestral Dorothea Putnam (Anastasia Bandey).

    Existem muitas possibilidades para a verdadeira identidade de Dorethea. Ela poderia ser a Sra. Wardwell tendo uma nova aparência para se inserir ainda mais na vida de Sabrina através da influência de Susie. A ideia de Susie tentar roubar um livro veio depois que Dorethea chegou ao local, então há razões para acreditar que ela não é um bom espírito. Uma teoria vê Dorethea como o demônio no poço, chamando Susie e tentando atingir seu objetivo de erradicar a família de Susie de supostos "pecadores". Ou talvez ela seja apenas um fantasma. De qualquer maneira, é mais pano para manga para a próxima temporada!

    Netflix

    Além disso, considerando que Susie é não-binária como Lachlan Watson, a atriz que a interpreta, é possível que vejamos mais da jornada e descoberta da personagem sobre si mesma no segundo ano da série.

    A primeira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina está disponível na Netflix. O episódio especial de fim de ano da série tem estreia marcada para o dia 14 de dezembro. Leia nossa crítica e confira as entrevistas exclusivas com o elenco no set de filmagens.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top