Meu AdoroCinema
O Mundo Sombrio de Sabrina: Série aposta em representatividade com elenco feminino e personagens não-binário e pansexual (Visita a set)
Por Vitória Pratini / Transcrição: Leo Salerno — 20/10/2018 às 12:40
facebook Tweet

Ross Lynch exaltou a alegria de participar de uma produção com protagonismo feminino.

O Mundo Sombrio de Sabrina, inspirado no quadrinho "Chilling Adventures of Sabrina", do showrunner Roberto Aguirre-Sacasa (o mesmo de Riverdale), aposta em representatividade. A série da Netflix não só apresenta personagens femininas fortes — como a própria Sabrina, as tias Hilda e Zelda, a vilã Madame Satã, as Weird Sisters (Irmãs Estranhas, em tradução livre) e as amigas humanas da bruxinha, Susie e Roz — como também traz outros protagonistas que devem ressoar com o público.

Em meio a temáticas como bruxaria, necromancia, debates familiares e dramas adolescentes, a produção retrata assuntos mais sérios, que estão muito em voga nos dias atuais. O AdoroCinema visitou o set da produção em Vancouver, no Canadá, e conversou com o elenco sobre a importância de trazer esses assuntos à tona.

"Os temas que falamos em O Mundo Sombrio de Sabrina não são completamente frívolos", comentou Michelle Gomez, que interpreta a professora Mary Wardell/Madame Satan. "Uma audiência mais jovem vai se identificar porque nós vamos lidar com bullying, com empoderamento feminino, com questões de gênero, e com individualidade e inclusividade, que são temas muito fortes hoje em dia, que estão saltando das caixas que os enclausuramos", explicou.

Netflix
Michelle Gomez e Kiernan Shipka no set de O Mundo Sombrio de Sabrina.

A protagonista Kiernan Shipka, que interpreta a meio bruxa, meio mortal Sabrina, exaltou sua alegria em estrelar uma série que trata de questões importantes. "Acho que estamos em um momento emocionante para as mulheres, é uma nova fronteira. Eu cresci sendo uma feminista, estou orgulhosa disso, e eu estou animada que tópicos como o feminismo, igualdade de gênero e empoderamento feminino estejam em destaque agora. É um tempo animador para ser uma mulher na televisão e eu tenho muita esperança para o futuro. Eu cresci vendo mulheres fortes trabalharem e é animador ver isso se espalhar", disse a jovem que ficou conhecida por seu papel mirim em Mad Men.

De acordo com Ross Lynch, que vive o namorado de Sabrina, Harvey Kinkle, um dos méritos de O Mundo Sombrio de Sabrina é o fato de ter um forte protagonismo de mulheres. "Adoro fazer parte desse elenco predominantemente feminino, nós também já tivemos algumas mulheres diretoras e isso é importante nesse momento", comentou, exaltando que gosta que temas atuais como sexualidade e individualidade "simplesmente surgem no roteiro", como quem não quer nada.

Netflix
Shipka e Ross Lynch como Sabrina e Harvey.

Apesar de ser atemporal, a produção trata de temas que existem "desde sempre", comentou Lachlan Watson, que vive a jovem Susie Putnam, amiga de Sabrina. "Mostrar desse jeito é fascinante para mim, porque não são temas isolados, que surgiram agora, não é o assunto do momento, é algo que está sendo falando agora porque só agora nós nos levantamos e mostramos que tudo bem ser quem somos", exaltou a atriz. "Mas é algo que o mundo está batalhando desde sempre."

Além de Sabrina, outras importantes personagens femininas na trama da produção são as tias de Sabrina, Hilda (Lucy Davis) e Zelda (Miranda Otto), que têm uma relação fraternal bastante peculiar.

"[A Miranda Otto] é incrível, às vezes eu fico parada só vendo as cenas dela", elogiou Lucy Davis sobre a colega de elenco. "Mas nós somos muito diferentes. A Hilda vai ser mais amável e materna", disse sobre sua personagem. "Enquanto a Zelda é mais rígida e devota, o que a Hilda nem sempre concorda. Mas o que eu amo é o que ela esconde, porque você pensaria que a Hilda é mais carente, mas ela não é nem um pouco. Ela está bem sozinha e é a Zelda, que parece que tem tudo sobre controle, que mais precisa da Hilda, então nós gostamos muito dessa dinâmica."

Netflix
Sabrina e as tias Hilda e Zelda.

O Mundo Sombrio de Sabrina ainda apresenta Susie Putnam, uma das amigas humanas de Sabrina, que passa por uma das situações citadas. A jovem, interpretada pela atriz não-binária Lachlan Watson, sofre bullying na escola. Segundo a atriz, "Susie tem um grande coração e muita coragem, Isso é uma história muito positiva para as pessoas, principalmente as mais jovens, verem alguém se manter firme mesmo com o bullying e as adversidades".

"Eles falaram que estavam procurando uma pessoa jovem, andrógina, meio tom boy, um pouco estranha, e [meu agente] disse 'Eu tenho a pessoa certa para vocês'", revelou Watson, ao contar que sua audição trazia um momento bastante emocionante para Susie. "Tive uma conexão imediata com a personagem".

Netflix
Lachlan Watson como Susie e Jaz Sinclair como Roz.

Watson trouxe, inclusive, parte de suas experiências pessoais para a série. "Os temas e as dificuldades que a Susie passa são coisas que eu enfrentei durante toda a minha vida. Então, poder me basear nisso e mostrar para uma grande audiência é maravilhoso, poder trazer atenção para coisas que eu me importo muito e mostrar alguém que é quem quer ser, sem culpa ou remorso, apesar das dificuldades e de apanhar, quase literalmente."

"Isso me faz sentir que todas as dificuldades que eu passei valeram a pena, que eu sou quem eu sou agora porque eu posso ter o potencial de ajudar mais alguém, de mostrar a alguém que está tudo bem em ser você mesmo", exaltou a atriz. "Não importa quem você é e onde você está, você pode se ver nesse personagem".

Netflix
Mary Wardell, Susie, Roz, Sabrina e Harvey.

A jovem ainda espera que a história de sua personagem gere identificação com o público. "Susie conta uma história que é normalmente ignorada ou mal compreendida, ela não é uma vítima, ela cresce e passa por cima eles", disse ela. "Se eu posso tirar algo como justiça [pelo o que passei] é que espero que possa trazer um pouco de representação para alguém como o meu eu de nove anos, que vai ver e saber que tudo bem ser você mesmo. Ver isso representado de um jeito tão bonito, definitivamente é o meu objetivo. Espero  afetar pelo menos um jovem ou dois, mostrar que está tudo bem, de um jeito divertido, interessante, assustador e excêntrico. Realmente mergulhar nesses temas e falar deles, e mostrar que se pode falar sobre eles", comentou.

Não só as personagens femininas — ou mesmo a não-binária — geram representatividade entre o público. Chance Perdomo interpreta o primo da protagonista, Ambrose, que é um necromancer, britânico e pansexual.

Netflix
Chance Perdomo como Ambrose.

Segundo o ator, ser pansexual "faz parte da identidade do personagem". "De quem ele gosta, por quem se sente atraído, como se sente por dentro e escolhe se expressar. Isso é muito importante para ele. Bruxas tendem a ser, pelo que eu sei até agora, bem liberais. Então, é um ambiente bem aberto para ele ser ele mesmo. A série não necessariamente entra fundo nisso, só trata com cuidado e amor", revelou.

Perdomo ainda comentou que acredita que seu personagem faz ressoar com as pessoas ao redor do mundo, e não só pelo aspecto da pansexualidade. "O Ambrose, como um personagem, vai definitivamente gerar identificação com as pessoas porque ele se importa, ele ama abertamente mas coloca uma máscara para o mundo, como a maioria de nós faz diariamente para esconder quem realmente somos. Mas o Ambrose se mantém verdadeiro consigo mesmo, ainda que o mundo não concorde com ele."

Entretanto, o primo de Sabrina foi condenado a passar a eternidade na casa das Spellman. Apesar de ficar revoltado, "ele ainda tem seus truques, mas definitivamente fica entediado, deprimido ou ansioso, como qualquer um de nós ficaria. Só que Ambrose ainda é uma pessoa simpática e carismática, mesmo que ele tente mostrar uma atitude insensível, como um mecanismo de proteção. Ele é como qualquer um de nós, exceto pelo fato de que pode trazer os mortos de volta à vida", brincou.

Netflix
O Mundo Sombrio de Sabrina é uma história de amadurecimento.

Ainda que trate de questões sérias, O Mundo Sombrio de Sabrina consegue trazer isso de forma "fabulosa, divertida e até um pouco assustadora", revelou Michelle Gomez. "Não de uma maneira gratuita e aterrorizante, mas espirituosa, até esperançosa", explicou ela. "Tem momentos em que você vê a esperança no rosto da Sabrina e eu me sinto mal por a estar manipulando. Mas tenho que fazer isso", brincou sobre o lado vilanesco de sua personagem. "O rosto que eu tenho infelizmente dita que eu sempre vou fazer papéis de bruxas e vilãs, então para mim é um pouco desafiador ser boazinha, mas eu estou bem na minha área sendo a Madame Satã", completou.

Sabrina é uma menina que está deixando a adolescência e entrando na vida adulta, ao mesmo tempo em que tem que tomar a decisão de escolher entre o mundo dos bruxos, da sua família, e o mundo dos mortais, do seu namorado e amigos. "Ela está nesse ponto da vida descobrindo seus poderes e o quão forte ela é, e isso é uma experiência muito similar com a de adolescentes — claro que sem bruxarias", comentou Kiernan Shipka. "É muito interessante vê-la explorar seus poderes e o que ela pode fazer com eles, enquanto ela descobre como viver sua vida."

O Mundo Sombrio de Sabrina tem estreia marcada para o dia 26 de outubro. Leia nossas primeiras impressões sobre a produção, e a matéria anterior sobre visita ao set.

facebook Tweet
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Novas séries mais esperadas
The Umbrella Academy
1
The Umbrella Academy
Fantasia
Estreia
15 de fevereiro de 2019 em Netflix
Narcos: México
2
Narcos: México
Drama, Policial
Estreia
16 de novembro de 2018 em Netflix
Todos os vídeos
The Truth About The Harry Quebert Affair
3
The Truth About The Harry Quebert Affair
Drama, Policial
Estreia
21 de novembro de 2018 em Epix
Baby
4
Baby
Drama
Estreia
30 de novembro de 2018 em Netflix
Todos os vídeos
Novas séries mais esperadas
Últimas notícias de séries
Jack Reacher será protagonista de sua própria série
NOTÍCIAS - Produção
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Jack Reacher será protagonista de sua própria série
Star Wars: Gina Carano se junta a Pedro Pascal em The Mandalorian
NOTÍCIAS - Produção
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Star Wars: Gina Carano se junta a Pedro Pascal em The Mandalorian
Confirmado crossover entre The Big Bang Theory e Young Sheldon
NOTÍCIAS - Produção
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Confirmado crossover entre The Big Bang Theory e Young Sheldon
Westworld: Antonio Banderas é cotado para a 3ª temporada
NOTÍCIAS - Visto na web
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Westworld: Antonio Banderas é cotado para a 3ª temporada
Wild Cards: Obra antológica de George R.R. Martin será adaptada em múltiplas séries de TV
NOTÍCIAS - Produção
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Wild Cards: Obra antológica de George R.R. Martin será adaptada em múltiplas séries de TV
Ilha de Ferro: Série protagonizada por Cauã Reymond é renovada por mais duas temporadas
NOTÍCIAS - Negócios
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Ilha de Ferro: Série protagonizada por Cauã Reymond é renovada por mais duas temporadas
Notícias de séries
Back to Top