Minha conta
    Padre Brown: Mark Williams revela o que o cativou na série da BBC (Entrevista Exclusiva)

    Produção, estrelada pelo eterno Arthur Weasley de Harry Potter, estreia na TV Cultura nesta sexta-feira (28).

    Mark Williams é mais conhecido no Brasil por interpretar Arthur Weasley na saga Harry Potter. Entretanto, no Reino Unido, o ator também é famoso por estrelar a série Padre Brown, na qual interpreta um padre com um talento impressionante para solucionar crimes.

    O AdoroCinema conversou com exclusividade com Mark Williams sobre a série da BBC, que chega inédita à TV Cultura nesta sexta-feira (28).

    Father Brown (no original) é livremente baseada em uma história do escritor inglês G.K. Chesterton, obra que foi de grande inspiração para Williams. "Eu li os contos do Chesterton sobre o personagem e era um homem tão interessante. Apesar de ser criticado pelo mundo, naquela época, ele é realmente envolvido com sua humanidade", revelou o ator, em entrevista.

    "A primeira história escrita por Chesterton é uma brilhante introdução ao personagem, porque você não sabe que o Padre Brown vai ser o herói, você acha que o herói vai ser o policial, o Inspetor Valentine, ou talvez o bandido, o Flanders, mas, na metade da história, você percebe que o padre tímido e calado é o herói e é uma ótima maneira de se apresentar alguém", explicou ele sobre o que o cativou a encarnar o personagem. "E é um ótimo personagem, porque ele não é extrovertido ou confiante; é um homem tímido e pequeno, comparado ao jeito que ele aborda o mundo. É ótimo interpretá-lo."

    BBC

    A série é ambientada no interior da Inglaterra dos anos de 1950, com estações de trem, grandes casas interioranas de arquitetura vitoriana e jardins secretos. Segundo Williams, criar a atmosfera para a produção foi um desafio que a equipe tirou de letra, através de muita pesquisa. "Os figurinos e o cenário ajudam muito, e o jeito como as pessoas reagem a isso tudo. Fomos bem cuidadosos com a linguagem, para não falarmos de uma maneira mais moderna. Tentamos fazer com que se parecesse o máximo possível com a década de 50."

    O ator ainda explicou seu processo para compor o personagem do Padre Brown. "Quando eu crio um personagem eu leio muito, então eu li muito sobre padres, sobre a Igreja Católica naquela época, muita coisa de história, sobre a Inglaterra na década de 50, e também li os livros de Chesterton."

    BBC

    Tratando-se em um detetive amador, Williams comentou que segue as pistas que estão no roteiro da série para viver Brown, mas não descarta a possibilidade de ser um detetive de verdade a partir de agora. "Talvez", brincou ele. "Eu aprendi algumas coisas, por exemplo, que as pessoas normalmente não falam o que querem dizer."

    Apesar de ter tirado alguns ensinamentos da produção, o ator não chegou a considerar que poderia ensinar algo aos espectadores. Entretanto, arriscou: "Talvez ensine a não julgar.. Não julgue e você sempre será surpreendido", considerando que o protagonista da série, um padre tímido, não tem perfil de que seria um detetive com talentos ocultos.

    No Reino Unido, Padre Brown já está em sua sexta temporada — com uma sétima prevista para o início de 2019. Williams comentou sobre o desafio de viver um mesmo personagem por tanto tempo, especialmente um de origens literárias. Não só Padre Brown, com quem "convive" desde 2013, mas também Arthur Weasley, que teve a chance de interpretar em sete filmes da franquia Harry Potter. "Fui uma pequena parte de Harry Potter", revelou, humilde.

    "É como vinhos e queijos, ficam melhores com o tempo", disse ele, então, sobre seus personagens ao AdoroCinema. "Definitivamente não é fácil porque você continua sendo outra pessoa. Mas seu personagem, conforme você o interpreta, tem mais vida, mais história."

    BBC

    "Meu personagem é diferente do Arthur Weasley dos livros, o meu Padre Brown é diferente do livro de Chesterton", completou ele, explicando que as obras originais são apenas um ponto de partida. "Você tem que trazer algo seu para o personagem, senão está só imitando. Você precisa pegar a alma, o coração do personagem; fazê-lo humano, real."

    Padre Brown — que já teve a participação de outros atores da saga Harry Potter, como Jessie Cave (Lila Brown) e Nick Moran (Scabior) — é um sucesso de público no Reino Unido e em diversos países ao redor do mundo, e agora também terá a chance de alcançar espectadores brasileiros. Para Williams, poder levar uma produção para outros lugares é o grande mérito de se ter uma boa história para contar. "Acho que as pessoas ao redor do mundo gostam da série porque as histórias são boas. Nós nos identificamos com as mesmas coisas. Você pode ler um conto chinês, brasileiro, caribenho, escandinavo, o que importa é ser uma boa história, e é isso que ressoa com as pessoas."

    BBC

    Além disso, o ator revelou estar animado com a estreia de Padre Brown no Brasil. "Eu nunca estive aí mas adoraria ir".

    Quem sabe ele não vem ao Brasil em breve? Esperemos para ver. Enquanto isso, Padre Brown estreia nesta sexta-feira (28), às 22h30 na TV Cultura. A primeira temporada tem 70 episódios de 52 minutos cada um. Sorcha Cusack, John Burton, Nancy Carroll e Alex Price completam o elenco.

     

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top