Meu AdoroCinema
O que a volta do Capitão Picard significa para o universo de Star Trek (Análise)
Por Vitória Pratini — 18/08/2018 às 12:13
facebook Tweet

Patrick Stewart retornará ao icônico papel à nova série da CBS.

Paramount

Sir Patrick Stewart voltará ao papel de Jean-Luc Picard na nova série de Star Trek e os fãs da franquia espacial estão muito animados para saber como isso vai acontecer.

Tudo começou quando o produtor executivo de Star Trek: Discovery, Alex Kurtzman, anunciou, em junho, que tinha fechado um acordo com a emissora CBS para desenvolver novas séries, minisséries e outros conteúdos da franquia Jornada nas Estrelas. Pouco antes, Patrick Stewart deu a entender que poderia retornar à franquia. Então, meses depois veio a notícia: Picard de fato vai voltar em sua série própria.

E o que isso significa para Star Trek? Já foi dito que a produção não é um reboot e que focará em um "novo capítulo" na vida de Picard — ou seja, nada de Capitão na ponte da Enterprise.

Ambientando a nova série

Paramount

Considerando que Star Trek: Discovery se passa dez anos antes da série clássica de Jornada nas Estrelas, e A Nova Geração é ambientada cerca de 100 anos após os anos do Capitão Kirk (William Shatner), o mais provável é que a nova produção se situe ainda mais no futuro.

Mas quando? Para isso, é preciso fazer uma breve recapitulação. Jornada nas Estrelas: A Nova Geração chegou ao fim em 1993, após sete temporadas no ar, seguido por diversos filmes, sendo o último deles Nêmesis, de 2002 — com Tom Hardy (!) no papel do clone de Picard.

O episódio final da série de TV mostrou Picard saltando pelo tempo enquanto demonstrava ao onipotente Q (John de Lancie) o potencial da raça humana. Durante as viagens do capitão da Frota Estelar por diferentes épocas, ele visitou um período cerca de 20 anos no futuro e viu a si mesmo, mais velho, vivendo uma vida tranquila em comparação aos seus dias no espaço e seguindo a tradição de sua família: cuidando de sua vinícola na França.

Paramount

Uma possibilidade é que a produção seja ambientada após os eventos de Nêmesis, que terminou com Data (Brent Spiner) se sacrificando e William Riker (Jonathan Frakes) se tornando Capitão, enquanto Picard saia para resolver questões diplomáticas com os Romulanos.

No entanto, levando em conta que somente Patrick Stewart foi confirmado no elenco — pelo menos, até agora — é possível especular que a nova série seja de fato ambientada naquele futuro visto por Picard. Afinal, na vida "aqui fora" de fato não só 20 anos, mas 25 anos, se passaram desde o término de A Nova Geração, e Stewart agora está próximo da idade que seu personagem teria na época futura.

O conceito de envelhecimento e aposentadoria sempre foi um fascínio para Star Trek — um tema chave de A Ira de Khan, por exemplo, foi Kirk aceitando sua promoção a Almirante e dizendo adeus para aventuras espaciais. O personagem acabou voltando para a capitania, mas e se Picard seguisse uma rota semelhante? Ele poderia ser promovido a Almirante, colocando em prática suas experiências de diplomacia. Outra opção seria guardar o uniforme e viver uma vida tranquila no campo, até que algo acontecesse e exigisse seu retorno à ação.

Enquanto a era de Jornada que teoricamente seria retratada nesta nova série é relativamente pacífica (em comparação com a Guerra do Domínio mostrada em Deep Space Nine ou o conflito Klingon que dominou a 1ª Temporada de Discovery), não faltam questões políticas intergalácticas que poderiam precisar da diplomacia constante que um oficial experiente como Picard poderia oferecer.

Afinal, enquanto Kirk tinha a coragem e o coração, Jean-Luc tinha as habilidades de intelecto, disciplina e diplomacia. Na verdade, a trajetória de carreira de Picard poderia essencialmente refletir a própria trajetória de Spock (Leonard Nimoy), que deixou de servir ativamente na Frota Estelar para se tornar um embaixador e diplomata.

Pelo menos, uma coisa é certa: a nova série deve fugir do padrão procedural de A Nova Geração — um caso por semana, por vezes independente do restante da temporada — tal como já ocorre em Discovery.

Das telonas para as telinhas

Deixando de lado as possibilidades sobre a trama da nova série sobre Star Trek, chegou a hora de comentarmos o real motivo de esses programas estarem sendo produzidos.

Voltemos a 2009, quando J.J. Abrams trouxe de volta às telas Star Trek, com um reboot estrelado por Chris PineZachary Quinto nos papéis de Kirk e Spock. A nova franquia gerou três filmes, o último não muito bem sucedido nas bilheterias, e promete ter um quarto. Porém, Pine e Chris Hemsworth (que intérpreta o pai de Kirk) estariam enfrentando problemas nas negociações de seus salários para Star Trek 4, o que pode colocar a produção em risco.

Ao mesmo tempo, parece que Quentin Tarantino e J.J. Abrams já estão trabalhando em outro filme de Star Trek — desta vez, proibido para menores, como já era de se esperar do cineasta. Patrick Stewart, inclusive, revelou que estaria disposto a interpretar Picard para Tarantino, mas, pelo jeito, Kurtzman fisgou o ator primeiro.

Enquanto Jornada nas Estrelas não está lá tão bem das pernas na indústria cinematográfica, nada mais justo que — diante do sucesso de Star Trek: Discovery — a CBS esteja investindo em outras produções televisivas da saga. Por isso, Kurtzman está trabalhando em não uma, não duas, mas cinco novas séries na televisão. Sem contar que há, sim, muito material a ser explorado.

CBS

É interessante notar que, quando as séries Jornada nas Estrelas e A Nova Geração chegaram ao fim, foi um curso natural que as produções ganhassem filmes — entre os finais dos anos 70, até os 90. A partir de 2017, com o lançamento de Discovery, parece que o movimento inverso está ocorrendo e Star Trek está, gradualmente, retornando à televisão.

A volta de Picard

Agora analisemos a escolha do protagonista da nova série: o Capitão Picard, um dos mais queridos das séries lançadas na década de 90, com inúmeras frases de efeito (entre elas, "make it so" e "engage") e um carisma e liderança de tirar o chapéu. Além do favoritismo do personagem, há o trunfo de ele ser interpretado por Patrick Stewart.

Após finalizar Jornada nas Estrelas: A Nova Geração e enquanto participava dos filmes da franquia, o ator encarnou o Professor Charles Xavier na franquia X-Men, papel que o tornou um ícone para os fãs de adaptações cinematográficas de quadrinhos, desde o primeiro filme até Logan, em 2017. Os fãs dos mutantes, inclusive, almejam que Stewart retorne ao papel de Xavier na série Legion — afinal, o protagonista David (Dan Stevens) nas HQs é filho do Professor. Enquanto o ator já revelou que estaria disposto a interpretar Xavier na produção, isso ainda não parece estar perto de acontecer.

Fox
Cena de Logan.

Sir Patrick Stewart não é só um nome recorrente nas telonas, ganhando fama entre o grande público com X-Men e Star Trek, mas também é um grande astro dos teatros. Ele estrelou muitas produções Shakespearianas e escreveu e por muitos anos protagonizou uma "versão de um homem só" de "Um Conto de Natal", de Charles Dickens.

Ou seja, Alex Kurtzman e a CBS têm a sorte de ter Stewart de volta como Jean-Luc Picard. Em termos de atuação, ele certamente fará um bom trabalho. E, pela sua carreira, poderia dizer que dificilmente ele escolhe projetos duvidosos. Entretanto, ele participou de X-Men - O Confronto Final e Emoji: O Filme. Veremos. Pelo menos, por Star Trek: Discovery, já sabemos que a intenção de trazer Jornada de volta e com qualidade é boa.

E você, o que espera da nova série protagonizada por Stewart no papel de Picard?

Jornada Nas Estrelas: A Nova Geração Sequência de Abertura

 

facebook Tweet
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Séries novas mais esperadas
Pretty Little Liars: The Perfectionists
1
Pretty Little Liars: The Perfectionists
Drama, Suspense
Estreia
20 de março de 2019 em Freeform
Todos os vídeos
The Act
2
The Act
Drama, Terror
Estreia
20 de março de 2019 em Hulu
Ultraman (2019)
3
Ultraman (2019)
Ação, Animação
Estreia
1 de abril de 2019 em Netflix
Todos os vídeos
Hanna
4
Hanna
Drama, Suspense
Estreia
29 de março de 2019 em Amazon
Todos os vídeos
Novas séries mais esperadas
Últimas notícias de séries
The Umbrella Academy: Crítica da 1ª temporada
NOTÍCIAS - Produção
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
The Umbrella Academy: Crítica da 1ª temporada
Veep: Confira o trailer da temporada final
NOTÍCIAS - Visto na web
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
Veep: Confira o trailer da temporada final
Jessica Jones e O Justiceiro são canceladas pela Netflix
NOTÍCIAS - Negócios
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
Jessica Jones e O Justiceiro são canceladas pela Netflix
Carmen Sandiego é renovada para 2ª temporada
NOTÍCIAS - Negócios
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
Carmen Sandiego é renovada para 2ª temporada
The Walking Dead S09E10: A origem de Alfa e Lydia
NOTÍCIAS - Produção
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
The Walking Dead S09E10: A origem de Alfa e Lydia
The Walking Dead: Samantha Morton explica sua abordagem para a origem de Alpha
NOTÍCIAS - Visto na web
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
The Walking Dead: Samantha Morton explica sua abordagem para a origem de Alpha
Notícias de séries
Top séries
The Umbrella Academy
1
Direção: Steve Blackman
Elenco: Ellen Page, Robert Sheehan, Tom Hopper
Aventura, Fantasia
The Walking Dead
2
The Walking Dead
Direção: Scott M. Gimple, Glen Mazzara, Robert Kirkman
Elenco: Norman Reedus, Andrew Lincoln, Jon Bernthal
Drama, Terror
The Handmaid's Tale
3
Direção: Bruce Miller
Elenco: Bradley Whitford, Elisabeth Moss, Joseph Fiennes
Drama, Ficção científica
Sex Education
4
Direção: Laurie Nunn
Elenco: Asa Butterfield, Emma Mackey, Ncuti Gatwa
Comédia , Drama
Séries mais consultadas
Back to Top