Minha conta
    Arrested Development: Jessica Walter revela que sofreu agressão verbal de Jeffrey Tambor

    Em uma extensa entrevista concedida ao The New York Times, o assunto foi levantado, Jason Bateman defendeu o colega e também foi amplamente criticado nas redes sociais.

    Aaron Richter/The New York Times

    O clima pesou em uma entrevista do elenco de Arrested Development ao New York Times.

    Jeffrey Tambor, Tony Hale, Jason Bateman, Jessica Walter, Alia ShawkatWill ArnettDavid Cross concederam uma entrevista ao jornal tratando da quinta temporada da comédia de Mitchell Hurwitz. Durante a conversa, obviamente o assunto mais delicado do momento — a polêmica demissão de Tambor de Transparent e as acusações de “mau comportamento” — veio a tona. Em um momento, Jessica Walter relembrou a ocasião em  que Tambor a agrediu verbalmente nos sets de filmagem, chegando a chorar durante a entrevista. O alvo das críticas do público, no entanto, foi a posição dos atores Jason Bateman, Tony Hale e David Cross, que defenderam a atitude de Tambor ignorando a colega de elenco.

    “Eu fui muito mais profundo neste assunto com o The Hollywood Reporter, e neguei as acusações, mas a conclusão é que eu não vou mais interpretar Maura. Vou sentir falta daquele elenco. Eu amo aquele elenco, e a resposta é que eu adoraria fazer Arrested [por outras temporadas, caso haja renovação]”, declarou Tambor.

    Quando o jornalista Sopan Deb insistiu no assunto, lembrando até o fato de Tambor ter confirmado ao THR que chegou a se exaltar verbalmente com Jill Soloway e alguns diretores de Transparent. Walter explica que a entrevista foi o motivo por que ela decidiu se abrir quanto à agressão que ela mesma sofreu no set de Arrested; neste momento, Bateman interveio, aparentemente em tom de brincadeira: “O que todos nós já fizemos, aliás.” A atriz rebateu: “Ah, você nunca gritou comigo! Você nunca gritou comigo daquele jeito.”

    “Mas isso é uma família e famílias, sabe, têm amor, risadas, discussões — novamente, não para minimizar, mas muita coisa acontece em 15 anos”, seguiu defendendo Bateman. “Não sei absolutamente nada sobre Transparent, mas sei muito sobre Arrested Development. E eu posso dizer que não importa o que qualquer um aqui nesta sala tenha feito — e nós fizemos muita coisa, uns com os outros, para os outros, contra os outros — eu não trocaria isso por nada e tenho zero reclamações.”

    Em um segundo momento da entrevista, Walter, em meio a lágrimas, teve um momento de realização:

    “Deixe-me dizer só uma coisa que eu percebi durante esta conversa. Eu preciso deixar esta raiva que sinto dele para trás. Ele nunca cruzou a linha na nossa série, sabe, com nenhum comportamento sexual ou nada do tipo. Verbalmente, sim, ele me assediou, mas ele pediu desculpas. Eu preciso deixar isso para trás. E eu preciso te dar a chance de sermos amigos novamente”, disse, dirigindo-se a Tambor.

    “Mas é difícil porque, honestamente — Jason diz que isso acontece o tempo todo”, seguiu. “Em 60 anos de trabalho, ninguém nunca gritou comigo daquele jeito em um set. É difícil lidar com isso, mas já superei agora. Eu acabei de superar aqui, agora, para o The New York Times.”

    Após isso, Tony Hale e David Cross entraram no assunto e começaram a debater os motivos (e as prováveis justificativas) para comportamentos agressivos.

    “Acho que é importante notar — e isso não foi notado — que esse tipo de comportamento que foi descrito, ele não começou do nada. Não foi de zero a 60. Há um efeito cumulativo às vezes”, justificou Cross.

    “Você tem pessoas com processos diferentes que colidem e convergem às vezes. Então Jeffrey não está simplesmente surgindo do nada e indo para cima de alguém como um cara completamente desequilibrado”, continuou Bateman. “Não é para dizer que [Walter] mereceu. Mas isso não é um vácuo — famílias se unem e certas dinâmicas colidem de vez em quando. Há todos os tipos de coisas que influenciam, então é um pouco raso destacar um detalhe particular, e isso está tomando toda a atenção de nosso programa.”

    Nas redes sociais, a entrevista repercutiu negativamente, sobretudo em relação à posição de Bateman. Críticos de televisão e fãs da série atentaram para as falas de Bateman, acusando-o de ter justificado o comportamento de Tambor em detrimento do momento delicado de Walter.

    Em seu perfil no Twitter, o ator retornou ao fato.

    “Após a entrevista e depois de ter ouvido os pensamentos das pessoas sobre ela, eu percebi que estava errado. Parece que eu estou desculpando [a atitude]. Eu não estou. Parece que estou isentando Jeffrey. Não estou. Parece que estou sendo insensível com Jessica. Não estou. De fato, eu fiquei horrorizado por não ter estado mais atento ao fato de como o incidente a afetou.

    Eu estava ansioso para que Jeffrey soubesse que eu estou do lado dele em seus exercícios para aprender, crescer, e peço desculpas por ter subestimado os sentimentos da vítima, outra pessoa que amo profundamente — e ela estava do meu lado!

    Estou profundamente envergonhado e sinto muito por ter feito isso com Jessica. Este é um grande momento de aprendizado para mim. Eu não deveria ter tentando fazer mansplanning, ou consertar uma briga, ou fazer tudo parecer tudo bem. Eu deveria ter focado no que é mais importante — nunca há desculpa para abuso, de qualquer forma, de qualquer gênero. E a voz da vítima deve ser ouvida e respeitada. Ponto.

    Eu não disse isso, disse várias outras coisas e não as disse muito bem. Minhas mais profundas e sinceras desculpas.”

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top