Minha conta
    Os Simpsons: Hank Azaria está disposto a parar de dublar Apu após controvérsia com o personagem

    Os roteiristas de um dos seriados mais longevos da televisão vêm sendo duramente criticados pelo retrato dos indianos e de outros povos do Leste Asiático na série.

    Os Simpsons está no ar há muito, muito tempo - 29 anos, mais precisamente -, mas isso não quer dizer que um dos seriados mais longevos de todos os tempos tenha necessariamente evoluído com as eras, e principalmente quando se trata do caso de Apu (Hank Azaria). A questão que tange o personagem ganhou tanto espaço na mídia que o mesmo se tornou o tema do documentário The Problem With Apu, não-ficção que explora como o indiano dublado por Azaria vem ofendendo espectadores indianos e de outros povos do Leste Asiático há anos. E por causa da controvérsia, Os Simpsons pode ficar sem o dublador de Apu, considerado como um veículo estereotípico racista:

    "Acredito que o mais importante é ouvir o povo indiano e suas experiências com o personagem. Ouvir o que as pessoas têm a dizer significa uma maior inclusão na sala de roteiristas. Realmente quero ver roteiristas indianos e do sudeste asiático na sala de roteiristas, genuinamente guiando esse personagem em todas as direções que ele seguir. Estou perfeitamente disposto a deixar o personagem ou ajudar em sua transição para um lugar novo [...] Não só faz sentido, como me parece ser a coisa certa a ser feita", sentenciou Azaria, responsável por dublar entre 20 e 30 personagens regulares diferentes de Os Simpsons, em entrevista concedida ao apresentador Stephen Colbert em seu programa - confira o vídeo completo, em inglês, abaixo:

    Azaria, que se mostrou triste e irritado por ter contribuído com o personagem que incomodou e marginalizou a população, foi aplaudido nas redes sociais pela iniciativa. Enquanto o diretor de The Problem With Apu, Hari Kondabulu, parabenizou o ator e dublador, o produtor de Os Simpsons, Al Jean, reconheceu que é preciso continuar buscando por uma solução "popular e correta". No entanto, não se trata de encontrar uma solução agradável ou que ajude a série a manter seu legado - os roteiristas desviaram da controvérsia com um infeliz episódio em resposta à não-ficção de Kondabulu que praticamente invalidou a problemática -; trata-se, no fim das contas, de uma questão de justiça e de representatividade, duas bandeiras que vêm, felizmente, transformando-se em grandes e importantes preocupações em Hollywood.

    Resta saber para ver o que os produtores e diretores de Os Simpsons decidirão. A vigésima nona temporada do seriado de Matt Groening está em exibição no momento; o episódio final deve ser veiculado no dia próximo dia 13 de maio nos Estados Unidos.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top