Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Amigo de Aluguel: Felipe Abib e Luciana Paes comentam a vida insana do ator que interpreta 13 personagens diferentes (Exclusivo)
    Por Bruno Carmelo, com a colaboração de Ana Beatriz Lavagnino — 18/08/2018 às 08:14
    facebook Tweet

    A nova série da Universal TV traz um ator da vida real.

    Você já conheceu algum Amigo de Aluguel, o curioso profissional contratado para acompanhar uma pessoa num casamento, reunião ou enterro, por exemplo? Já se imaginou usando um serviço desses?

    Esse é o motor da nova série da Universal TV, que traz um ator fracassado (Felipe Abib, de Vai que Dá Certo) aceitando interpretar os tipos mais improváveis para ganhar algum dinheiro. Sua agente nesta empreitada é a amiga Sara (Luciana Paes, de O Animal Cordial), que encontra a cada novo episódio um cliente diferente para o atrapalhado Fred, que interpreta 13 personagens diferentes, de namorados a padres.

    O AdoroCinema teve a oportunidade de acompanhar um dia nas filmagens da série, que gravou duas temporadas de uma vez só pelas ruas de São Paulo. Conversamos com Abib e Paes sobre o projeto, que estreia dia 26 de agosto, às 23h na Universal TV:


    Divulgação
    Felip Abib

    Os personagens

    "O Fred é esse cara meio bombeiro, sabe?", explica Felipe Abib. "Ele vê alguém com problema e vai lá resolver. Tem esse lado meio super-herói de querer resolver as coisas. No fundo, quando ele compõe o personagem e veste a roupa, ele vira outro cara muito mais apaixonado pela vida, mais criativo e improvisando situações que jamais alguém poderia fazer. Por isso o Fred é a pessoa certa para esse projeto - até porque um ator profissional não teria tempo para fazer isso".

    Mas como Fred conheceu a agente Sara? Luciana Paes conta a história: "A Sara foi agente do Fred há muitos anos. Mas aí, 10 anos no futuro, a sobrinha dela toma um pé na bunda do ex-namorado. Numa conversa com a sobrinha, a Sara sugere: 'Vai com alguém nesse casamento. Arranja um bofe lindo e mostra que você está ótima'. Ela tem a ideia de chamar um ator para fazer isso. É um casamento de judeus ortodoxos. Ela vai atrás do Fred e descobre que ele está distribuindo panfletos vestido de galinha no viaduto. Então começa essa relação. Esse trabalho dá certo e começam a entrar outros trabalhos, com mais dinheiro. A Sara percebe que isso pode ser uma possibilidade de ganhar dinheiro e ela entra na parte de business. O Fred entra com o talento e ela entra com a experiência, a administração".

    Engraçado até na imagem

    Durante as gravações, um elemento que chamou a atenção foi um veículo colorido, no qual o personagem escolhia as suas roupas. Felipe Abib comenta: "O Fred tem uma Kombi cheia de figurinos. Então essa coisa dá um lugar mambembe, um corpo mambembe". Para Luciana Paes, os figurinos também servem para brincar com as épocas:

    "Você não descobre muito bem o tempo em que eles se encontram, porque os personagens são estilizados. Cada um tem uma cor, então às vezes parece uma coisa meio 1970. Parece que cada personagem veio de uma época: o Fred é meio 1970, a Sara é meio 1990... A Sara já teve dinheiro em algum momento e adora uma bolsa boa, um sapato bom. Só que agora ela está na pindaíba, buscando saídas. Sabe aquela pessoa que já trabalhou como agente, trabalhou na moda, empresa madeireira? Então ela é chique extravagante. A escolha do figurino ficou super bacana com a combinação de paletas pastéis. Tipo rosa bebê e laranja bebê que, combinadas, ficam extravagantes. 

    Divulgação
    Luciana Paes

    Uma série sobre atores

    Abib define a série através de referências: "Eu sempre me lembrava de séries americanas como Um Maluco no Pedaço. Ele é um ator que vive uma situação difícil, uma vida sofrida e tem uma situação familiar estranha. Ele é um ser estranho. Em termos de comédia, é um humor leve, que lembra um pouco até A Grande Família". Paes precisa: "É uma comédia familiar. Não tem palavrão, tem um personagem infantil forte, que é o Ivan, filho do Fred. A relação dos dois é muito importante na história".

    Por isso, a premissa seria universal: "O Fred é ator, mas poderia trabalhar com qualquer outra coisa. A relação dele com a família é a mesma de qualquer pessoa com a sua família. É interessante ver que, por ser ator, ele tem um processo de trabalho diferente. O Fred sai para trabalhar à noite e passa horas sem ver o filho, o que cria um conflito com as responsabilidades sociais, algo que uma vida mais conservadora consegue dar conta. O padrasto do garoto tem uma vida mais padrão, mais regular, com o filho. Mas o ator não consegue se adaptar a buscar na escola, levar no cinema... Isso mostra mais o lado mais outsider da profissão".

    Muitos personagens e duas temporadas de uma vez só

    Amigo de Aluguel traz a oportunidade rara a Abib de interpretar vários personagens no mesmo projeto. É mais difícil o processo? "É uma loucura muito interessante", ele revela. "Teve um episódio em que gravamos metade da diária com idosos, e a outra metade com crianças. Era 8 ou 80. A Lu me ajudou muito na preparação para a série, porque somos amigos há muito tempo, já temos uma intimidade. Compor esse número de personagens demanda um risco, né? Você precisa ter retorno de alguém em quem confia, alguém que te apresente possibilidades. Às vezes você não consegue imaginar sozinho."

    "Já a Sara é muito importante nesta história, mas ela não tem muita transformação da primeira para a segunda temporada", afirma Luciana Paes. "Ela é uma personagem que faz a roda girar, mas através dela as coisas não acontecem. Os episódios são muito independentes. É o Fred quem muda: ele vai ficando mais autoconfiante e também menos egocêntrico, percebendo as falhas dele em relação à família".

    Divulgação
    Thiago Amaral e Christiana Ubach

    Espaço para improviso

    Luciana Paes afirma que, apesar do texto muito bem escrito, todos os atores tinham grande liberdade para propor novas ideias durante as filmagens. Algumas cenas vieram do improviso: "Às vezes a comédia está na inutilidade mesmo, e não no roteiro. É esse tipo de comédia que vai surgindo na hora da ação. A gente queria deixar a série bem macia".

    Abib concorda: "É muito interessante a gente ser muito amigo também, porque existe uma proteção de um com o outro. Se eu proponho uma coisa, eu sei que a Lu vai receber bem. Eu também não posso chegar e mandar na galera mais velha, nos idosos. Com os atores convidados a gente acaba sendo mais respeitoso, mantendo o texto, a não ser que eu já conheça os convidados há muito tempo. Agora, entre eu e a Lu, existe a amizade que corre por trás dos personagens. 

    "Para os dois personagens, Sara e Fred, ter essa liberdade é incrível", pontua Paes. "Obviamente, a gente acaba rindo mais!", completa Abib.

     

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Top séries
    The Act
    1
    Direção: Nick Antosca, Michelle Dean
    Elenco: Patricia Arquette, Joey King, Chloë Sevigny
    Drama, Suspense
    I Am Not Okay With This
    2
    Direção: Jonathan Entwistle, Christy Hall
    Elenco: Sophia Lillis, Wyatt Oleff, Sofia Bryant
    Aventura, Comédia
    Outlander
    3
    Direção: Ronald D. Moore
    Elenco: Caitriona Balfe, Sam Heughan, Tobias Menzies
    Fantasia, Histórico
    Grey's Anatomy
    4
    Direção: Krista Vernoff, Betsy Beers, Shonda Rhimes
    Elenco: Ellen Pompeo, Ellen Pompeo, Ellen Pompeo
    Drama, Médico
    Séries mais consultadas
    Últimas notícias de séries
    Showrunner de Criminal Minds e diretor de Podres de Ricos se unem para produzir novo drama médico
    NOTÍCIAS - Produção
    quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
    Showrunner de Criminal Minds e diretor de Podres de Ricos se unem para produzir novo drama médico
    The Walking Dead: Danai Gurira fala sobre últimos dias no set
    NOTÍCIAS - Visto na web
    quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
    The Walking Dead: Danai Gurira fala sobre últimos dias no set
    Atriz de Vikings vai estrelar série do criador de Big Little Lies
    NOTÍCIAS - Visto na web
    quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
    Atriz de Vikings vai estrelar série do criador de Big Little Lies
    Supernatural: Temporada final pode não ter retorno de adorado vilão
    NOTÍCIAS - Produção
    quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
    Supernatural: Temporada final pode não ter retorno de adorado vilão
    Hunters: Crítica da 1ª temporada
    NOTÍCIAS - Produção
    quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
    Hunters: Crítica da 1ª temporada
    Alison Brie seria cotada para ser a Mulher-Hulk na série da Marvel
    NOTÍCIAS - Visto na web
    quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
    Alison Brie seria cotada para ser a Mulher-Hulk na série da Marvel
    Notícias de séries
    Séries novas mais esperadas
    Penny Dreadful: City Of Angels
    1
    Penny Dreadful: City Of Angels
    Elenco: Daniel Zovatto, Natalie Dormer, Nathan Lane
    Drama, Terror
    Estreia
    26 de abril de 2020 em Showtime
    Todos os vídeos
    The Walking Dead: World Beyond
    2
    The Walking Dead: World Beyond
    Elenco: Aliyah Royale, Alexa Mansour, Annet Mahendru
    Drama, Terror
    Estreia
    12 de abril de 2020 em AMC
    Todos os vídeos
    Snowpiercer
    3
    Snowpiercer
    Elenco: Daveed Diggs, Sean Bean, Daveed Diggs
    Ficção científica, Suspense
    Estreia
    31 de maio de 2020 em Netflix
    Todos os vídeos
    Amazing Stories
    4
    Amazing Stories
    Elenco: Sasha Alexander, Edward Burns, Kerry Bishe
    Drama, Ficção científica
    Estreia
    6 de março de 2020 em Apple TV+
    Todos os vídeos
    Novas séries mais esperadas
    Back to Top