Minha conta
    Black Mirror: Charlie Brooker explica o que são os robôs do episódio 'Metalhead'

    O criador da série revelou as suas inspirações e justificou as escolhas para o episódio.

    Você não foi a única pessoa a sentir aquela 'bugada' no cérebro com o episódio 'Metalhead', da quarta temporada de Black Mirror. Até a Anitta, um dia antes de tocar no Réveillon de Copacabana, virou a noite assistindo aos novos episódios e ficou sem entender direito o que eram aqueles cães-robôs.

    Gente como a gente, né?

    Em entrevista concedida à Entertainment WeeklyCharlie Brooker (criador da série e roteirista do episódio), explicou que sua inspiração foram de fato os robôs da Boston Dynamics, cujos vídeos viralizaram no YouTube, mas esta não foi sua única referência.

    "Você já viu Até o Fim (2013)? Eu queria fazer uma história em que quase não houvesse diálogo. E com aqueles vídeos, há algo bem assustador em vê-los sendo derrubados, parecendo meio patéticos, e depois lentamente se levantando e voltando à ativa."

    'Metalhead' é rodado todo em preto e branco, e se ambienta em um futuro pós-apocalíptico em que cães-robôs caçam os humanos sobreviventes. A protagonista da história (Maxine Peake) passa o episódio fugindo de um deles, que vai aos poucos revelando seus infinitos truques letais e se recarrega com energia solar.

    Brooker explica que a ausência de uma história prévia ou explicação para o funcionamento das criaturas foi uma decisão deliberada. "Originalmente, nós mostrávamos um humano operando o robô de sua casa no outro lado do oceano. Havia um momento em que ele saía [da unidade de controle] enquanto o robô a vigiava em cima da árvore, e ele ía dar banho nos filhos. Mas parecia muito estranho e óbvio. Me soou supérfluo, então optamos por uma história mais simples."

    Black Mirror: Crítica da quarta temporada

    Já quanto à decisão de filmar o episódio todo em preto e branco, Brooker atribui o mérito ao diretor David Slade — que, curiosamente, é mais conhecido na televisão por seu incrível uso de cores em séries como Hannibal e American Gods. A tática coloca a mente do espectador ainda mais em sintonia com filmes clássicos de terror como A Noite dos Mortos-Vivos.

    Por fim, o autor explica a função dos ursos de pelúcia no roteiro, e a possível referência ao aclamado episódio 'White Bear', da segunda temporada:

    "Os ursos eram na verdade amarelos, mas já que o episódio foi gravado em preto e branco, eles acabaram ficando brancos. Fiquei feliz com esse pequeno easter egg. Mas nós tivemos uma dificuldade com o que estaria naquele galpão. Originalmente, o roteiro dizia apenas 'brinquedos'. A ideia era de uma caixa de brinquedos para uma criança prestes a morrer. David queria que fosse a única coisa macia e confortável vista em todo o episódio. Então optamos por ursos."

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top