Minha conta
    Star Trek - Discovery: 10 evidências que reforçam teoria de que Ash Tyler é o Klingon Voq

    Atenção para spoilers!

    CBS / Netflix

    Desde a estreia de Star Trek: Discovery, os fãs têm especulado inúmeras teorias sobre a trama da nova série da franquia. Uma das mais populares é o fato de que o Tenente Ash Tyler (Shazad Latif), na verdade, seja o Klingon separatista Voq (Javid Iqbal), que teria sido cirurgicamente alterado para aparecer um humano.

    Como assim? É isso mesmo! A ideia da teoria vem do episódio "The Trouble with Tribbles" da série clássica de Jornada nas Estrelas, no qual um Klingon foi modificado para parecer humano e sabotar uma missão da Frota Estelar.

    Pode até parecer estranho que o chefe de segurança de Discovery — e o novo interesse amoroso de Michael Burnham (Sonequa Martin-Green) — seja secretamente o albino Klingon visto no início da temporada. Mas a possibilidade não é nem um pouco remota. Acompanhe conosco algumas evidências que coletamos sobre o enredo da série e informações de bastidores. Atenção: o texto contém SPOILERS.

    O que a série revela:

    CBS / Netflix

    1) Sai Voq, entra Tyler

    Voq está ausente da temporada desde o quarto episódio, enquanto o Tenente Ash Tyler foi introduzido na produção no quinto capítulo. A última vez que vimos Voq nas telas, a Klingon L'Rell (Mary Chieffo) o enviou para encontrar as Matriarcas de Mokai — infame entre as grandes casas dos Klingons por suas habilidades em espionagem — e "sacrificar tudo" para derrotar os humanos. É possível que, na verdade, ela estava enviando Voq para ser modificado para parecer humano, a fim de que pudesse se infiltrar na Frota Estelar sem ser detectado.

    Sem contar que o Tenente Tyler foi encontrado pelo Capitão Lorca (Jason Isaacs) em uma prisão Klingon, na qual ele aparentemente conseguira sobreviver por sete meses. Lorca desconfia, comentando: "Está mentindo. Ninguém sobrevive a tortura Klingon por sete meses e vive."

    CBS / Netflix

    Nesse caso, haveria a possibilidade de que o verdadeiro Ash Tyler tenha morrido no interrogatório, e fosse substituído por Voq? Ou ele simplesmente fora colocado ali como humano com falsas memórias? Ainda é provável que a fuga dele e de Lorca da prisão sido orquestrada por seus captores.

    Isso nos leva à...

    2) Tensão Pós-Traumática de Tyler

    O nono episódio da temporada — o último exibido em 2017 — deu a entender que Tyler não se lembra que era Voq. O capítulo mostrou o Tenente sofrendo com flashbacks e pesadelos — uma espécie de Tensão Pós-Traumática do que parecia ser tortura nas mãos de Klingons e um encontro sexual forçado com L'Rell. Entretanto, estas podem ser falsas lembranças encobrindo a cirurgia realizada pela Casa Mokai e o relacionamento anterior de Voq com L'Rell.

    CBS / Netflix

    Ainda é possível que, além de Voq se transformar em Tyler, ele também tenha a personalidade de Tyler e suas memórias implantadas. Foi estabelecido na série original que os Klingons têm a tecnologia "scanner de mente", que poderia ter sido usada no Tyler real. Qualquer missão que Voq/Tyler tenha, então, seria algo da qual ele não tenha consciência e pode estar aguardando algum tipo de gatilho.

    Mais pano para a manga...

    3) L'Rell

    CBS / Netflix

    Considerando que L'Rell estava envolvida emocionalmente com Voq, faz sentido que ela esteja determinada a se reunir com o Klingon (agora em forma humana) para ativar suas memórias e incentivá-lo a levar a missão a diante. Quando a Almirante Cornwell (Jayne Brook) foi capturada pelos Klingons, L'Rell disse a ela que queria desertar, notou especificamente que queria retornar para a Discovery e afirmou que Voq tinha sido perseguido e ido embora para sempre.

    Na midseason finale da série, vimos que L'Rell conseguiu chegar à Discovery, e foi presa. Ela continua gerando influência sobre Tyler, que, depois de sofrer com os flashes, foi ver a Klingon em sua cela, perguntando o que ela fez com ele. Enquanto a resposta dela é: "Não se preocupe. Nunca deixarei que eles o machuquem."

    CBS / Netflix

    Muito suspeito...

    O que a divulgação dá a entender:

    4) Nomes dos episódios

    Enquanto ainda há muito para acontecer na segunda metade da temporada, já podemos especular que essa revelação vai acontecer em breve. Recentemente, foram divulgados os nomes dos novos episódios e um deles se chama "The Wolf Inside" ("O Lobo Interior", em tradução livre) — o que pode significar que Tyler vai descobrir o Klingon em seu interior.

    5) Escondendo Voq

    CBS / Netflix

    A segunda parte da temporada de Star Trek: Discovery ganhou novos cartazes com Michael Burnham, Tenente Saru (Doug Jones), Capitão Lorca e Voq. Os personagens estão de costas, olhando para trás como se algo estivesse à espreita, exceto o Klingon, cujo rosto não aparece. Mas nem sinal do Tenente Tyler, que é um dos principais da série. Por mais que outros personagens também não tenham aparecido na divulgação, como o Tenente Paul Stamets (Anthony Rapp), essa pode ser mais uma evidência do mistério da temporada.

    O que os bastidores entregam:

    6) A escalação

    Shazad Latif foi originalmente escalado para interpretar Kol, um protegido de T'Kuvma. O tal protegido foi posteriormente renomeado para Voq e o nome Kol foi dado a um líder de uma casa rival Klingon. Latif, por sua vez, foi escalado como Ash Tyler.

    CBS / Netflix

    Latif ainda foi creditado como regular da série, inclusive na abertura da produção, desde que o início, e fez parte da turnê de divulgação de Star Trek: Discovery, mesmo que tenha aparecido nas telas somente no quinto episódio.

    7) O ator misterioso

    Javid Iqbal, o ator que supostamente interpreta Voq, é um verdadeiro mistério. Ele esteve ausente das campanhas promocionais da série e não há uma foto sequer dele — sem maquiagem de Klingon — na internet. Nem mesmo sua página no IMDB revela informações adicionais — a foto de perfil é ele na série, como Klingon, e não há nenhum outro crédito de atuação além de Star Trek: Discovery.

    Imdb

    8) O curioso sobrenome

    Enquanto ninguém pode ter ouvido falar de Javid Iqbal, os fãs descobriram que o nome de batismo do ator Shazad Latif é Shazad Khaliq Iqbal, isso de acordo com a Wikipedia (cuja informação foi posteriormente apagada) e a Wikia de Star Trek.

    Há, inclusive, quem tenha mesclado o rosto dos dois personagens e supostamente verificado que combinam.

    YouTube

    9) Redes sociais

    Ainda que Javid Iqbal possivelmente não exista, ele está nas redes sociais desde 24 de outubro (a série estreou no final de setembro), e sua descrição no Twitter é "Sou um ator real em #StarTrekDiscovery". 

    A situação toda é bastante forçada — e hilária — como se a produção estivesse fazendo graça com as teorias dos fãs. Afinal, Javid publica fotos de atores da série com seu rosto Klingon "colado" no corpo de alguém; brinca com coisas que atores reais fazem, como relaxar na praia, fazer yoga, artes marciais Klingon e ensaiando suas falas.

    Twitter

    Ele ainda tenta justificar a todo momento que ém uma pessoa diferente de Shazad Latif, respondendo aos fãs coisas como "Você deve estar me confundindo com meu bom amigo @shazad, que é uma pessoa diferente"; "Como um ator real, tenho um pouco de ciúme com o meu verdadeiro amigo, @shazad, começando a trabalhar com a brilhante @SonequaMG brilhante. Mas ele é tão bom que eu sinto que estou lá"; "É verdade. @shazad e eu somos amigos verdadeiros e ambos são atores reais, mas somos muito diferentes. Na minha página de IMDb, você pode ver que eu tenho 1,80 cm de altura... ele é 1,85. Eu olho para cima para vê-lo", e revelando que vai aparecer para entrevistas em breve, quando o problema de pingos melhorar.

    Twitter

    Ele ainda compartilha links de entrevistas de Latif, com as legendas: "Excelente entrevista do meu verdadeiro amigo, que é uma pessoa totalmente diferente @shazad" e "Ótimo ver meu verdadeiro amigo @shazad no @startrekcbs #AfterTrek. O único jeito de evitar lidar com aqueles pingos."

    Vale notar que no episódio "The Trouble with Tribbles" de Jornada nas Estrelas, a identidade do Klingon disfarçado foi desmascarada por conta dos pingos na nave. Será que o pet do Capitão Lorca será o responsável por isso desta vez?

    Paramount

    10) Entrevistas

    Os fãs e repórteres também não perderam tempo e perguntaram aos atores se eles conhecem o ator Javid Iqbal. Enquanto Shazad Latif se atrapalhou um pouco nas perguntas, revelando que o conheceu no set, Jason Isaacs revelou que não tem nenhuma foto com Iqbal pois "Nunca teve nenhuma cena com ele — só o conheci uma vez em um teste de figurino". No mínimo, curioso...

    Entretanto...

    Existe um possível furo nessa teoria. No capítulo de Jornada nas Estrelas original, depois do problema com os pingos, o doutor McCoy (DeForest Kelley) pôde identificar o espião Arne Darvin (Charlie Brill) como um Klingon usando um tricorder médico. Entretanto, se Voq mudou para parecer Tyler, foi algo mais do que cosmético pois, em um dos capítulos, vemos Tyler na enfermaria e há um escaner de seu corpo — mostrando seus órgãos humanos (os órgãos Klingons são ordenados de forma diferente no corpo). Isso alimenta a hipótese de que o personagem ainda seja Tyler, mas com a consciência de Voq "adormecida" dentro dele.

    Star Trek: Discovery está disponível na Netflix. A série retorna com novos episódios no dia 7 de janeiro nos Estados Unidos, e um dia depois no Brasil.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top