Minha conta
    Globo de Ouro 2018: Big Little Lies poderia continuar na categoria de série limitada mesmo após a renovação

    Entenda o porquê.

    Na última semana, a HBO confirmou que Big Little Lies, a meteórica minissérie que arrebatou 2017 com Nicole Kidman, Reese WitherspoonLaura Dern e Shailene Woodley, retornará para uma segunda temporada. Independente de quem tenha ou não gostado da notícia (há os dois lados), uma conclusão é óbvia: isso significa que Big Little Lies não é mais uma minissérie, já que terá continuação. Então... o que ela está fazendo na categoria de série limitada nos indicados ao Globo de Ouro?!

    Há um detalhe singelo que precisa ser observado. Diferente de 13 Reasons Why, por exemplo (cuja necessidade de uma segunda temporada também é questionável, aliás), Big Little Lies foi apresentada como uma série limitada, e não havia a intenção inicial de continuá-la – o que só ocorreu após a série ser alçada ao sucesso. Portanto, a primeira temporada estaria invariavelmente na categoria de série limitada, seguindo as regras da Academia de Artes e Ciências Televisivas.

    Globo de Ouro 2018: Confira a lista completa de indicados!

    Mas poderia a produção continuar na categoria limitada mesmo com a renovação?!

    Em teoria, sim. Tudo depende de como a HBO decidir lidar com a segunda temporada, em questão de número de episódios. As regras do Emmy, que acabam naturalmente influenciando as outras premiações de TV, apontam que uma série limitada é um programa de no mínimo dois episódios ou 150 minutos, que conta uma história completa e fechada, sem personagens que retornam em temporadas subsequentes. É o que diferencia uma série limitada de um telefilme, por exemplo, e possibilita que séries antológicas sigam na categoria.

    Sendo assim, Big Little Lies teria que migrar para a categoria Drama para os anos seguintes, visto que as personagens retornarão. Mas há uma excessão.

    A Academia determina que qualquer temporada de série que tenha mais do que dois e no mínimo cinco episódios concorra como Limitada. Foi assim que Sherlock continou na categoria mesmo com quatro temporadas e os mesmos personagens principais em todas elas.

    Big Little Lies: HBO confirma produção da segunda temporada!

    Por isso, caso a segunda temporada de Big Little Lies se mantenha nos cinco episódios, ela segura o posto de série limitada, onde a concorrência é menor e suas chances consideravelmente maiores. É também uma questão de realismo: dificilmente seria possível assinar contrato com um elenco tão concorrido e recheado de nomes conhecidos em uma série de múltiplas temporadas. 

    Uma saga semelhante aconteceu com a britânica Downton Abbey, que concorreu como série limitada em 2011, mas foi obrigada a migrar para Drama quando foi renovada, e ficou claro que definitivamente não se tratava de uma minissérie.

    A HBO ainda não sinalizou quantos episódios terá a próxima temporada de Big Little Lies, tampouco onde a história vai se aprofundar.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top