Meu AdoroCinema
    Treze Dias Longe do Sol: Confira nossas primeiras impressões sobre a minissérie estrelada por Selton Mello
    Por Katiúscia Vianna — 02/11/2017 às 07:54
    facebook Tweet

    Carolina Dieckmann, Debora Bloch, Paulo Vilhena, Lima Duarte, Camila Márdila e Fabrício Boliveira completam o elenco.

    Rede Globo de Televisão

    Durante coletiva de imprensa, a Rede Globo exibiu o primeiro episódio da minissérie Treze Dias Longe do Sol - uma das grandes apostas da emissora para o início de 2018. Porém, os dez episódios do show já chegam ao serviço de streaming Globo Play nesta quinta-feira (02/11).

    Criada por Elena SoárezLuciano Moura (A Busca), a trama acompanha nove soterrados tentando sobreviver debaixo dos escombros de um prédio em construção, que desabou na cidade de São Paulo. Porém, a história começa alguns momentos antes de tal tragédia, sendo possível dividir o episódio inicial em três partes:

    A situação inquietante

    No início, apenas uma grande rachadura insiste em incomodar o engenheiro responsável pela obra, Saulo (Selton Mello). Para piorar, ele é obrigado a mostrar o local para Marion Rupp (Carolina Dieckmann), filha do dono do prédio que deseja entender o atraso da inauguração. O clima entre os dois protagonistas é pesado, com frases curtas, mas já dá para perceber que tem um passado ali. Os enquadramentos também fogem de qualquer tipo de simetria, aumentando tal sensação de que "algo está errado".

    O clima de tensão também surge entre os operários, numa discussão sobre dívidas durante uma partida de dominó. Porém, a música aponta que a maior preocupação mesmo é um vazamento que não para de jorrar. A forte chuva que cai na cidade não ajuda. De repente, a introdução dos personagens é rapidamente interrompida pelo desabamento, com muita confusão e poeira. Os mais céticos podem ficar incomodados com o resultado final da cena, mas a sequência funciona.

    O lado de cima

    A partir deste momento, o episódio começa a seguir um ritmo completamente diferente. Tudo é muito rápido, se inspirando no desenvolvimento de tal situação trágica nos dias atuais. A imprensa está no local com celulares na mãos, enquanto familiares correm em busca de seus amados, desesperadamente. Porém, é com a chegada do resgate que surge o ápice emocional do piloto. Se o tenente Marco Antônio (Fabrício Boliveira) promete roubar a cena, um plano plongée mostrando bombeiros se movendo entre escombros é bem impactante.

    Já no escritório da Baretti Engenharia, construtora responsável pela obra, a diretora financeira Gilda (Debora Bloch) tenta controlar a situação de forma racional, num comportamento considerado até "seco", pensando apenas em como salvar a reputação da empresa. Tal posição muda (parcialmente) quando ela percebe que Saulo, seu grande colega, é uma das vítimas - num destaque para o trabalho da atriz.

    O lado de baixo

    É curioso como a história constrói o suspense sobre os sobreviventes, evitando mostrá-los até o último ato do episódio. Num certo sentido, é possível fazer paralelo com tal situação na vida real, afinal, por um bom tempo, você fica impotente no anseio por notícias. Nesse trecho, o olhar do público segue com Saulo, o último das vítimas a acordar. Mas ele nem tempo para assimilar tal situação. Desorientado, já ouve os gritos sobre como o grupo está preso numa situação de risco imediato. Mesmo sem falas, o trabalho do ator transmite a confusão dali de uma maneira simples e eficaz.

    O primeiro episódio de Treze Dias Longe do Sol é bem introdutório, mas faz o suficiente para situar o espectador na história. A sensação de urgência ainda não está tão presente (já que o grupo soterrado tem pouco tempo em tela), mas consegue despertar a curiosidade com um gancho inesperado. De modo geral, o potencial está ali, só basta saber se o show vai conseguir carregar duas narrativas ao mesmo tempo: os soterrados pelos escombros; e os soterrados por dúvidas e problemas.

    Confira nossa entrevista com Selton Mello, Carolina Dieckmann, Debora Bloch, Fabricio Boliveira e Paulo Vilhena.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Mr. Valdenys Virtuoso
      Justo.
    • Andries Viljoen
      Supermax, Nada Será Como Antes, Justiça, Vade Retro, A Fórmula, Sob Pressão e Cidade Proibida... As séries e minisséries citadas são, geralmente, coproduções, junto com a O2 Filmes e a Conspiração Filmes, parceiras de longa data da emissora.
    • Andries Viljoen
      Então veja Carcereiros (exibida na TV paga), baseado no livro de Drauzio Varella.
    • Andries Viljoen
      Essa mini serie aponta o caminho irreversível que a TV terá que abraçar nos próximos anos (ou meses). Mas ainda precisa de ajustes — tanto no modelo, quanto em seus produtos
    • Lucas
      Acabei de assistir e gostei bastante
    • Mr. Valdenys Virtuoso
      Interessante, não?!
    • Andries Viljoen
      uma instigante história em torno do desabamento de um prédio, dividindo o contexto entre os sobreviventes lutando pela vida nos escombros e os envolvidos no acidente tentando escapar da culpa.
    • Andries Viljoen
      A atriz faz o perfil mais complexo da história e o mais atrativo. Sócia de Saulo no empreendimento em torno da construção do edifício comercial que desabou, a empresária demonstra uma frieza assustadora diante dos negócios e toda a sua conduta em torno do resultado trágico que a ambição do sócio ocasionou desperta nojo. Ela simplesmente ignora a dor das vítimas e só pensa em se safar das investigações da polícia, deixando de lado qualquer moralidade.
    • Andries Viljoen
      Escrita por Luciano Moura e Elena Soarez, a trama é excelente. Tendo como inspiração a queda de construções aparentemente bem-sucedidas, como o Edifício Palace II, por exemplo, o enredo se desenvolve em três ângulos angustiantes e explora o melhor e o pior do ser humano. O que fazer quando tudo o que você tem desmorona? Selton Mello, Carolina Dieckmann, Débora Bloch e Fabrício Boliveira estão perfeitos, assim como quase todo o elenco escalado.
    • Andries Viljoen
      Uma instigante história em torno do desabamento de um prédio, dividindo o contexto entre os sobreviventes lutando pela vida nos escombros e os envolvidos no acidente tentando escapar da culpa.
    • Andries Viljoen
      A trama é viciante. Os autores usaram habilmente tragédias reais provocadas por canalhice humana (como a queda do Edifício Palace II, em 1998, no Rio de Janeiro, por exemplo) para contar um enredo sombrio e sufocante, repleto de perfis dúbios e incrivelmente reais. O intuito é a exploração das reações mais radicais do ser humano frente aos seus limites em situações extremas, revelando não só o instinto de sobrevivência (literal ou não), como também o verdadeiro caráter de cada um.No início, há um elemento de tensão que acaba sendo o protagonista: o temporal que cai enquanto a obra do prédio (construído para ser um centro médico) é realizada.
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Séries novas mais esperadas
    Watchmen
    1
    Watchmen
    Elenco: Hong Chau, Regina King, Don Johnson
    Aventura, Ficção científica
    Estreia
    20 de outubro de 2019 em HBO
    Todos os vídeos
    His Dark Materials
    2
    His Dark Materials
    Elenco: Dafne Keen, Lin-Manuel Miranda, Amir Wilson
    Drama, Fantasia
    Estreia
    4 de novembro de 2019 em
    Todos os vídeos
    Catherine the Great
    3
    Catherine the Great
    Elenco: Helen Mirren, Jason Clarke, Gina McKee
    Histórico, Biografia
    Estreia
    21 de outubro de 2019 em HBO
    Todos os vídeos
    The Politician
    4
    The Politician
    Elenco: Ben Platt, Zoey Deutch, Lucy Boynton
    Comédia
    Estreia
    27 de setembro de 2019 em Netflix
    Todos os vídeos
    Novas séries mais esperadas
    Últimas notícias de séries
    Hoje é dia de Emmy Awards!
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    domingo, 22 de setembro de 2019
    Hoje é dia de Emmy Awards!
    Stranger Things: Como seria se as crianças crescessem no estilo de It - Capítulo 2
    NOTÍCIAS - Visto na web
    domingo, 22 de setembro de 2019
    Stranger Things: Como seria se as crianças crescessem no estilo de It - Capítulo 2
    10 curiosidades sobre o Emmy
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    sábado, 21 de setembro de 2019
    10 curiosidades sobre o Emmy
    Friends comemora 25 anos e Casa Warner faz fãs se sentirem dentro de um episódio da série
    NOTÍCIAS - Entrevistas
    sábado, 21 de setembro de 2019
    Friends comemora 25 anos e Casa Warner faz fãs se sentirem dentro de um episódio da série
    Killing Eve: Jodie Comer explica o que esperar de Villanelle na 3ª temporada
    NOTÍCIAS - Produção
    sexta-feira, 20 de setembro de 2019
    Killing Eve: Jodie Comer explica o que esperar de Villanelle na 3ª temporada
    The Walking Dead: Showrunner promete saída épica para Michonne
    NOTÍCIAS - Visto na web
    sexta-feira, 20 de setembro de 2019
    The Walking Dead: Showrunner promete saída épica para Michonne
    Notícias de séries
    Back to Top