Minha conta
    Treze Dias Longe do Sol: Confira nossas primeiras impressões sobre a minissérie estrelada por Selton Mello

    Carolina Dieckmann, Debora Bloch, Paulo Vilhena, Lima Duarte, Camila Márdila e Fabrício Boliveira completam o elenco.

    Rede Globo de Televisão

    Durante coletiva de imprensa, a Rede Globo exibiu o primeiro episódio da minissérie Treze Dias Longe do Sol - uma das grandes apostas da emissora para o início de 2018. Porém, os dez episódios do show já chegam ao serviço de streaming Globo Play nesta quinta-feira (02/11).

    Criada por Elena SoárezLuciano Moura (A Busca), a trama acompanha nove soterrados tentando sobreviver debaixo dos escombros de um prédio em construção, que desabou na cidade de São Paulo. Porém, a história começa alguns momentos antes de tal tragédia, sendo possível dividir o episódio inicial em três partes:

    A situação inquietante

    No início, apenas uma grande rachadura insiste em incomodar o engenheiro responsável pela obra, Saulo (Selton Mello). Para piorar, ele é obrigado a mostrar o local para Marion Rupp (Carolina Dieckmann), filha do dono do prédio que deseja entender o atraso da inauguração. O clima entre os dois protagonistas é pesado, com frases curtas, mas já dá para perceber que tem um passado ali. Os enquadramentos também fogem de qualquer tipo de simetria, aumentando tal sensação de que "algo está errado".

    O clima de tensão também surge entre os operários, numa discussão sobre dívidas durante uma partida de dominó. Porém, a música aponta que a maior preocupação mesmo é um vazamento que não para de jorrar. A forte chuva que cai na cidade não ajuda. De repente, a introdução dos personagens é rapidamente interrompida pelo desabamento, com muita confusão e poeira. Os mais céticos podem ficar incomodados com o resultado final da cena, mas a sequência funciona.

    O lado de cima

    A partir deste momento, o episódio começa a seguir um ritmo completamente diferente. Tudo é muito rápido, se inspirando no desenvolvimento de tal situação trágica nos dias atuais. A imprensa está no local com celulares na mãos, enquanto familiares correm em busca de seus amados, desesperadamente. Porém, é com a chegada do resgate que surge o ápice emocional do piloto. Se o tenente Marco Antônio (Fabrício Boliveira) promete roubar a cena, um plano plongée mostrando bombeiros se movendo entre escombros é bem impactante.

    Já no escritório da Baretti Engenharia, construtora responsável pela obra, a diretora financeira Gilda (Debora Bloch) tenta controlar a situação de forma racional, num comportamento considerado até "seco", pensando apenas em como salvar a reputação da empresa. Tal posição muda (parcialmente) quando ela percebe que Saulo, seu grande colega, é uma das vítimas - num destaque para o trabalho da atriz.

    O lado de baixo

    É curioso como a história constrói o suspense sobre os sobreviventes, evitando mostrá-los até o último ato do episódio. Num certo sentido, é possível fazer paralelo com tal situação na vida real, afinal, por um bom tempo, você fica impotente no anseio por notícias. Nesse trecho, o olhar do público segue com Saulo, o último das vítimas a acordar. Mas ele nem tempo para assimilar tal situação. Desorientado, já ouve os gritos sobre como o grupo está preso numa situação de risco imediato. Mesmo sem falas, o trabalho do ator transmite a confusão dali de uma maneira simples e eficaz.

    O primeiro episódio de Treze Dias Longe do Sol é bem introdutório, mas faz o suficiente para situar o espectador na história. A sensação de urgência ainda não está tão presente (já que o grupo soterrado tem pouco tempo em tela), mas consegue despertar a curiosidade com um gancho inesperado. De modo geral, o potencial está ali, só basta saber se o show vai conseguir carregar duas narrativas ao mesmo tempo: os soterrados pelos escombros; e os soterrados por dúvidas e problemas.

    Confira nossa entrevista com Selton Mello, Carolina Dieckmann, Debora Bloch, Fabricio Boliveira e Paulo Vilhena.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top