Minha conta
    Ava DuVernay vai adaptar ficção científica Dawn para a televisão

    Premiado e aclamado romance de Octavia Butler.

    Paul Zimmerman/Getty Images

    Da nova geração de cineastas que surgiu nos últimos anos, Ava DuVernay é, certamente, uma das mais versáteis. Além de trabalhar no cinema, transitando entre ficções (Selma) e documentários (A 13ª Emenda), entre produções independentes (Middle of Nowhere) e blockbusters (Uma Dobra no Tempo), DuVernay também encontra tempo para expandir sua obra na televisão. Além de ser a showrunner da recém-renovada Queen Sugar, a cineasta também será a responsável por adaptar Dawn, clássico da literatura sci-fi, para as telinhas.

    Na trama do premiado livro de Octavia Butler, Lilith é uma mulher afro-americana que acorda em uma realidade distópica. Por ter ficado adormecida durante 250 anos, ela conseguiu sobreviver à guerra nuclear que tornou o planeta Terra inabitável. Então, o cenário de desolação fará com que ela tome para si a missão de reconstruir a humanidade. Primeiro volume da trilogia "Lilith's Brood", Dawn foi aclamado por abordar temáticas como raça, sexualidade e gênero — principais questões que DuVernay analisa em suas obras, vale lembrar — dentro dos códigos narrativos da ficção científica.

    Ainda, a experiência da diretora com a adaptação de "Uma Dobra no Tempo", obra de Madeleine L'Engle, para a Disney, certamente a ajudará na tarefa de trazer mais um clássico sci-fi para o meio audiovisual. O roteiro do piloto será escrito por Victoria Mahoney, colaboradora da cineasta em Queen Sugar, e a coprodução fica por conta de Charles D. King e de Allen Bain. Dawn ainda não tem previsão de estreia.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top