Minha conta
    Crise evitada! Hollywood fecha acordo e evita greve dos roteiristas

    Sindicato dos Roteiristas e Aliança dos Produtores fecharam acordo por mais três anos.

    Negócio fechado. Na calada da noite desta segunda-feira, o Sindicato dos Roteiristas (WGA) e a Aliança dos Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) entraram em consenso e renovaram o acordo sindical entre as duas partes para mais três anos. Assim, uma possível greve dos roteiristas, que poderia tomar Hollywood a partir desta terça-feira (2), está oficialmente fora de cogitação.

    Em uma nota conjunta, o WGA e a AMPTP anunciaram: "O Sindicato dos Roteiristas, Leste e Oeste, e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão concluíram as negociações e chegaram a um acordo provisório em termos para um novo acordo coletivo de trabalho para três anos."

    Em uma carta enviada aos membros do Sindicato dos Roteiristas, o comitê de negociação detalha alguns dos acordos fechados. Além de melhorias no plano de saúde e proteção do trabalho durante licença parental, o WGA ganhou um aumento de 15% nos ganhos residuais da TV paga, e também houve melhorias nos residuais dos vídeos sob demanda e, pela primeira vez, também para os roteiritas dos programas de comédia de variedade dos canais pagos.

    Embora a classe não tenha ganhado todas as melhorias que haviam sido requisitadas, o comitê indica que o novo acordo vai render US$ 130 milhões a mais ao longo dos três anos do contrato. Além disso, a principal requisição eram melhores ganhos para temporadas reduzidas, e isso foi alcançado. Na carta, o WGA explica que o máximo a ser trabalhado por cada taxa recebida por episódio deverá ser de 2,4 semanas, e qualquer hora trabalhada além disso irá acarretar pagamento extra.

    Nos próximos dias, mais detalhes deverão ser divulgados, mas ao menos pelos próximos três anos, Hollywood pode respirar aliviada.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top