Minha conta
    13 Reasons Why é proibida para menores de idade na Nova Zelândia

    O país tem alto número de suicídios entre adolescentes.

    A polêmica ao redor de 13 Reasons Why continua! Dessa vez, a série produzida por Selena Gomez foi censurada para menores de idade na Nova Zelândia. O Escritório de Classificação de Filmes e Literatura local chegou a criar uma nova classificação indicativa para o show sobre uma jovem (Katherine Langford) que conta os 13 motivos por trás de seu suicídio.

    A indicação do governo é que apenas maiores de 18 anos vejam a série, a menos que estejam acompanhados de adultos. A Nova Zelândia tem o maior número de adolescentes suicídas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Economico, com dois jovens tirando suas próprias vidas por semana.

    A declaração oficial aponta que as classificações existentes não eram adequadas, já que pessoas de 16 e 17 anos também são afetadas na questão do suicídio adolescente. "As organizações de saúde mental estão extremamente preocupados sobre o efeito que 13 Reasons Why podem ter no país. A morte de Hannah é representada, por vezes, como algo lógico e uma consequência inevitável sobre os eventos que a sucederam. Suicídio não deveria ser mostrado como o resultado de alguém racional. E também manda uma mensagem ruim para os sobreviventes de violência sexual."

    Em resposta, o porta-voz da Netflix diz que a empresa trabalhou com especialistas para saber a melhor forma de lidar com assuntos tão polêmicos: "Nós adicionamos avisos nos três episódios com cenas mais gráficas, um making of ("Além dos porquês") que se aprofunda nos temas citas e criamos um site global, para orientar as pessoas em busca de ajuda em seus países."

    Autor do livro original, Jay Asher, e o roteirista Nic Sheff defenderam a abordagem do suicídio na trama. Pelo lado positivo, o Centro de Valorização à Vida revelou que o número de pedidos de ajuda aumentou desde o lançamento da série. Para quem não sabe, o atendimento no CVV é anônimo e disponível através de várias mídias, como o telefone 141.

    Já conferiu nossa entrevista exclusiva com o elenco de 13 Reasons Why? Leia a crítica.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top