Minha conta
    Billions apresenta primeiro personagem não-binário da televisão na estreia da segunda temporada

    Showtime fazendo história.

    Jeff Neumann/SHOWTIME

    À medida que um clamor por melhor representação de minorias em Hollywood começa a gerar resultados (e talvez a diversidade nos indicados ao Oscar deste ano seja um resultado direto disso), algumas novidades pegam o público de surpresa. E o fato de o primeiro personagem não-binário da TV ter sido escalado para Billions, uma série que por definição gira em torno de universos dominados pelo sexo masculino, é uma dessas (boas) surpresas.

    A série do Showtime estreou a segunda temporada na noite do último domingo, 19 de fevereiro (e o episódio já está na Netflix Brasil), e apresentou uma nova personagem regular: Taylor,  de Asia Kate Dillon. Tanto intérprete quanto interpretado(a) não se identificam com nenhum dos sexos. Esta é a primeira vez que um personagem não-binário integra o elenco regular de uma série de TV, 

    Uma pessoa não-binária é alguém que não se identifica nem como mulher ou como homem, não se encaixando exclusivamente em nenhuma das duas 'classificações'. Asia Kate Dillon, assim como Taylor, prefere que refiram a si na terceira pessoa (em inglês, they), para que não haja flexão de gênero (ele ou ela) em seu nome.

    Os produtores de Billions contaram que à Entertainment Weekly que buscavam um(a) intérprete que se identificasse com Taylor. Na história, Taylor é alguém em quem Axe (Damian Lewis) pode se enxergar, e eventualmente acaba se tornando uma pessoa "tão inteligente quanto ele", em quem Axe futuramente pode investir.

    "Você quer escolher um intérprete por veracidade, mas primariamente quer escolher o melhor ator [ou atriz — por falta de uma tradução neutra em gênero em português] para o papel", explicou o cocriador, David Levien, revelando que várias pessoas de "todo o espectro da comunidade LGBT" fizeram teste para o papel, e Dillon foi quem se identificou imediatamente com Taylor:

    "Que um personagem não-binário estaria em uma série como Billions, em uma emissora como o Showtime, e que seria integral para o arco narrativo, e que a sua identidade de gênero seria apenas mais uma das muitas partes que constroem a sua personalidade — isso realmente me atraiu. Tenho orgulho de representar algo na televisão que nunca foi representado antes. Eu sei que isso significaria muito para mim como uma pessoa mais jovem, especialmente. Visibilidade e educação são muito importantes — particularmente agora sob a nova administração", explicou Asia Kate Dillon.

    Dillon explicou também que a sua opinião é bastante ouvida na construção do roteiro e que acaba sendo uma "experiência colaborativa". Algo importante, já que dar visibilidade a minorias passa essencialmente pelo processo de dar voz aos membros das comunidades oprimidas:

    "Ocasionalmente o roteiro chegava com um pronome errado, e eu me senti confortável para mandar um email para Brian [Koppelman] e David [Levien] e corrigir. Eles não levavam para o lado pessoal e o problema era modificado. Isso fez eu me sentir uma pessoa bastante respeitada durante todo o processo", compartilhou.

    Billions é exibida no Brasil pela Netflix.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top