Minha conta
    How To Get Away With Murder: Cena de sexo gay é censurada na Itália

    "Censura de qualquer amor é imperdoável", disse Shonda Rhimes.

    Um canal italiano causou polêmica no último fim de semana ao cortar uma cena de sexo gay do episódio piloto de How To Get Away With Murder.

    O ator Jack Falahee ficou sabendo pelos fãs que a emissora Rai Due editou uma cena na qual seu personagem, Connor Walsh, um estudante de direito homossexual, seduz seu eventual namorado, Oliver (Conrad Ricamora), para conseguir informações para a defesa de Annalise (Viola Davis).

    Falahee tuítou uma comparação lado a lado da cena original com a tomada exibida na Itália, escrevendo "Caramba, isso é louco", e questionando de um seguidor: "Você realmente acha que o público na Itália não está 'pronto' para a vida real? Até o Vaticano começou a abrir os seus olhos".

    A campanha do ator chamou a atenção da produtora Shonda Rhimes, que afirmou: "Censura de qualquer [tipo de] amor é imperdoável", e fez uma pergunta aos fãs: "Vocês já notaram cenas LGBT censuradas nas nossas séries em outros países anteriormente?".

    Enquanto isso, o criador da série, Peter Nowalk, demonstrou estar desapontado com o fato e postou a cena como deveria ser vista. Ao ser questionado sobre a censura da série também no Oriente Médio, ele escreveu: "Eu não sabia disso até agora. [Estou] chocado e desapontado". E completou: "Fãs, me digam quando a série for editada em seu país. #AmorÉAmorÉAmor".

    Inúmeros italianos também foram às redes sociais demonstrar o seu descontentamento. Então, Rai Due anunciou que iria exibir o episódio na íntegra. Ao ser entrevistada pela mídia italiana, Ilaria Dallatana, diretora da Rai Due, não reconheceu a censura e reforçou com que o incidente foi apenas o erro de excesso de zelo de um editor. Ela destacou que programar séries como How To Get Away With Murder e Jane The Virgin — pois barriga de aluguel é ilegal na Itália — ajuda a aumentar o debate sobre temas difíceis no país.

    Inicialmente, Jack Falahee considerou que a empresa estava "se esquivando da questão" e atribuindo culpa, ao invés de se desculpar. Entretanto, o canal tuitou um pedido de desculpas, reconhecendo a falha e justificando como "um excesso de modéstia".

    Tanto Nowalk quanto Falahee creditaram os fãs por seu papel no protesto virtual. O criador de How To Get Away With Murder escreveu: "Boa notícias, obrigado a todos os fãs por fazerem isso acontecer", e Falahee afirmou: "NÓS terminamos a censura nesse caso. VOCÊS TODOS me inspiram. Obrigado por suas vozes!".

    Confira a cena como foi exibida e como deveria ter sido:

    How To Get Away With Murder foi renovada para a terceira temporada, que começou a ser filmada ontem, como mostrou Nowalk em seu Instagram:

    First shoot day of Season 3️⃣ #HTGAWM

    Uma foto publicada por Pete Nowalk (@petenowalk) em

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top