Minha conta
    Game of Thrones: Fãs apontam controvérsia na revelação sobre o colar de Melisandre

    Vamos falar sobre aquela cena.

    Foram meses de espera e especulação sobre Jon Snow (Kit Harington) antes da estreia da sexta temporada de Game of Thrones. Entretanto, as questões que o primeiro episódio da temporada deixaram no ar não foram exatamente sobre o (ex) Lorde Comandante da Patrulha da Noite, mas sobre a Sacerdotisa Vermelha, Melisandre (Carice Van Houten), e seus segredos.

    Atenção: Este texto conterá spoilers sobre o primeiro episódio da temporada, The Red Woman.

    O episódio terminou confirmando uma teoria especulada há algum tempo pelos leitores de As Crônicas de Gelo e Fogo, sobre a real face da sacerdotisa, e ela ser muito mais velha do que sua aparência dá a entender. O segredo deste truque de ilusão estaria na pedra de rubi que enfeita o colar que ela nunca tira. Nos livros, a espada de Stannis (Stephen Dillane) também é enfeitada por uma pedra semelhante, que daria a ilusão de que ela é uma espada em chamas (no caso, a Luminífera de Azor Ahai). Quando Mel enfim retira o colar, sua real face foi mostrada.

    Esta informação é bastante significativa porque, sabendo que Melisandre é realmente muito mais velha, é natural que ela conheça muitos segredos sobre magia e a profecia do retorno de Azor Ahai. Porém, logo o episódio acabou e os fãs lembraram de uma cena da quarta temporada em que Melisandre já havia aparecido sem o colar. Seria, então, um erro de continuidade?

    Na cena da quarta temporada em questão, Melisandre aparece tomando um banho quando a Rainha Selyse (Tara Fitzgerald) entra em seus aposentos e as duas começam a conversar. As duas estão em Pedra do Dragão, a viagem para a Muralha é iminente e um dos temas da conversa entre elas. Muita gente apontou que isto significaria que houve um erro de continuidade, mas nem tudo em Game of Thrones pode ser tão simples assim. Logo após a exibição do episódio, D.B. Weiss e David Benioff comentaram, em vídeo, que já tinham vontade de explorar esta história de Melisandre há algum tempo, o que leva à conclusão de que eles já sabiam dos poderes dela e, talvez, estivessem preparando o terreno para a revelação. Além disso, já há algumas possíveis explicações para a relação entre as duas cenas.

    Antes, relembre a cena em questão, do episódio 7 da temporada 4. 

    Observe que, quando Selyse entra no quarto, Melisandre pede a ela que lhe passe um vidro com um certo líquido, que ela prontamente despeja na água. Por isso, o visual jovem de Melisandre seria reforçado não apenas pelo colar, mas com a ajuda de poções. Na cena final do episódio 601, há um momento em que a câmera foca em um vidrinho entre os pertences de Melisandre quando ela está se despindo, o que sugere que, de fato, há uma importância neste detalhe. Relembre abaixo.

    Os fãs também sugerem que a ilusão criada por Melisandre seria ancorada não somente com a ajuda da pedra e das eventuais poções, mas pela força de sua fé. Nos livros, várias vezes Jon cita que Melisandre jamais dorme, come ou usa roupas de frio enquanto está na Muralha, o que sugere que ela é aquecida e alimentada pela própria fé. Porém, nota-se uma quebra deste padrão no fim da quinta temporada, quando Melisandre deixa Stannis e volta para  Castelo Negro completamente coberta e com aparência um tanto abatida. Ou seja: o fato de ela estar sentindo frio já aponta para a sua descrença nas mensagens de R'hllor. Quando ela se despe de todos os artifícios e deita-se para dormir no episódio 1 da sexta temporada, novamente há a sugestão de que ela está desacreditada, e isso a deixa enfraquecida.

    Por isso, é bastante provável que a série ainda explique o que exatamente suporta os poderes de Melisandre. Além disso, ainda estamos no início da temporada, então muita coisa ainda está por vir.

    O segundo episódio da temporada vai ao ar no próximo domingo, às 22h, na HBO. Conheça o canal de Game of Thrones no AdoroCinema

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top