Minha conta
    "MacGyver", personagem da série dos anos 80, vira verbo no dicionário Oxford

    Consertou algo de maneira improvisada? "MacGyvereou"!

    Pense rápido: a quem você recorreria se estivesse com um problema e precisasse se uma saída rápida ou se precisasse consertar algo mas não tivesse a ferramenta certa? Você sabe o nome: MacGyver. O agente conhecido por resolver problemas usando objetos comuns, como um cabide para consertar uma maçaneta quebrada, um clipe de papel para desativar uma bomba ou uma goma de mascar para construir uma, foi a sensação dos anos 80 e 90, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

    A série MacGyver - Profissão Perigo foi tão marcante que resolver algo de forma criativa e inusitada popularmente se tornou "dar uma de MacGyver" ou "agir como MacGyver". Assim, não é de se surpreender que o sobrenome do agente interpretado por Richard Dean Anderson tenha entrado para o Dicionário Oxford, um dos mais tradicionais da língua inglesa. Só que, surpresa, foi como um... verbo!

    Isso mesmo! Agora é possível, oficialmente, "MacGyverear" (ou seria "MacGyvear"?). Na língua inglesa, pelo menos, podemos, já que ainda não há tradução nem conjugação em português para a palavra.

    De acordo com o dicionário online, MacGyver significa "fazer ou reparar (um objeto) de um jeito improvisado ou inventivo, fazendo uso de qualquer item que esteja à mão".

    Como ficaria em uma frase, então? Caso houvesse tradução, ficaria assim: "Ele 'MacGyvereou' um macaco improvisado com um tronco de árvore", "Ela tem óculos 'MacGyverados' com fita adesiva", "Você consertou o parabrisas com fita e elástico? MacGyvereou!".

    Outras palavras da ficção que recentemente ganharam um espaço no dicionário foram: hoverboard - o skate voador de De Volta para o Futuro 2 -, e holodeck - a câmara de experiência holográfica ou ambiente simulado por computador, inspirado na série de TV Jornada nas Estrelas: A Nova Geração.

    E você, já "MacGyvereou" algo hoje?

     

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top