Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Chaves: Top 15 melhores episódios
    Por Rodrigo Torres — 4 de dez. de 2014 às 00:00
    Atualizado 31 de jul. de 2020 às 20:56
    facebook Tweet

    Depois de 36 anos no ar no SBT, a série mexicana deixa de ser exibida na emissora.

    Roberto Gómez Bolaños, o pequeno Shakespeare

    "Eu prefiro morrer do que perder a vida"

    Como seu último grande feito, Roberto Gómez Bolaños provou que é mesmo possível morrer e não perder a vida. Dentre tantos bordões repetidos à exaustão em cada episódio de Chaves e Chapolin, foi uma frase despretensiosa, aparentemente besta e muito espirituosa, lançada num contexto aleatório, que ganhou nova proporção e grande signficado na última sexta-feira, 28 de novembro. Este dia entrou para a História como aquele em que o mundo perdeu Roberto Gómez Bolaños. Eternizado em cada boa lembrança que deixou naqueles que passaram, passavam todas as tardes atentos olhando para a TV, Chespirito, o pequeno Shakespeare, de fato morreu e não perdeu a vida.

    A despeito do olhar preconceituoso e elitista de gente incapaz de se identificar com (ou simplesmente respeitar) o que reside além de seu universo, o inestimável legado deixado por Bolaños na cultura latino-americana não se limita à sua indiscutível popularidade. Em Chaves, o autor teve a sensibilidade de preencher a leveza e o humor de sua obra com críticas sociais e dilemas morais relevantes, a denunciar as agruras sociais de seu querido México. Em Chapolin, o mestre Chespirito deu pílulas de nanicolina à Literatura de Cervantes e Goethe, ao Cinema de ídolos como Chaplin e Sellers, apresentando ao seu público ainda inexperimentado um mundo novo fascinante, disfarçado na roupagem espertamente acessível e democrática de seu produto. Sob a sua imagem modesta e inocente, as séries CH brindaram o povo com um subtexto rico e valente, que só os inteligentes puderam ver.

    Sigam-me os bons!

    Sozinho, Bolaños nada fez. A "era de ouro" de Chaves e Chapolin data exatamente do período em que o autor esteve cercado de seus principais companheiros, especialmente os gênios da comédia Carlos Villagrán (Quico) e Ramón Valdés (Seu Madruga), afastados do elenco CH por divergências pessoais. Uma relação que se desgastou, coisa da vida, e na qual um fã inveterado só enxerga a humanidade onipresente na turma do Chaves – especialmente ao ver, nos olhos sempre marejados de Bolaños ao lembrar de Valdés, falecido em 1988, e na real tristeza de Villagrán com a morte do querido Chespirito, apenas respeito e admiração que resistiram ao desgaste de conflitos e do tempo.

    Essa turma, em conjunto, legou a gerações inteiras uma herança muito terna, eterna. Como singela homenagem a tamanha contribuição, nós do AdoroCinema selecionamos os melhores episódios do símbolo maior de Roberto Bolaños: a série Chaves. A lista conta com 15 capítulos – apenas 15! Portanto, junte-se a nós relembrando momentos esquecidos e compartilhando as suas lembranças inesquecíveis.

    Pois, como bom fã de Chaves, eu sei que você, algum dia, em algum momento, também desejou uma bola quadrada, teve vontade de comer um sanduíche de presunto fresquinho, sonhou com uma viagem a Acapulco, aprendeu a dizer "Ai, que buuurrro... Que burrriiico!", mas também ensinou que "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena".

    Vamos, tesouros. Nada de evitar a fadiga! Sigam-me os bons!

     

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Gibran Felipe Cobra Teske
      O momento marcante do A Casa da Bruxa está errado.É a Chiquinha que diz MiauE nisso a bruxa percebe a presença do próprio gato e diz a frase mais icônica desse episódio É você Satanás? nisso expulsa o gato
    • Walter F.
      emocionante! pi pi pi pi pi...
    • adriano lima
      muito boa essa materia....parabéns
    • cata
      nessa merda eu não consigo assistir nenhum filme a única coisa que eu consigo assistir é trailes e eu quero assistir é filme né merda de trailer não 😡😒😾👌👌👌
    • Gwen Stacy
      é mesmo, bom ela fez uma homenagem mto linda! Espero que ela e o Chespirito se encontrem num outro mundo e façam as pazes
    • Gwen Stacy
      Olá Caio, td e com você?Só aprecio a arte mesmo kkk que bom que você quer adquirir ainda mais conhecimento nesse meio fantástico! Esse é um ótimo site pra começar, sucessoAbraços
    • laixg
      Sinceramente, uma excelente matéria. Pude sentir a maior das nostalgias enquanto relembrava esses tão queridos episódios. Agora, vocês poderiam fazer uma versão com os melhores de Chapolin e Chespirito. Seria lindo.
    • Caio M.
      Gwen, tudo bem ?eu tb adoro cinema, eu estou pretendendo fazer isso,você tem algum conhecimento nisso, ou só aprecia a arte ??
    • delicada culta
      Acho que Maria Antonieta não seria bem - vinda ou pelo menos ela sentiu isso, acho que por isso não foi.
    • Cristiane O.
      Pensei a mesma coisa, um Top 15 do Chapolin seria fantástico!
    • Milton A.
      Que genial! Adorei essa homenagem, é uma parte da minha infância vivinha aí!
    • Rodrigo T.
      Obrigado pela moral, Rafael. Acho que, de todos os textos que já escrevi, esse foi o que mais me deu prazer. Gratificante saber que outras pessoas estão dedicando seu tempo lendo algo feito com tanto carinho. Mas, o sentimento que mais me cativa é o da identificação. Tô adorando ver outros fãs de Chaves por aqui, e essa resposta, essa troca, foi o que mais me motivou a escrever (e por tanto tempo rs) essa matéria.
    • Rafael P.
      Sensacional essa matéria! Parabéns a iniciativa dessa homenagem. Relembrar todos esses episódios e reviver essa piadas foi fantástico! Meus favoritos são os do Festival, os dos desenhos e também o da visita do Chapolin! Realmente excelente essa matéria, e ainda com os episódios. Foi a matéria que mais demorei a ler haha
    • Reginaldo L.
      Adorei o texto. Chaves é maravilhoso. Vai com Deus Bolanos.
    • F?bio S.
      valeu ! A.C ! por presta essa linda homenagem a esse artista d mao cheia q era e ainda continua sendo, R. Bolaños. e esse personagem entao, ja eternizou! quem nunca deu risada assistindo ao chaves, bom dmais! eu gostava bastante tb do chapolin colorado "...não contavam com minha astucia..." eternament grato pot tantos momentos bons em minha infancia... "o corpo se vai, mas os sentimentos e a historia fica..."
    • Alexsandra Z.
      muito bom
    • Jos? Manoel R.
      Tudo a dizer seria muito pouco perto da saudade que ira deixar. Espero e torço que essa inteligencia do fascinante mundo de chaves inspire os que aqui ficaram e tomem como lição de que fazer feliz não necessita de nudez tão pouco de baixaria e sim de coroação e vontade de se fazer algo bom. Obrigado não só ao querido chaves mas tbm ao SBT que sempre acreditou no melhor.
    • Esdras G.
      adorei a matéria. .Concerteza viajei aki no passado. Obrigado por homenagear nosso mestre Bolaños!
    • Daniel Prestes P.
      Muito feliz em paz amo muito, com chavinhos muito esperança da sua vida seempre perdoa com brasil lindo com vce em carinhoso.bjo viver sempre em Paz descansar doi com céuen Éen Jesus em paz...........
    • Emerson S.
      Gosto muito dos episódios de Chaves mais acho terrível os episódios apelativos onde tenta trazer pro lado do terror ensinando as crianças a invocar satanás.
    Mostrar comentários
    Back to Top