Minha conta
    Para ver na Netflix: A série que destrói todos os clichês
    Marco Rigobelli
    Marco Rigobelli
    Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.

    Foi criada por uma mulher, inspirada na vida de uma mulher e apresentou mais mulheres do que você jamais verá em um único projeto: Orange Is the New Black tem a prisão, a feminista e a implacável.

    Piper Kerman e sua autobiografia Orange Is the New Black: My Year in a Women's Prison, é onde tudo começou, de onde a série foi inspirada. Mas a série, lançada há apenas 10 anos, vai além do livro em que se baseia e usa a história de Piper Kerman apenas como ponto de partida.

    Condenada a 15 meses de prisão por carregar uma mala cheia de dinheiro 10 anos antes para a então namorada, que trabalhava para um cartel de drogas, Piper – aqui com o sobrenome Chapman – chegou em Litchfield, penitenciária federal feminina de segurança mínima. Lá, descobre um mundo impiedoso que nunca vai parar de testar ela e suas muitas companheiras no infortúnio. Desumanizadas, todos eles se tornam propriedade de Litchfield.

    Orange Is the New Black
    Orange Is the New Black
    Data de lançamento 2013-07-11 | min
    Séries : Orange Is the New Black
    Com Taylor Schilling, Natasha Lyonne, Uzo Aduba
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    Essa premissa é uma oportunidade para Jenji Cohan (Weeds), criadora da série, contar as histórias de diversas mulheres. Ela mesma disse: Piper é apenas um Cavalo de Tróia que permite que mulheres que Hollywood muitas vezes ignorou finalmente se destaquem. Com efeito, OITNB apresenta pelo menos 38 personagens femininas com um arco narrativo desenvolvido, indivíduos que em nada se opõem a quem introduz a história. Dotadas de uma vida ficcional completa, antes e durante o encarceramento (e às vezes depois), as presas não são mais desumanizadas.

    Pelo bem da piada, nenhuma das protagonistas aparece em todos os episódios: essa é a oportunidade de cada uma ter seu próprio tempo para brilhar. Porque Orange Is the New Black é, acima de tudo, um retrato da mulher em todo o seu esplendor: de todas as idades, de todas as formas, de todos os tamanhos e de todas as cores, de todas as orientações sexuais e de todos os estratos sociais-económicos. O show desenha a figura feminina natural e confusa, confortável em sua pele ou mentalmente quebrada, sem nunca diminuí-la ou julgá-la. Seja educada ou raivosa, a mulher de OITNB é real, desafiando clichês e normas sociais – e fazendo isso com determinação.

    Netflix

    Complexa e desinibida, a série parte o coração da audiência para despertá-la para duras realidades. Tão hilária quanto dolorosa, ela vai direto ao ponto quando se trata de mostrar a vida na prisão como ela é e abordar questões políticas e sociais atuais, sempre privilegiando vozes marginalizadas e desafiando o patriarcado heteronormativo no processo.

    Um patriarcado que ela combate tanto na frente quanto atrás das câmeras: com uma mulher no comando, quase tantas diretoras quanto diretores, mas acima de tudo mais roteiristas mulheres do que homens, produtoras do que produtores e atrizes do que atores, o show excedeu completamente as regras de paridade. E por falar em suas atrizes, geniais em precisão e beleza, admitimos para vocês: é de partir o coração escolher quais citar. Taylor Schilling, Danielle Brooks, Uzo Aduba, Natasha Lyonne, Laverne Cox, Laura Prepon, Kate Mulgrew, Taryn Manning, Selenis Leyva,Yael Stone, Adrienne C. Moore, Samira Wiley, Diane Guerrero, Dascha Polanco, Elizabeth Rodriguez e tantas outras: a ordem não importa aqui, todas são iguais. Por outro lado, algumas têm mais dificuldade em levar uma vida digna...

    Mas, além de seu assunto forte e envolvimento abrangente, Orange Is the New Black também fez história na televisão por ser uma das primeiras séries originais da Netflix. Quebrando recordes em seu lançamento em 2013, ano em que foi proclamado o programa mais assistido da plataforma, antes de House of Cards, lançado alguns meses antes, também ganhou alguns Emmys. Durante suas primeiras sete temporadas, quase 105 milhões de usuários assistiram a pelo menos um de seus episódios: isso é impressionante.

    Pioneira e à frente de seu tempo, OITNB é uma das primeiras séries especialmente criadas para serem maratonadas e, assim, nos mergulhar na vida imperfeita de suas personagens de forma intensa e prolongada: uma jornada da qual não saímos ilesos e este é de fato o objetivo desejado. Prepare-se para também se frustrar.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top