Minha conta
    Black Mirror na Netflix: 3 episódios da série que previram o futuro
    Marco Rigobelli
    Marco Rigobelli
    Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.

    Série distópica, Black Mirror às vezes também está um passo à frente da realidade. Relembre 3 episódios que previram o futuro. Atenção, spoilers.

    Atenção, spoilers. É aconselhável ter visto os 3 episódios de Black Mirror mencionados abaixo antes de continuar sua leitura.

    Série antológica criada por Charlie Brooker, Black Mirror inundou nossas telas com histórias distópicas aterrorizantes e perturbadoras sobre os excessos da tecnologia e seu uso na sociedade. Com um tom muito sombrio e satírico, mas ancorado no que há de melhor e pior na humanidade, a série do Channel 4 e da Netflix muitas vezes chocou com suas reviravoltas incríveis.

    Black Mirror

    Mas há aqueles episódios que deixaram suas marcas nas nossas memórias e que foram mesmo "precursores" das inovações tecnológicas e das espantosas utilizações de algumas delas. Surge aqui uma retrospectiva de 3 episódios de Black Mirror que, por assim dizer, previram o futuro. Quando a realidade supera a ficção, há algo que nos faz estremecer.

    THE WALDO MOMENT (TEMPORADA 2, EPISÓDIO 3)

    Exibido em 2013, o episódio final da 2ª temporada de Black Mirror apresenta Jamie Salter (Daniel Rigby), um ator e dublador de captura de movimento que anima e empresta sua voz a Waldo, um urso azul digital. Ao aparecer em um programa infantil falso, ele ridiculariza, por meio de Waldo, Liam Monroe (Tobias Menzies), um representante do Partido Conservador britânico.

    Channel 4

    Waldo então torna-se um sucesso imediato que é jogado na arena política pelos produtores do programa. Muito rapidamente, Waldo, liderado por Jamie, encontra-se candidato na atual campanha eleitoral local. Mas o sucesso de Waldo não agrada a Jamie, especialmente quando uma "Agência" procura fazer de Waldo o rosto internacional da oposição política.

    Por meio de Waldo, ela pode transmitir qualquer mensagem, seja extraída das estatísticas do Google ou de várias opiniões do Twitter. Desconfortável, Jamie tenta sair dessa armadilha política, mas é atacado. Ao acordar no hospital, ele percebe que Waldo realmente se tornou um ícone do protesto, já que o urso azul de computação gráfica (não muito distante do pássaro azul do Twitter) ficou em segundo lugar na eleição.

    Se nenhum urso sintético se apresentou em nenhuma eleição, é claro que comediantes ou palhaços do entretenimento ascenderam a cargos de poder anos após a transmissão do episódio "The Waldo Show".

    Um exemplo é: Donald Trump, empresário bilionário, apresentador de televisão e produtor que concorreu como candidato pelo Partido Republicano às eleições presidenciais dos EUA em 2016. E, embora ninguém esperasse ver Donald Trump na Casa Branca, ele foi de fato o 45º presidente da Estados Unidos de 2017 a 2021.

    Outro exemplo é Volodymyr Zelenskky, comediante, produtor, ator, roteirista e diretor que se tornou presidente da Ucrânia em 2019. O humorista foi o ator principal de Servo do Povo, sitcom em que interpretou um professor que se tornou um candidato a presidente. Muito popular em seu país, Volodymyr Zelenskky lançou seu partido político, retirado da série de televisão, usando a imagem de seu personagem lutando contra a corrupção das elites e, graças a uma campanha eleitoral atípica, chegou à presidência da Ucrânia.

    NOSEDIVE (TEMPORADA 3 EPISÓDIO 1)

    Primeiro episódio da versão Netflix de Black Mirror, após a aquisição dos direitos de transmissão anteriormente detidos pelo Channel 4, "Nosedive" lança a 3ª temporada da série de Charlie Brooker sobre os chapéus de roda com um universo distópico aterrorizante.

    Acompanhamos o cotidiano de Lacie (Bryce Dallas Howard) em uma sociedade regida pela classificação pessoal, ou seja, cada pessoa avalia as demais de 0 a 5 e as mais bem avaliadas têm acesso a melhores serviços. Lacie tem uma pontuação de 4,2, mas quer ter acesso a uma maior qualidade de vida. Ela, portanto, fará todo o possível para isso e modificará seu perfil de acordo.

    Netflix

    Quando sua amiga de infância Naomi (Alice Eve), avaliada em 4,6, a contata para ser madrinha de seu casamento, é um sonho que se torna realidade para Lacie, que deseja melhorar seu status social. Mas no Dia D, Lacie comete uma série de erros e interações ruins que reduzem significativamente sua nota.

    É a descida ao inferno para Lacie, que vê seu acesso privilegiado desaparecer. Naomi então a proíbe de ir ao casamento e explica que só a convidou porque tinha nota 4,2. Traída e deprimida, Lacie de alguma forma acaba na cerimônia onde faz um discurso contundente antes de ser presa.

    Impossível em nossa sociedade? Não para a China, que anunciou em 2014 a implantação de um sistema de classificação vitalício (!) para seus cidadãos. Este projeto do governo chinês, inspirado no Credit Score dos Estados Unidos, premia pessoas e empresas que respeitam as regras estabelecidas e penaliza quem não as respeita.

    Após experimentação em 2014 e fases de teste em 2018, o sistema foi aplicado em toda a República Popular da China em 2020. No entanto, não há um padrão nacional. O sistema assume diferentes formas dependendo da cidade; alguns dão especial atenção à inovação, outros ao cumprimento do código da estrada e outros à moralidade. E o não cumprimento pode impedir que alguns cidadãos e empresas tenham acesso a empréstimos e ajuda governamental.

    METALHEAD (TEMPORADA 4 EPISÓDIO 5)

    No episódio 5, quase todo mudo e em preto e branco, da 4ª temporada de Black Mirror, Bella (Maxine Peake), Tony (Clint Dyer) e Clarke (Jake Davies), três saqueadores em busca de recursos, exploram um armazém abandonado para encontrar um item específico.

    Mas os três cúmplices não encontram apenas a caixa, encontram também um "cachorro", um robô quadrúpede que patrulhava o armazém e que tem a particularidade de matar qualquer ser humano que avistar. O cachorro rapidamente mata Tony e Clarke e persegue Bella, que conseguiu escapar sem a caixa do objeto.

    Netflix

    Ela consegue fugir do cachorro jogando-o de um penhasco com um carro, ela sabe muito bem que tem pouco tempo pela frente desde que o cachorro plantou um localizador nela. Ela consegue extraí-lo com uma faca, mas o sangue que perde dá uma pista ao cachorro.

    Então começa uma longa e dolorosa perseguição entre o cachorro e Bella, que usa todos os estratagemas possíveis para embaçar a visão do cachorro e garantir que sua bateria seja descarregada. Infelizmente para ela, Bella acaba em uma casa abandonada onde é atacada uma última vez pelo cachorro antes de acertá-lo.

    Ela percebe que o cachorro teve tempo de plantar várias marcas nela, o que atrai muitos outros cães assassinos, deixando Bella à sua triste sorte. O episódio termina mostrando o conteúdo da caixa pela qual Bella, Tony e Clarke deram suas vidas: ursinhos de pelúcia.

    Embora os cachorros de Black Mirror fossem baseados em robôs da Boston Dynamics, como o BigDog, a realidade rapidamente superou a ficção. No entanto, a tecnologia percorreu um longo caminho desde então e a empresa desenvolveu uma versão menor e mais dinâmica do BigDog. Intitulado SpotMini, o protótipo do robô de quatro patas, ainda mais próximo do estilo dos cachorros.

    Esta versão muito inteligente assustou os internautas quando um vídeo de teste foi divulgado. Mas não é a única inteligência artificial a ter criado pânico nas redes, já que um robô do MIT chamado Mini Cheetah também assustou por poder correr, pular e até jogar futebol!

    Todas as seis temporadas de Black Mirror estão disponíveis na Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top