Minha conta
    Conheça os Melhores e Piores 2011 do cinema nacional

    O Palhaço e Lixo Extraordinário são destaques do ano segundo a equipe do Adoro Cinema.

    Por Roberto Cunha

    Depois de eleger os 10 Melhores e Piores de 2011, a equipe do AdoroCinema fez o mesmo, dando atenção somente aos títulos brasileiros.

    Você poderá ver a lista mais abaixo, mas antes disso, vale ressaltar que o cinema nacional mostra sinais de que não tem a menor intenção de reduzir o ritmo de produção e isso, certamente, deixa os cinéfilos de carteirinha cheios de orgulho.

    Enquanto em 2010 foram lançados 76 filmes, o ano de 2011 parte com 96 lançamentos e, em 2012, já estão agendadas cerca de 30 estreias. O melhor é saber que essa média (dois títulos/mês) deve aumentar porque existem muitas produções em andamento.

    Outro detalhe que não poderia ficar de fora são os esforços, dignos de mérito, de pequenos distribuidores, como a Vitrine Filmes, e exibidores, como o Cine Santa, o Ponto Cine e o Jóia (os três no Rio de Janeiro), entre outras empresas espalhadas pelo país que contribuem na difusão dessas obras.

    Portanto, parabéns a todos os envolvidos nesse processo, desde o embrião da ideia, passando pelo moça do café até o topo da cadeia.

    O balanço sobre o parque exibidor também é positivo. Foram abertas 198 salas neste ano contra 173 em 2010 e 94 em 2009. Do total de 2011, 23 salas voltaram a receber o público, após reformas ou mudança de proprietário. Assim, salvo alguma inauguração não informada, o Brasil fecha o ano com 2370 salas distribuidas em 686 cinemas.

    Entre os exibidores, a rede brasileira Espaço e a mexicana Cinépolis empataram ao abrir 29 novas salas e foram as que mais cresceram, seguidos pela americana Cinemark com 26. Na divisão por estados, São Paulo foi o que ganhou mais salas (57), na frente de Rio de Janeiro (34), Santa Catarina (18) e Minas Gerais (17). De negativo, saber que 35 salas tiveram seus projetores desligados, mas algumas já foram reabertas ou tranformadas em salas VIP.

    Na conquista dos espectadores, um título lançado no finalzinho de 2010, De Pernas pro Ar (3.5 milhões), lidera o ranking seguido de Cilada.com (2.9 milhões), Bruna Surfistinha (2.1 milhões), Assalto ao Banco Central (1.9 milhão), O Palhaço (1.4 milhão), O Homem do Futuro (1.2 milhão) e Qualquer Gato Vira-lata (1.1 milhão).

    Entre as personalidades, destaque para Wagner Moura, que estreou em dois titulos (VIPs e O Homem do Futuro) e Selton Mello, retornando como diretor e aproximando o público brasileiro de um cinema diferente. Ainda sobre a função, ponto para as estreias de Marcos Paulo (Assalto ao Banco Central), Marcus Baldini (Bruna Surfistinha) e Cecília Amado (Capitães da Areia).

    Outro que merece uma menção é o ator Igor Cotrim. Vilão de seriado juvenil dos anos 90 e polêmico em reality show no novo século, ele mostrou seu potencial em Elvis & Madona. Ao seu lado, aliás, Simone Spoladore não fez diferente, marcando presença ainda em outros dois títulos: Natimorto e Não Se Pode Viver Sem Amor.

    Apesar de serem conhecidos da televisão, Leandra Leal, de Estamos Juntos, Caio Blat e Cassia Kiss, de Bróder, confirmam a solidez de suas carreiras também no cinema.

    Abaixo, você pode dar uma olhada na lista da equipe do ADORO CINEMA. Agora, que tal você também deixar a sua?

    >>>>> TOP 5 - MELHORES 2011 - NACIONAL <<<<<

    ROBERTO CUNHA

    O Palhaço

    Lixo Extraordinário

    Desenrola

    VIPs

    Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano

    Menção Especial: Uma Professora Muito Maluquinha (mostrou que é possível fazer filmes para a criançada sem a apelação sexual de outros títulos do segmento) e VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso

    FRANCISCO RUSSO

    O Palhaço

    Lixo Extraordinário

    Elvis & Madona

    Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo

    Meu País

    LUCAS SALGADO

    O Palhaço

    Trabalhar Cansa

    As Canções

    Rock Brasília - Era de Ouro

    O Homem do Futuro

    >>>>> TOP 5 - PIORES 2011 - NACIONAL <<<<<

    ROBERTO CUNHA

    Bruna Surfistinha

    Ponto Final

    Bollywood Dream - O Sonho Bollywoodiano

    Qualquer Gato Vira-Lata

    Onde está a Felicidade?

    *Filmes em circuito muito pequeno, como Os Monstros e Os Residentes (citados no Piores do Ano), ficaram de fora desta.

    FRANCISCO RUSSO

    As Mães de Chico Xavier

    Brasil Animado

    Simples Mortais

    Família Vende Tudo

    Assalto ao Banco Central

    LUCAS SALGADO

    As Mães de Chico Xavier

    Assalto ao Banco Central

    Cilada.com

    Todo Mundo Tem Problemas Sexuais

    Amanhã Nunca Mais

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top