Minha conta
    Oscar 2023: Academia Brasileira de Cinema divulga pré-selecionados para concorrer à indicação na honraria
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Em setembro, organização deve definir o candidato final para entrar na disputa por uma vaga na premiação.

    Ainda estamos em agosto, mas a corrida para a vindoura temporada de premiações cinematográficas já está a todo vapor. Nesta terça-feira (30), a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou seis filmes brasileiros pré-selecionados para concorrer à indicação ao Oscar 2023.

    Ao todo, foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga e, pela primeira vez, a eleição será realizada em dois turnos. No dia 5 de setembro, segunda-feira, será escolhido, entre os seis pré-selecionados, o filme que representará o Brasil na disputa por uma vaga na 95ª edição da honraria.

    Vencedores do Oscar 2022: Veja lista completa de ganhadores da premiação

    Presidida por Bárbara Cariry, a Comissão de Seleção deste ano é formada por 19 membros, incluindo Patricia Pillar, Petra Costa, Waldemar Dalenogare Neto, Cavi Borges, entre outros.

    A cerimônia do Oscar 2023 acontece em 12 de março. Abaixo, conheça os 6 filmes pré-selecionados para representar o Brasil:

    A MÃE

    Produção: Cup Filmes, Bela Filmes e Filmes da Garoa

    Direção: Cristiano Burlan

    A Mãe
    A Mãe
    Data de lançamento 10 de novembro de 2022 | 1h 20min
    Criador(es): Cristiano Burlan
    Com Marcelia Cartaxo, Mawusi Tulani, Helena Ignêz
    Usuários
    3,0
    Adorocinema
    4,0

    A MÃE segue a jornada de Maria, migrante nordestina e vendedora ambulante em busca de seu filho Valdo, supostamente assassinado por policiais militares durante uma ação na vila onde mora. Em busca de descobrir o paradeiro do filho, Maria enfrenta diversas adversidades. Ela não tem nenhuma notícia que a ajude a encontrá-lo. Essa tragédia deixa uma ferida profunda na personalidade de Maria, que passa a viver sob a marca da insegurança e da impunidade.

    A VIAGEM DE PEDRO

    Produção: Biônica Filmes, Buriti Filmes, O Som e a Fúria e Sereno Filmes

    Direção: Laís Bodanzky

    A Viagem de Pedro
    A Viagem de Pedro
    Data de lançamento 1 de setembro de 2022 | 1h 36min
    Criador(es): Laís Bodanzky
    Com Cauã Reymond, Vitória Guerra, Rita Wainer
    Usuários
    2,4
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    1831, durante a travessia do Atlântico em uma fragata inglesa rumo à Europa, Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal. Pedro se vê doente e inseguro. Entra na embarcação em busca de um lugar e uma pátria. Em busca de si mesmo.

    CARVÃO

    Produção: Cinematográfica Superfilmes

    Direção: Carolina Markowicz

    Carvão
    Carvão
    Data de lançamento 3 de novembro de 2022 | 1h 47min
    Criador(es): Carolina Markowicz
    Com Maeve Jinkings, César Bordón, Rômulo Braga
    Usuários
    3,3
    Assista agora

    Numa pequena cidade do interior, uma família recebe uma proposta rentosa, mas também perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes mesmo da chegada dele, no entanto, arranjos precisarão ser feitos, e a vida em família começa a se transformar. Porém, nenhum dos familiares, e muito menos o próprio hóspede, vê suas expectativas cumpridas. “Carvão” é um retrato ácido de um Brasil onde impera a naturalização do absurdo.

    MARTE UM

    Produção: Filmes de Plástico Produções Audiovisuais

    Direção: Gabriel Martins

    Marte Um
    Marte Um
    Data de lançamento 25 de agosto de 2022 | 1h 55min
    Criador(es): Gabriel Martins
    Com Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.

    PACIFICADO

    Produção: Reagent Media

    Direção: Paxton Winters

    Pacificado
    Pacificado
    Data de lançamento 11 de agosto de 2022 | 1h 40min
    Criador(es): Paxton Winters
    Com Bukassa Kabengele, Cassia Gil, Débora Nascimento
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora em Star +

    Tati é uma menina introspectiva de 13 anos que luta para se conectar com seu distante pai, Jaca, recém-saído da prisão no momento turbulento das Olimpíadas do Rio. Enquanto a polícia “pacificadora” luta para ocupar as favelas ao redor do Rio, Tati e Jaca precisam navegar entre os obstáculos que ameaçam suas esperanças para o futuro. Nascido de uma colaboração criativa de sete anos entre a comunidade ‘Morro dos Prazeres’, o escritor/diretor Paxton Winters, Wellington Magalhães (Maga) e Joseph Carter (Joe), PACIFICADO oferece um retrato íntimo de uma família tentando encontrar a paz no inconstante campo de batalha, que eles chamam de casa.

    PALOMA

    Produção: Carnaval Filmes

    Direção: Marcelo Gomes

    Paloma, agricultora, quer um casamento tradicional em uma igreja com o namorado Zé. O padre local recusa seu pedido. Mas Paloma, uma mulher trans, vai lutar por seu sonho.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top