Minha conta
    Diretor de O Homem do Norte critica série Vikings: "Não tem quase nada a ver!" (Entrevista Exclusiva)

    O Homem do Norte é um épico viking de vingança e o terceiro filme de Robert Eggers, diretor dos aclamados A Bruxa e O Farol.

    O Homem do Norte está em exibição nos cinemas brasileiros estrelado por Anya Taylor-Joy e Alexander Skarsgård. Terceiro (e mais ambicioso) filme de Robert Eggers, se trata de um épico viking de vingança. Em entrevista exclusiva para o AdoroCinema, o diretor revelou como trabalhou para apresentar em O Homem do Norte uma visão única – especialmente com diversas produções recentes de temática viking.

    O que assistir se O Homem do Norte deixar você querendo mais: 3 filmes de vikings clássicos e épicos para assistir

    Vikings (2013 - 2020) é uma das produções mais populares e aclamadas sobre a temática, influenciando diversas outras séries, filmes e até mesmo jogos que surgiram recentemente. Apesar disso, Robert Eggers não é muito fã da série por causa de sua falta de fidelidade e precisão histórica, coisa que ele fez questão de apresentar em O Homem do Norte – com um forte trabalho pesquisa para a autenticidade do filme.  

    "Eu acho que a principal diferença é que nenhum dos recentes programas ou videogames sobre vikings está tentando recriar um passado histórico de maneira autêntica. A série Vikings realmente reinventou como as pessoas veem os vikings, e todas as reencarnações recentes dos vikings são mais ou menos baseadas na estética desse programa, que não tem quase nada a ver com a Era Viking, sabe?", conta Eggers.

    O Homem do Norte segue uma história de vingança do príncipe Amleth (Oscar Novak e Alexander Skarsgård), prestes atingir maioridade e ocupar o espaço de seu pai, o rei Horvendill (Ethan Hawke), que acaba sendo brutalmente assassinado. Amelth descobre que seu tio é o culpado, mas ainda tem sua mãe sequestrada, a rainha Gudrún (Nicole Kidman). Ele jura um dia voltar para vingar seu pai e matar seu tio.

    O Homem do Norte impressiona por seu realismo em retratar a cultura viking

    Robert Eggers é conhecido por dar valor em retratar o passado da forma mais verdadeira possível, o que já era possível observar em seus dois filmes anteriores: A Bruxa (2015) e O Farol (2019). Em O Homem do Norte, o diretor eleva esse padrão de precisão estabelecido, com seu filme mais ambicioso até o momento.

    Eggers fez um intenso trabalho de pesquisa para deixar o cenário da produção, a construção do mundo e a cultura viking da forma mais autêntica possível, se tornando "um especialista viking" – de acordo com o protagonista Alexander Skarsgård. O processo para a escrita do roteiro de O Homem do Norte envolveu historiadores, arqueólogos e linguistas para garantir que a representação dos vikings combinassem com os relatos históricos, como o próprio Robert Eggers confirmou ao AdoroCinema.

    "Eu e meu co-roteirista Sjón fizemos uma tremenda pesquisa apenas para colocar o roteiro em forma para começar a fazer o filme. Uma vez que o filme se tornou real, e estávamos trabalhando no roteiro de filmagem, começamos a envolver historiadores e arqueólogos e muitos tipos de primeiros consultores na fase de roteiro, mas depois eles estavam colaborando com todos os chefes de departamento. E então, no trabalho para criar, tudo era para ser uma réplica de algo em nível de museu, em vez de coisas que estamos inventando. Então foi muita pesquisa e muito trabalho. Mas, novamente, divertido", disse.

    O Homem do Norte colocou o elenco em situações extremas: "Foi difícil sobreviver", revela Anya Taylor-Joy (Entrevista Exclusiva)

    O Homem do Norte não é diretamente baseado em uma história real, mas foi escrito por Robert Eggers e Sjón com inspiração em um mito e folclore nórdico antigo. O filme é ambientado na Era Viking, mais precisamente no ápice da Landnámsöld (povoamento da Islândia), no ano de 914, e baseado principalmente na lenda medieval escandinava de Amleth, escrita pelo historiador dinamarquês Saxo Grammaticus – inspiração direta para a criação da peça Hamlet, de William Shakespeare.

    O Homem do Norte está em exibição nos cinemas brasileiros.

    O Homem do Norte
    O Homem do Norte
    Data de lançamento 12 de maio de 2022 | 2h 17min
    Criador(es): Robert Eggers
    Com Alexander Skarsgård, Nicole Kidman, Claes Bang
    Imprensa
    3,4
    Usuários
    3,5
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top