Minha conta
    Este filme da Barbie é baseado em uma história macabra que ninguém imaginava
    Bárbara Castro
    Bárbara Castro
    -Redação
    Vendo jornalistas em HQs desde criança, Bárbara decidiu dar à profissão uma chance e ficou nela para valer. Hoje, não se envolveria com heróis para suas matérias, já que daria muito trabalho viver ameaçada por vilões. Por isso, é mais uma Andy de O Diabo Veste Prada (sem os perrengues da moda).

    Barbie e as Doze Princesas Bailarinas foi inspirada em conto dos irmãos Grimm e a história original é assustadora

    Não é à toa que os filmes da Barbie com frequência se tornem um dos assuntos mais comentados no Twitter. Com mais de 30 obras lançadas em estilo telefilme ou direto para DVD, eles marcaram algumas gerações. Muitos destes enredos baseados nas bonecas se inspiravam em contos de fada ou balé.

    Provavelmente um dos filmes que mais marcou a memória dos que acompanhavam a saga da boneca foi Barbie e as Doze Princesas Bailarinas, disponível no catálogo da Netflix. A história leve foi embalada por uma música cativante. Pode perguntar para qualquer um da Geração Z sobre a música-tema do filme e com certeza vão cantar! Mas a história esconde um detalhe macabro.

    Qual é a história de Barbie e as Doze Princesas Bailarinas?

    O longa acompanha doze irmãs princesas. Quando o pai das meninas nota que suas filhas não têm o comportamento adequado que se espera da nobreza, chama sua prima, a duquesa Rowena, a fim de que ela ensine suas filhas a se comportarem como damas. Uma das primeiras atitudes de Rowena foi proibi-las de dançar, cantar ou brincar.

    Quando as irmãs mais novas fazem aniversário, recebem de presente um livro que foi deixado pela sua mãe. Ao lerem, descobrem que dançando sobre os azulejos de flores no chão do quarto podem abrir um portal para um jardim mágico secreto onde podem dançar a noite sem serem incomodadas. 

    Não é surpresa de saber que nem todos os filmes inspirados em contos de fadas são iguais à sua história original. Mas o que surpreende no conto das 12 princesas é que o final pode ser bem mais trágico do que você espera…

    A história original das Doze Princesas Bailarinas

    O conto original dos irmãos Grimm foi escrito em 1457, e, é claro, usado com finalidade para assustar (ou traumatizar) crianças malcriadas. O título da história também muda, e a tradução fica "Os Sapatos de Dança Desgastados" ou "Os Sapatos que Foram Dançados em Pedaços".

    O começo é quase o mesmo do que é mostrado no filme da Barbie: um rei tem 12 filhas e sempre tranca a porta do quarto delas na hora de dormir, mas quando acorda ele vê os sapatinhos das filhas desgastados de tanto dançar. As filhas negam que dançaram a noite inteira, então ele decide baixar um decreto para que, se alguém ajudasse a descobrir o que estava acontecendo com suas filhas, iria ganhar a mão de uma delas em casamento e o trono assim que ele morresse.

    Vale notar que, se alguém tentasse descobrir e não conseguisse em três dias, essa pessoa iria morrer - já temos uma bandeirinha vermelha aqui! 

    As primeiras tentativas são falhas já que, sempre que uma pessoa tenta ficar de olho no quarto das meninas de noite, acaba adormecendo e, enfim, morta em três dias.

    Isso acontece até que um soldado aparece no reino. Viajando até a cidade, ele é abordado por uma velhinha que lhe dá um conselho valioso: não beber a taça de vinho que as princesas dão. Ela também oferece uma capa de invisibilidade (alô, Harry Potter?)

    Ele então vai solucionar o caso e engana as princesas no momento que elas lhe dão a taça de vinho. Acreditando que o homem estava adormecido, elas vão até uma passagem embaixo da cama de uma delas que dá para uma floresta cheia de árvores.

    O soldado segue as meninas, que vão para um rio onde doze barcos as esperam, cada uma com um belo príncipe. Logo eles chegam a um outro castelo, onde os casais dançam até as 3 da manhã. Antes de as princesas chegarem em casa, o soldado volta, a fim de parecer que ainda estava dormindo.

    No final do enredo, o homem consegue o que queria, e o desfecho fica ainda pior. Após revelar o segredo das meninas, se casa com a mais velha e os doze príncipes do outro reino acabam sendo amaldiçoados e presos no mundo secreto.

    Ainda existem várias versões, de vários países, do conto dos Grimm - algumas até envolvendo o diabo! Mas pode-se dizer que os diretores e roteiristas de Barbie decidiram deixar a história mais interessante para as crianças. 

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top