Minha conta
    Gostou de Mães Paralelas? Confira todos os filmes de Pedro Almodóvar com Penélope Cruz e onde assisti-los
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    A lista de colaborações entre os artistas inclui Dor e Gloria, Volver, Tudo Sobre Minha Mãe, entre outros.

    Pedro Almodóvar e Penélope Cruz estão juntos em mais uma colaboração de sucesso, o filme Mães Paralelas. O longa, que acaba de chegar ao catálogo da Netflix, não apenas agradou o público e a crítica, mas também emocionou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

    O drama foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora e Melhor Atriz, na qual Penélope disputa a estatueta de ouro com Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye), Olivia Colman (A Filha Perdida), Nicole Kidman (Apresentando os Ricardos) e Kristen Stewart (Spencer).

    Oscar 2022 anuncia os indicados: Confira todos os filmes, atores e diretores que concorrem ao prêmio

    Para quem acompanha o trabalho do cineasta espanhol, sabe que sua parceria com a artista não é recente. O primeiro encontro da dupla aconteceu em 1992, quando Almodóvar convidou a atriz para ler algumas cenas. Tamanha a sintonia, os dois continuam colaborando em uma relação intensa nas últimas três décadas.

    “Há algo muito particular em Penélope”, disse Almodóvar à Variety. “Ela é uma atriz muito visceral. Ela traz muita verdade em tudo que faz. Ela tem essa incrível capacidade de misturar humor e drama e, claro, ela é incrivelmente fotogênica. Eu vi todas essas qualidades assistindo ela pela primeira vez em Jamón, Jamón”.

    Abaixo, confira todos os filmes de Penélope Cruz dirigidos por Pedro Almodóvar.

    Carne Trêmula (1997)

    Carne Trêmula
    Carne Trêmula
    Data de lançamento 30 de outubro de 1998 | 1h 39min
    Criador(es): Pedro Almodóvar
    Com Javier Bardem, Francesca Neri, Ángela Molina
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    O primeiro trabalho conjunto foi em Carne Trêmula, longa de 1997. Disponível na Netflix e no Prime Video, o filme se passa no início dos anos 1970, em Madri.

    Uma prostituta (Cruz) tem um filho no ônibus, quando tentava chegar na maternidade. O bebê se chama Victor. Após vinte anos, Victor (Liberto Rabal) está começando sua vida adulta e tenta se encontrar com Elena (Francesca Neri), desconhecida com quem, uma semana antes, teve um fugaz encontro.

    Tudo Sobre Minha Mãe (1999)

    Tudo Sobre Minha Mãe
    Tudo Sobre Minha Mãe
    Data de lançamento 8 de outubro de 1999 | 1h 41min
    Criador(es): Pedro Almodóvar
    Com Cecilia Roth, Marisa Paredes, Candela Peña
    Usuários
    4,0
    Assista agora

    No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), um ingresso para a nova montagem da peça "Um bonde chamado desejo", estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após o espetáculo, ao tentar pegar um autógrafo de Huma, Esteban é atropelado e morre. Manuela resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho, ela encontra a travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, o longa está disponível no Prime Video e no MUBI.

    Volver (2006)

    Volver
    Volver
    Data de lançamento 10 de outubro de 2006 | 2h 01min
    Criador(es): Pedro Almodóvar
    Com Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas
    Usuários
    4,0
    Assistir em streaming

    Em Volver, Cruz faz sua primeira protagonista em um filme de Almodóvar. A artista recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação na obra. Ela interpreta Raimunda (Penélope Cruz), uma jovem mãe que tem um marido desempregado e uma filha adolescente. Como a família enfrenta problemas financeiros, Raimunda acumula vários empregos. Sole (Lola Dueñas), sua irmã mais velha, possui um salão de beleza ilegal e vive sozinha desde que o marido a abandonou para fugir com uma de suas clientes.

    Um dia, Sole liga para Raimunda para lhe contar que Paula (Yohana Cobo), tia delas, havia falecido. Raimunda adorava a tia, mas não pode comparecer ao enterro pois pouco antes do telefonema da irmã encontrou o marido morto na cozinha, com uma faca enterrada no peito. A filha de Raimunda confessa que matou o pai, que estava bêbado e queria abusar dela sexualmente. A partir de então, Raimunda busca meios de salvar a filha, enquanto Sole viaja sozinha até uma aldeia para o funeral da tia. O filme está disponível na Netflix, no MUBI e no Telecine/Globoplay.

    Abraços Partidos (2009)

    Abraços Partidos
    Abraços Partidos
    2h 09min
    Criador(es): Pedro Almodóvar
    Com Penélope Cruz, Lluis Homar, Blanca Portillo
    Usuários
    3,6

    Metalinguístico, o filme apresenta a atriz como a provocante Magdalena. Na trama, o cineasta Mateo Blanco (Lluís Homar) sofre um trágico acidente de carro, no qual perde a visão. Neste mesmo acidente, a pessoa que o acompanhava morreu. A partir de então ele abandona sua posição de cineasta e preserva apenas o lado de escritor, assumindo o pseudônimo de Harry Caine. Um dia, Diego (Tamar Novas), filho de sua antiga e fiel diretora de produção Judit Garcia (Blanca Portillo), é enviado ao hospital por ter ingerido drogas acidentalmente. Assim que sabe do ocorrido, Harry vai em seu socorro. Quando o jovem o indaga sobre seus dias de cineasta, o amargurado homem revela se lembrar de detalhes marcantes de sua vida e do acidente. A produção não está disponível no streaming.

    Os Amantes Passageiros (2013)

    Os Amantes Passageiros
    Os Amantes Passageiros
    Data de lançamento 28 de junho de 2013 | 1h 31min
    Criador(es): Pedro Almodóvar
    Com Antonio Banderas, Penélope Cruz, Antonio de la Torre
    Imprensa
    2,8
    Usuários
    2,6
    Adorocinema
    3,5

    Um avião da companhia aérea Península enfrenta problemas durante um voo para o México, já que um dos trens de pouso não está mais funcionando. Com isso o comandante da aeronave (Antonio de la Torre) é obrigado a voar em círculos, à espera de algum aeroporto que tenha condições para que possam fazer um pouso de emergência em solo espanhol. Durante este período todos os passageiros e as aeromoças da classe econômica são dopados, para evitar que haja pânico generalizado. Os únicos acordados são os comissários de bordo e os passageiros da classe executiva, que, percebendo que correm sério risco de morrerem, decidem abrir o jogo sobre segredos de suas vidas pessoais.

    A atriz, ao lado de Antonio Banderas, faz apenas uma participação especial no pitoresco longa-metragem, como Jessica. Funcionários da Península, os dois têm relação com o plot inicial da trama.

    Dor e Glória (2019)

    Dor e Glória
    Dor e Glória
    Data de lançamento 13 de junho de 2019 | 1h 54min
    Criador(es): Pedro Almodóvar
    Com Antonio Banderas, Asier Etxeandia, Leonardo Sbaraglia
    Imprensa
    4,2
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,5

    Em Dor e Glória, Salvador Mallo (Antonio Banderas) é um melancólico cineasta em declínio que se vê obrigado a pensar sobre as escolhas que fez na vida quando seu passado retorna. Entre lembranças e reencontros, ele reflete sobre sua infância na década de 1960, seu processo de imigração para a Espanha, seu primeiro amor maduro e sua relação com a escrita e com o cinema. Penélope Cruz faz a mãe do protagonista, Jacinta Mallo, em cenas emblemáticas e densas que apresentam a história de Salvador. O filme indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator está disponível para compra ou aluguel digital.

    Mãe Paralelas (2021)

    Mães Paralelas
    Mães Paralelas
    Data de lançamento 3 de fevereiro de 2021 | 2h 03min
    Criador(es): Pedro Almodóvar
    Com Penélope Cruz, Milena Smit, Israel Elejalde
    Usuários
    4,0
    Assistir em streaming

    Em Mães Paralelas, duas mulheres, Janis (Penélope Cruz) e Ana (Milena Smit), dão à luz no mesmo dia e no mesmo hospital. Janis, não se arrepende e já se sente preparada e eufórica para ser mãe. Ana, adolescente, engravidou por acidente e sente medo do que está por vir, além de estar assustada, arrependida e traumatizada. As duas enfrentam essa jornada como mães solos, e enquanto esperam pela chegada de seus bebês, elas passeiam pelos corredores do hospital, trocando confissões e desabafos. Ao dividir não só o mesmo quarto de hospital, como também esse momento tão transformador e intenso de suas vidas, elas constroem um vínculo muito profundo e esse encontro por acaso, pode mudar a vida de ambas para sempre, como um forte laço unido pela maternidade.

    Penélope Cruz levou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza. Ela disputa o Oscar de Melhor Atriz na edição deste ano, que acontece em 27 de março.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top