Minha conta
    No Dia da Mulher, exaltamos as 6 melhores diretoras da atualidade

    Para você ficar de olho em nomes como Chloé Zhao, vencedora do Globo de Ouro por Nomadland, e Olivia Wilde, que lançará um filme com Florence Pugh e Harry Styles em breve.

    De Alice Guy BlachéAgnès Varda como alguns dos exemplos mais clássicos, sempre foi muito claro que o cinema contou desde o princípio com o talento de grandes diretoras. Seus trabalhos ecoam desde os primórdios da Sétima Arte -- do cinema mudo à ficção --, mas alguns só passaram a serem reconhecidos muitos anos depois.

    Diretoras batem recorde com as maiores bilheterias do cinema em 2020

    Com o passar do tempo, mais cineastas mulheres começaram a se destacar nas telonas e também em premiações. Mas o caminho ainda é longo, pois em quase 93 anos de Oscar, por exemplo, apenas 5 mulheres foram indicadas à categoria de Melhor Direção. Isso sem falar no Globo de Ouro (outra premiação famosa), que soma apenas 8 mulheres indicadas na mesma categoria em 78 anos.

    O lado bom destes números é que a discussão sobre inclusão em grandes premiações e festivais está se tornando cada vez mais forte. E, ao lado disso, também podemos observar a presença de mais e mais diretoras (algumas até conhecidas por serem atrizes também) se destacando no entretenimento. Conheça algumas delas abaixo para já ficar de olho em seus próximos trabalhos!

    Emerald Fennell

    Bela Vingança está ganhando cada vez mais atenção da crítica e público por conta das vitórias nas últimas premiações e o trabalho da diretora do filme: Emerald Fennell. Recebendo bastante destaque, este é o primeiro longa-metragem de Fennell, que dirigiu Carrey Mulligan no drama empoderado. Além de cineasta, Fennell é atriz e pode ser vista na série The Crown, da Netflix, interpretando Camilla Parker.

    Ava DuVernay

    Um dos rostinhos mais prestigiados da indústria nos últimos anos, a cineasta alavancou sua carreira ao receber em Sundance o prêmio de direção pelo seu segundo longa, Middle of Nowhere (2012). Com Selma, em 2014, DuVernay foi indicada ao Globo de Ouro. Pelo elogiado documentário A 13ª Emenda, chegou a ser indicada ao Oscar na categoria. E, pelo seu trabalho mais conhecido, Olhos que Condenam, a minissérie concorreu a três prêmios no Emmy Awards em 2019.

    Olivia Wilde

    Além de atriz talentosa (quem não se lembra de Thirteen em House?), Olivia Wilde começou a carreira de cineasta dirigindo videoclipes como Dark Necessities, da banda Red Hot Chilli Peppers. Seu auge da fama nesta função veio com o elogiado Fora de Série, uma comédia teen. Caso você já esteja querendo conferir mais uma produção assinada por Wilde, em breve seu novo filme, Don't Worry Darling deve ser lançado. O longa conta com Florence PughHarry Styles e Chris Pine!

    20 grandes filmes nacionais dirigidos por mulheres

    Chloe Zhao

    Zhao fez história no Globo de Ouro 2021 ao vencer na categoria de Direção pelo aclamado filme Nomadland. Ela foi a quinta mulher a receber a estatueta e já está com boas chances de receber o Oscar 2021 também. Além de contar com este aguardado lançamento, que conta com Frances McDormand como protagonista, a diretora também assina a direção de Os Eternos, da Marvel. É poder que fala?

    Amy Poehler

    A atriz que estrelou comédias como Meninas Malvadas e a série Parks & Recreation também é diretora de cinema! Ela comandou dois filmes para a Netflix: Wine Country, em 2019, e Moxie, que chegou ao catálogo do streaming este ano. Moxie fala sobre o despertar do feminismo em uma jovem garota que quer mais justiça e igualdade para as mulheres, a começar no colégio onde estuda. Leia a nossa crítica.

    Regina King

    Se você ficou impressionado(a) com a atuação de King na minissérie Watchmen, saiba que a artista também é uma ótima diretora. Ela começou a dirigir episódios de séries em 2013, passando por Scandal e This is Us. E, agora, em 2021, é uma diretora cotada ao Oscar por seu trabalho atrás das câmeras em One Night in Miami. A intensa discussão sobre racismo, luta por direitos iguais, o papel de cada um deles enquanto homens negros e até mesmo a imagem controversa de Malcolm X permeiam a narrativa.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top