Minha conta
    Nomadland: Conheça o filme de Chloé Zhao que ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2021

    O longa-metragem de Chloé Zhao foi o grande vencedor do Oscar 2021, com três prêmios das seis categorias que concorria.

    Nomadland foi o queridinho na temporada de premiações de 2021 e confirmou seu favoritismo na premiação mais importante do cinema, onde garantiu o Oscar de Melhor Filme. Indicado a seis categorias, a produção ainda levou para casa o troféu de Melhor Atriz por Frances McDormand e Melhor Diretora por Chloé Zhaoque se tornou a segunda mulher, sendo a primeira não-branca, a vencer na categoria de direção.

    Oscar 2021: Como funcionam as principais categorias da premiação mais importante do cinema?

    O longa, baseado no livro homônimo de Jessica Bruder, é um relato abrangente de nômades contemporâneos do pós-recessão, como a fictícia Fern, papel de Frances McDormand. A narrativa acompanha a personagem enquanto ela conduz a vida na estrada, trabalhando em vários empregos, encontrando e fazendo amizade com outros nômades e se ajustando ao seu "novo normal".

    Desde o seu lançamento oficial, o longa já vem fazendo história e é o primeiro a ganhar os principais prêmios nos festivais de Toronto e Veneza, importantes e renomados eventos do cinema. Pensando nisso, o AdoroCinema separou tudo o que você precisa saber sobre Nomadland a seguir.

    A história de Nomadland

    O filme acompanha Fern, que aos 61 anos decide cair na estrada após um colapso econômico em Nevada, nos Estados Unidos. A ideia é explorar uma vida longe dos padrões norte-americanos como uma nômade nos tempos modernos. Para isso, Nomadland conta com nômades da vida real Linda May, Swankie e Bob Wells.

    Apesar de não ser uma história real, o filme é inspirado em fatos reais. Enquanto pesquisava o livro, Bruder passou anos seguindo nômades. A autora passou meses morando em uma van de segunda mão, que ela batizou de “Halen”, em um esforço para entender melhor seus assuntos.

    Ao adaptar o livro para a tela, Zhao disse a Deadline que os elementos da vida real ajudaram a moldar o personagem de Fern. “Tudo acontece simultaneamente, porque assim que conhecemos alguém como Swankie, percebemos que ela tem que estar no filme, e isso informa a jornada que Fern vai fazer”, disse Zhao.

    Oscar 2021: Confira os melhores memes e gifs da premiação

    O elenco de Nomadland

    Conhecida por seus trabalhos em filmes como Mississipi em ChamasFargo e Três Anúncios para um Crime, Frances McDormand vive a protagonista, Fern. Além dela, David Strathairn, da série The Expanse, também compõe o elenco.

    Como nos filmes anteriores de Zhao, Songs My Brothers Taught Me e Domando o Destino, a diretora escalou atores não profissionais, neste caso nômades da vida real, Linda May, Swankie e Bob Wells para interpretar versões de si mesmos.

    Esses atores não profissionais e suas histórias guiaram o roteiro do filme. Com um elenco e equipe de menos de 30 pessoas, os membros da produção se incorporaram à comunidade e viveram em vans durante os meses de filmagem. McDormand disse ao Deadline que todos trabalharam juntos para aprender sobre o estilo de vida e fazer o filme juntos: “Pudemos nos mover muito rapidamente e improvisando quando necessário e viver na comunidade dos moradores das vans de uma forma que não fosse perturbadora, mas coesa".

    Quem é Chloé Zhao?

    Chloé Zhao é responsável pela direção e roteiro de Nomadland e levou o prêmio de Melhor Diretora no Oscar 2021, a segunda mulher na história da categoria a vencer no Oscar. 

    A cineasta chinesa de 38 anos fez sua estreia em longa-metragem com Songs My Brothers Taught Me no Festival de Cinema de Sundance em 2015. Na época, o filme lhe rendeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme de Estreia. Seu segundo longa-metragem, Domando o Destino, estreou no Festival de Cinema de Cannes 2017 e ganhou o Prêmio de Arte do Cinema. Zhao também foi indicada como Melhor Diretora e Melhor Longa-Metragem no 33º Independent Spirit Awards.

    Fora isso, a diretora está prestes a estrear no Universo Cinematográfico da Marvel. Chloé Zhao dirigiu Eternos, novo longa da Fase 4 do estúdio que tem lançamento previsto para novembro deste ano, um dos quatro filmes da Marvel programados para 2021.

    Anthony Hopkins, Daniel Kaluuya e outros atores da Marvel que ganharam Oscar

    Onde Nomadland foi filmado?

    Com uma fotografia exuberante, Nomadland foi filmado em cinco estados dos Estados Unidos, sendo eles Dakota do Sul, Nebraska, Arizona, Nevada e Califórnia. O filme oferece uma prévia das estradas da América do Norte, imagens de pô do sol, picos nevados e montanhas.

    Em nota ao Indiewire, a cineasta Zhao disse que ao se apaixonar pelo oeste norte-americano, era impossível não ficar fascinado com os caminhos que levam a tantas aventuras além do horizonte. Ela acrescentou que tem muita sorte de poder pegar a estrada com uma equipe talentosa e colaborar com um elenco de atores profissionais e não profissionais que são profundamente generosos e inspiradores.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top