Minha conta
    Globo de Ouro 2021: Chloé Zhao vence o prêmio de Melhor Direção por Nomadland

    Em 78 anos, diretora é a segunda mulher a receber o prêmio nesta categoria.

    A cineasta Chloe Zhao fez história nesta 78ª edição do Globo de Ouro ao receber o prêmio de Melhor Direção pelo filme Nomadland.

    A obra é protagonizada por Frances McDormand, e conta a história de Fern, uma mulher de 60 anos que, após o colapso econômico de uma cidade na zona rural de Nevada, entra em sua van e parte para a estrada, vivendo uma vida fora da sociedade convencional.

    Nomadland é o primeiro filme a ganhar os principais prêmios nos festivais de Toronto e Veneza

    Zhao agora está ao lado de Barbra Streisand na mais do que enxuta lista de diretoras vencedoras do Globo de Ouro. Streisand, que também é atriz e cantora, foi a primeira mulher a vencer a cobiçada categoria de Direção. Isso aconteceu apenas em 1984, 40 anos após a primeira edição da premiação. Streisand ainda foi indicada mais uma vez por seu trabalho em O Príncipe das Marés.

    Mas, ao longo dos anos, apenas 5 mulheres foram indicadas à Melhor Direção. Além de Streisand, integram a lista Jane Campion (O Piano), Sofia Coppola (Encontros e Desencontros), Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror e A Hora Mais Escura) e Ava DuVernay (Selma: Uma Luta Pela Igualdade).

    Desde 2015 os votantes não incluíam uma mulher na categoria. Porém, em 2021 foram adicionadas 3 mulheres na lista de indicadas. Juntamente com Chloe Zhao, Emerald Fennell (Bela Vingança) e Regina King (Uma Noite em Miami) foram reconhecidas por seus trabalhos atrás das câmeras. Agora, o número de diretoras indicadas ao Globo de Ouro passou para 8.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top