Minha conta
    A Escavação: O que é real e o que é ficção no filme da Netflix?

    Romance do personagem de Lily James aconteceu? Basil Brown foi enterrado vivo?

    Um dos mais recentes sucessos da Netflix é A Escavação, filme estrelado por Ralph Fiennes (Harry PotterO Jardineiro Fiel), Carey Mulligan (As Sufragistas) e Lily James (Cinderela). O emocionante roteiro é inspirado em uma história real e retrata a verdadeira escavação de Sutton Hoo, que até hoje é considerada a descoberta arqueológica mais significativa da Inglaterra no século XX.

    Mas o quanto do que é mostrado no filme realmente aconteceu? O AdoroCinema separou as semelhanças e diferenças históricas de The Dig (no original). Confira abaixo!

    A Escavação

    Sobre o que é novo filme da Netflix?

    Em A Escavação, o arqueólogo Basil Brown (Ralph Fiennes) é contratado por Edith Pretty (Carey Mulligan), que é viúva, para escavar formações misteriosas em suas terras, em Sutton Hoo. Às vésperas da Segunda Guerra Mundial começar no Reino Unido, ele descobre uma grande quantia de ouro em uma câmara mortuária de um navio enterrado. Logo, outros arqueólogos e burocratas querem levar o crédito pela descoberta.

    Apesar de ser inspirada em fatos, a trama de A Escavação foi adaptada do livro ficcional de John Preston, cuja tia Margaret Piggott esteve envolvida no evento do descobrimento. De fato, maioria dos personagens apresentados no drama é baseada em figuras da vida real. No entanto, há uma série de mudanças feitas para fins dramáticos no longa-metragem e no livro de Preston.

    Bridgerton: O que é real e o que é ficção na série da Netflix?

    Carey Mulligan é bem mais nova que Edith Pretty

    Netflix

    Carey Mulligan tem 35 anos e foi envelhecida com maquiagem para interpretar Edith Pretty no filme. No entanto, a diferença de idade entre a atriz e o personagem na época é gritante. Edith era cerca de 20 anos mais velha na época da escavação. Tanto que, originalmente, o papel iria para Nicole Kidman, que teve conflitos de agenda, e tem 53 anos.

    A verdadeira Edith Pretty era cinco anos mais velha do que Basil Brown, enquanto no filme o personagem de Ralph Fiennes é apresentado como o mais velho dos dois. O ator tem 58 anos de idade. 

    O filme da Netflix manteve alguns aspectos da Edith real: ela era viúva, possuia um filho pequeno e tinha um interesse passageiro por arqueologia.

    Romance de Lily James existiu?

    Netflix

    Uma das maiores mudanças no filme diz respeito ao romance entre Peggy Preston (Lily James) e Rory Lomax (Johnny Flynn). Isso não aconteceu na realidade. Rory Lomax é um personagem inteiramente fictício (o único que foi inventado e está no filme).

    Peggy Preston era casada com Stuart Piggott, como é o caso no filme, e eles acabaram se divorciando — embora não antes de 1954, cerca de 15 anos depois dos eventos do longa-metragem. Também não é verdade que eles eram recém-casados na época da escavação — seu matrimônio tinha sido três anos antes, em 1936, logo, eles não chegaram direto de sua lua de mel, como o filme sugere.

    Lançamentos da Netflix em filmes para fevereiro de 2021

    Quanto tempo Basil Brown trabalhou na escavação?

    Netflix

    Como é retratado no filme, Basil Brown era um arqueólogo amador cujo trabalho em Sutton Hoo havia sido esquecido por muito tempo após a descoberta. Embora a importância do personagem de Fiennes para a escavação fique evidente no filme, a escala de tempo real é alterada para fins dramáticos.

    No filme, toda a escavação ocorre em uma temporada em 1939. Porém, na verdade demorou muito mais, começando em junho de 1938. Brown trabalhou no local de junho a agosto de 1938 antes de retornar em maio de 1939. Algumas das descobertas originais chegaram a ficar em exibição no Museu Ipswich, até que o Museu Britânico foi informado, e somente depois Charles Phillips e sua equipe chegaram.

    Brown tinha rixa com chefe do Museu Britânico?

    Como no longa-metragem, Brown continuou a escavar o navio antes do personagem de Ken Stott (O Hobbit) chegar — apesar de ter sido instruído a parar — mas o registro histórico mostra que os dois eram respeitosos um com o outro. Parte da tensão entre eles vista no filme provavelmente foi adicionada como um efeito dramático.

    Personagem de Ralph Fiennes foi enterrado vivo — isso aconteceu?

    Uma das cenas mais dramáticas de A Escavação é quando Basil Brown é enterrado vivo quando um dos montes desaba em cima dele. Não há registro histórico que sugira que isso de fato aconteceu. No entanto, a cena bastante cinematográfica existe no livro de John Preston, no qual o filme é baseado.

    A Escavação já está disponível no catálogo da Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top