Minha conta
    Soul: A importância de dubladores negros na animação da Pixar

    Recentemente, a versão portuguesa da animação causou polêmica ao escalar dubladores brancos para interpretar personagens negros.

    A percepção do público em relação a certos tabus da indústria costuma andar a passos lentos. Há apenas alguns anos, por exemplo, animações eram consideradas conteúdos direcionados exclusivamente para crianças. Dentro deste mesmo âmbito, a Pixar, um dos mais famosos estúdios de animação do planeta, demorou 34 anos para lançar algo como Soul, seu primeiro filme protagonizado por um personagem negro.

    Mas ainda há muito pela frente. 

    Soul: Diretores revelam os finais alternativos do filme da Pixar

    O trabalho de dublagem, por exemplo, ainda é completamente subestimado por muitos dos espectadores brasileiros — que, em muitos dos casos, não sabem que vivem em um dos países mais consolidados em relação à qualidade de dublagem no mundo —, o que torna a questão a ser debatida nesta matéria ainda mais complicada. 

    Recentemente, os espectadores de Portugal iniciaram um forte processo de questionamento em relação aos dubladores de Soul no país que, ao contrário de seus personagens, são pessoas brancas. A polêmica não só foi importante para atentar outras pessoas sobre como a representatividade vai muito mais além do que simplesmente inserir pessoas de outras etnias nos enredos ficcionais, mas também na realidade da indústria em si. 

    Paralelamente, enquanto vários outros endossaram o questionamento, também houve quem acusasse a situação de ser uma "problematização sem sentido", já que o trabalho dos dubladores não é necessariamente personificar valor identitário ou encarnar em um personagem que seja similar a ele em algum sentido. 

    Antes a questão fosse tão simples. 

    Arroba Nerd

    Há uma razão mais relevante para se escolher um homem negro no momento de dublar outro homem negro. Em uma indústria que perpetua o racismo há décadas, que teve no Oscar mais de 3.200 estatuetas entregues até hoje, sendo apenas cerca de 50 delas para negros, torna-se evidente que não basta ter representatividade nas telas: mas também por trás delas. 

    O dublador é alguém que faz a magia acontecer tanto quanto diretores de fotografia, roteiristas, produtores, e mais diversas outras classes de trabalhadores que precisam se sentir inseridos e representados tanto quanto os atores principais do elenco (neste caso, por se tratar de uma animação, os dubladores já são os atores principais, o que redobra esta importância). 

    Bridgerton: O que representa a escalação de atores negros na série da Netflix?

    Em Portugal, o problema veio à tona porque em um elenco que contava com mais de 20 dubladores, apenas um deles era negro, enquanto no filme a escala é praticamente o contrário. O fato de ser um problema isolado reforça um lado bom na grande indústria: as pessoas estão começando a se manifestar e, consequentemente, as empresas promovem a maior necessidade de inclusão. 

    Em resposta à polêmica, a própria Disney se manifestou: "Nos esforçamos para sermos inclusivos em nossos castings, mas reconhecemos que ainda há trabalho a fazer e estamos totalmente comprometidos em diversificar os talentos também em nossas dublagens, independentemente da geografia onde nós atuamos".

    8 filmes e séries para entender os protestos e o conflito racial nos EUA

    Mas e quanto ao Brasil? Tidos atualmente como um bom exemplo de dublagem neste sentido, os estúdios nacionais também colocaram um elenco majoritariamente negro na recente versão de O Rei Leão, e agora repetiu o movimento em Soul. Enquanto nos Estados Unidos, atores como os premiados Jamie FoxxAngela Basset estrelaram os papéis principais, aqui pudemos contar com a força de Jorge Lucas e Luciana Mello, que realizaram um excelente trabalho.

    Seria justo dizer que outros dubladores, brancos, poderiam realizar um trabalho tão bom quanto eles? Talvez. O que seria injusto dizer é que isso manteria o filme com a mesma mensagem original. Afinal, do que basta a representatividade se ela não sair das telas?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top