Minha conta
    Os 5 melhores filmes de 2020 segundo a redação do AdoroCinema

    Em um ano de muitos adiamentos nos cinemas, a maioria dos grandes lançamentos foram nos streamings, mas nem por isso foi mais fácil eleger os melhores filmes de 2020.

    Por mais diferente e desafiador que tenha sido, o ano de 2020 nos trouxe muitos filmes (especialmente no streaming!) para nos entreter. Agora, como o fim de ano enfim chegou, chegou a hora de o AdoroCinema apresentar seus filmes favoritos de 2020!

    Para a votação, foram considerados apenas longas-metragens que estrearam no Brasil - seja no cinema ou no streaming. Confira abaixo os 5 filmes favoritos da redação. Na página seguinte você confere as listas individuais de cada um (com 15 títulos).

    5º Destacamento Blood

    "Em Destacamento Blood, o cineasta vai ainda mais além na abordagem direcionada ao preconceito racial, inserindo-o dentro da política falha que envolve a guerra - no caso mais certeiro, a Guerra do Vietnã. Spike Lee expõe, de modo provocativo e nada cauteloso, os espinhos de sua nação desde os créditos iniciais. É preciso estômago para aguentar o que virá pela frente, por mais que esta seja uma história fictícia com segmentos reais. O filme mergulha profundamente nas entranhas de um sistema que corrompe homens e ideias, sem que ninguém triunfe de verdade no fim das contas."

    4º Jojo Rabbit

    "Com um elenco afiado que encampa sem medo o absurdo exagerado da narrativa, Jojo Rabbit é um filme bastante divertido que, mais uma vez, reafirma o talento de Taika Waititi como criador e até contestador, no sentido de buscar fórmulas pouco usuais de contar uma história - é dele também o ótimo O Que Fazemos nas Sombras. Um filme para ver, rir muito e também refletir. A comédia, muitas vezes, é um ótimo meio de se questionar o status quo."

    3º O Farol

    "O resultado de O Farol não se contenta com a beleza estonteante das imagens nem com o refinamento da produção. Quando chega a hora de partir para o terror, Eggers oferece cenas chocantes, de uma brutalidade explícita e banalizada – mais uma vez, os animais desempenham um papel importante, como em A Bruxa. O diretor aproxima-se de Lars von Trier na estética da violência, apostando na possibilidade de ao ser mesmo tempo mais gore e mais refinado. Uma sequência de sexualidade envolvendo a figura de uma sereia revela-se particularmente perturbadora, assim como o desfecho, de uma plasticidade magistral."

    2º Retrato de uma Jovem em Chamas

    Na França do século XVIII, Marianne é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.

    1º Hamilton

    "Lin-Manuel Miranda se referiu a Hamilton "como a América de agora contando a história da América de antes" — por isso a inovadora escalação de pessoas de cor para interpretar personagens brancos. É isso que a peça faz de melhor: usar a voz moderna para contar algo que deu origem ao que conhecemos hoje. Explicando como não temos controle sobre a forma que irão contar nossas histórias no futuro, mas nada te impede de fazer a sua parte para mudar o mundo. E ensina tudo isso com uma batida maneira."

    Bônus: Por mais que não tenham ficado no Top 5, vale destacar mais dois filmes que conquistaram a atenção (e o coração) da redação: Mank e Adoráveis Mulheres.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top