Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Mank: Quem são os personagens de Hollywood no filme da Netflix?
    Por Bruno Botelho dos Santos — 9 de dez. de 2020 às 17:43
    facebook Tweet

    Novo filme de David Fincher é baseado em várias figuras da Era de Ouro de Hollywood

    Mank, novo filme de David Fincher (A Rede Social) para a Netflix, revisita a deslumbrante Hollywood na Era de Ouro e os bastidores de produção de Cidadão Kane, acompanhando o roteirista do filme Herman J. Mankiewicz.

    A produção apresenta muitos protagonistas da cena hollywoodiana dos anos 1930. Para entender quem são esses personagens reais e quem os interpreta, separamos detalhes da vida dessas pessoas que estão presentes no filme biográfico.

    Leia a crítica do AdoroCinema para Mank

    Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman)
    Herman J. Mankiewicz e Gary Oldman

    Herman J. Mankiewicz, interpretado por Gary Oldman (Drácula de Bram Stoker), foi um escritor e produtor filho de imigrantes judeus da Alemanha. Ele participou da escrita de vários roteiros para a Era de Ouro de Hollywood entre 1926 e 1952, mas não foi creditado em vários sucessos da indústria como O Mágico de Oz.

    O roteirista ficou famoso por sua colaboração polêmica no roteiro de Cidadão Kane, filme dirigido por Orson Welles (A Marca da Maldade) – história que o filme Mank acompanha. Alcoólatra e autodestrutivo, morreu aos 55 anos em 1953.

    Orson Welles (Tom Burke)
    Orson Welles e Tom Burke

    Orson Welles, interpretado por Tom Burke (The Souvenir), é um dos nomes mais influentes da história do cinema. Ficou conhecido ao narrar no rádio a história de Guerra dos Mundos, de HG Wells, que, segundo a lenda, criou uma onda de pânico entre os ouvintes que acreditavam em um boletim informativo.

    Depois, ele chamou a atenção com o clássico Cidadão Kane, que atuou e dirigiu em 1941, e é considerado um dos filmes mais importantes do século 20. Sempre destacado por sua forte independência, deixou muitos projetos inacabados antes de sua morte em 1985. Um deles é O Outro Lado do Vento, filme perdido do diretor que foi lançado pela Netflix.

    William Randolph Hearst (Charles Dance)
    William Randolph Hearst e Charles Dance

    William Randolph Hearst, interpretado por Charles Dance (Game of Thrones), foi um empresário americano e magnata dos jornais. Comandou o jornal San Francisco Examiner em 1887 graças a seu pai, George Hearst, e comprou outros títulos da imprensa, como The New York Journal, com materiais de alta qualidade e jornalistas talentosos, mesmo que muitas vezes tivessem textos sensacionalistas ou falsos. 

    Na década de 1920, ele construiu o enorme Castelo Hearst, onde morou com sua amante Marion Davies. Antes da Grande Depressão em 1929, que o fez perder o controle e admirar o nazismo, ele tinha pouco menos de cinquenta títulos na imprensa, estações de rádio e empresas de cinema. Sua história foi a inspiração de Herman J. Mankiewicz para criar o personagem de Charles Foster Kane em Cidadão Kane.

    Marion Davies (Amanda Seyfried)
    Marion Davies e Amanda Seyfried

    Marion Davies, interpretada por Amanda Seyfried (Meninas Malvadas) foi uma atriz americana entre os anos 1910 e 1930, amante por trinta anos do magnata da imprensa William Randolph Hearst. O encontro da atriz com Mankiewicz foi fundamental para ele escrever o roteiro do filme de Orson Welles. 

    Muito promovida nos jornais de seu marido, Marion Davies foi a atriz número um de bilheteria nos Estados Unidos durante a década de 1920. Após a Grande Depressão, sua carreira decaiu e a atriz se dedicou à caridade enquanto lutava contra o vício do álcool. Ela morreu com 64 anos em 1961.

    Louis B. Mayer (Arliss Howard)
    Louis B. Mayer e Arliss Howard

    Louis B. Mayer, interpretado por Arliss Howard (Nascido para Matar), foi produtor de cinema americano uniu em 1924 a Goldwyn Pictures Corporation e a Metro Pictures Corporation para fundar a Metro-Goldwyn-Mayer, que até a Segunda Guerra Mundial era um dos estúdios mais rentáveis de Hollywood.

    Considerado um dos grandes magnatas de Hollywood, ele é muito respeitado, mas também temido. Participou do surgimento de grandes estrelas, como Judy Garland e Shirley Temple.

    Joseph L. Mankiewicz (Tom Pelphrey)
    Joseph L. Mankiewicz e Tom Pelphrey

    Joseph L. Mankiewicz, interpretado por Tom Pelphrey (Ozark), era irmão de Herman J. Mankiewicz e diretor de cinema, roteirista e produtor americano. Apesar de uma curta filmografia em comparação ao seu irmão, ele teve alguns sucessos importantes como FúriaJúlio César e Cleópatra

    Ele trabalhou para a MGM, para a Fox e com grandes nomes do cinema, como Marlon Brando. Vencedor de vários Oscars, Joseph L. Mankiewicz faleceu em 1993 e tem sua estrela na Calçada da Fama.

    Irving Thalberg (Ferdinand Kingsley)
    Irving Thalberg e Ferdinand Kingsley

    Irving Thalberg, interpretado por Ferdinand Kingsley (Drácula - A História Nunca Contada) foi filho de imigrantes judeus alemães, que começou sua carreira como produtor na Universal Pictures e foi notado pelo fundador dos estúdios. 

    Sua carreira mudou quando ele se juntou a Louis B. Mayer e Metro-Goldwyn-Mayer. Seu sucesso e seu poder fizeram com que ele desenvolvesse a personalidade de estrelas de cinema como Greta Garbo e sua esposa Norma Shearer. Mas, com saúde frágil, foi substituído no cargo e morreu de pneumonia aos 37 anos em 1936.

    Mank está disponível na Netflix e é um dos filmes imperdíveis para conhecer Hollywood

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top