Minha conta
    Tela Quente de hoje (14/09) é Rainha de Katwe: conheça a história real do filme e outras curiosidades

    Nikita Waligwa, que interpreta Gloria na produção, faleceu tragicamente aos 15 anos de idade.

    O filme de hoje na Tela Quente é Rainha de Katwe, protagonizado por Lupita Nyong’o (Nós). Mira Nair — a diretora da obra — é responsável por produções aclamadas, como Um Casamento à Indiana. A obra é baseada em fatos reais, e acompanha a trajetória de Phiona Mutesi, uma xadrezista ugandesa que mudou para sempre o mundo dos jogos.

    Infelizmente, o longa ganhou maior destaque quando a atriz Nikita Waligwa faleceu aos 15 anos de idade, devido a um tumor cerebral. Na trama, ela interpretava Gloria, uma das melhores amigas de Phiona.

    Contudo, a tragédia não diminuiu a beleza da narrativa, que é inspiradora, e representativa. Confira a seguir, a história real de Rainha de Katwe, e outras curiosidades sobre o filme que será exibido às 22h55 na Globo:

    A história de Phiona Mutesi

    O filme conta a história verdadeira de Phiona Mutesi, que nasceu em Katwe, capital da Uganda. A menina superou obstáculos como a pobreza e o racismo, e se tornou a primeira mulher de seu país a receber o título de Mestre por seu desempenho nas Olimpíadas de Xadrez.

    A infância de Phiona não foi fácil, já que o seu pai morreu de AIDS quando ela tinha apenas três anos de idade. Pouco tempo depois, a irmã faleceu por causas desconhecidas. Grande parte disso foi consequência das condições sociais precárias de Uganda. Infelizmente, a virada na vida da xadrezista ainda é rara dentro das comunidades de Uganda.

    De biografias a histórias macabras: Documentários disponíveis na HBO GO

    Morte trágica de Nikita Waligwa

    Nikita Waligwa — que interpretou Gloria, a melhor amiga de Phiona — faleceu aos 15 anos, por conta de um câncer cerebral. Antes de sua morte, a diretora Mira Nair arrecadou dinheiro na Índia para ajudar no tratamento da menina. Contudo, os esforços não foram suficientes, e a jovem não resistiu à doença.

    Angus Cloud, Chadwick Boseman e outros atores que morreram muito jovens

    A diretora já estava familiarizada com a xadrezista

    Antes de dirigir Rainha de Katwe, Mira Nair já havia feito um documentário sobre o técnico que treinou Phiona. E com o lançamento do livro sobre a xadrezista em 2012, a cineasta ficou ainda mais inspirada. A Walt Disney acreditou no potencial do longa, e o distribuiu ao redor do mundo. 

    Existe uma cena pós-crédito em Rainha de Katwe

    Ao final do filme, o elenco aparece ao lado das pessoas que inspiraram a história. O momento é bem emocionante, já que vemos parte da família de Phiona.

    Onde assistir ao filme online

    Se você perder a exibição de Rainha de Katwe na Globo, é possível comprar a produção através da iTunes Store (R$ 24,90) ou Google Play (R$ 34,90). O longa não está disponível para streaming ou aluguel. 

    Quão realistas são os filmes baseados em fatos reais? Site analisa alguns longas cena a cena
    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top